Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Nayara Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Izumi, Clarice, Vieira, Kleber José, Dionízio, Letícia de Almeida, Holanda, Juliana Bento de Lima, Godoi, Vinicius Moreno, Barbieri, Marisa Ramos, Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12488
Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de extensão do projeto “Saúde do Adolescente: educação sexual, contracepção e infecções sexualmente transmissíveis”. Este relato apresenta a trajetória metodológica e experiências acadêmicas de atividades educativas desenvolvidas no programa educacional “Pequeno Cientista”, coordenado pela Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, no período de 2017 a 2019. O projeto contou com a participação de 23 alunos da rede básica de ensino, orientados por pós-graduandos e docentes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. As atividades foram desenvolvidas semestralmente em pequenos grupos, com a realização de um encontro semanal de uma hora de duração, consumando o total de 12 encontros. Foram empregados como recursos: aulas expositivas argumentativas e práticas, dinâmica de grupo, jogos didáticos, infográficos e vídeos. Os adolescentes participaram ativamente das atividades propostas e realizaram a simulação de vivências através de teatro, elaboraram histórias em quadrinhos e redações. A aproximação da temática com a realidade dos estudantes, por meio de estratégias pedagógicas alternativas propiciou a apropriação de conhecimentos, assimilação de conceitos e a reflexão crítica a respeito da importância da educação sexual na adolescência, favorecendo a adoção de práticas de comportamento preventivo. O desenvolvimento das atividades educacionais contribuiu significativamente para o processo de formação dos adolescentes e difusão de conhecimentos, além de contribuir com a formação e aproximação com a comunidade, e aprimoramento didático do pós-graduando para o exercício da docência e desenvolvimento de atividades de extensão. Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Prevenção Primária, Relações Comunidade-Instituição, Ensino   Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program Abstract: This study aims to report the extension program's experience: "Adolescent Health: sexuality education, contraception, and sexually transmitted infection." The paper presents a methodological direction and academic experiences of educational activities developed on the "Small Scientist" education program. The House of Science (Casa da Ciência) at Hemocentro Foundation of Ribeirão Preto conducted the activities from 2017 to 2019. The total number of participants was 23 students from elementary and high school. They were carried out by graduate students and professors of Ribeirão Preto School of Nursing – University of São Paulo (EERP/USP). The activities were developed biannually in small groups and one-hour weekly meetings – counting 12 days. The students could learn from argumentative and practical expositive lessons, group dynamics, educational games, and videos throughout the extension program. The adolescents joyfully participated in the proposed activities, played performances, and wrote comics and essays. The approach of the theme with the students' reality provided: the appropriation of knowledge, assimilation of concepts, and critical reflection on the relevance of sex education. Therefore, the program encouraged the adoption of preventive behavior practices by adolescents through alternative pedagogical strategies. As a result, the development of educational activities has contributed significantly to the instruction process for adolescents and the dissemination of knowledge on it. Moreover, it contributes to the training, can reach the non-academic community, and helps the didactic material improvement of the graduate student for the practice of teaching and development of extension program. Keywords: Adolescent Pregnancy; Primary Prevention; community-institutional relations; Education
id UFFS-1_8e451c2c947b7746387f4ea7724246db
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12488
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" programEducação sexual na adolescência: Relato de experiência de três anos no Programa Educacional Pequeno CientistaO objetivo deste trabalho é descrever a experiência de extensão do projeto “Saúde do Adolescente: educação sexual, contracepção e infecções sexualmente transmissíveis”. Este relato apresenta a trajetória metodológica e experiências acadêmicas de atividades educativas desenvolvidas no programa educacional “Pequeno Cientista”, coordenado pela Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, no período de 2017 a 2019. O projeto contou com a participação de 23 alunos da rede básica de ensino, orientados por pós-graduandos e docentes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. As atividades foram desenvolvidas semestralmente em pequenos grupos, com a realização de um encontro semanal de uma hora de duração, consumando o total de 12 encontros. Foram empregados como recursos: aulas expositivas argumentativas e práticas, dinâmica de grupo, jogos didáticos, infográficos e vídeos. Os adolescentes participaram ativamente das atividades propostas e realizaram a simulação de vivências através de teatro, elaboraram histórias em quadrinhos e redações. A aproximação da temática com a realidade dos estudantes, por meio de estratégias pedagógicas alternativas propiciou a apropriação de conhecimentos, assimilação de conceitos e a reflexão crítica a respeito da importância da educação sexual na adolescência, favorecendo a adoção de práticas de comportamento preventivo. O desenvolvimento das atividades educacionais contribuiu significativamente para o processo de formação dos adolescentes e difusão de conhecimentos, além de contribuir com a formação e aproximação com a comunidade, e aprimoramento didático do pós-graduando para o exercício da docência e desenvolvimento de atividades de extensão. Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Prevenção Primária, Relações Comunidade-Instituição, Ensino   Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program Abstract: This study aims to report the extension program's experience: "Adolescent Health: sexuality education, contraception, and sexually transmitted infection." The paper presents a methodological direction and academic experiences of educational activities developed on the "Small Scientist" education program. The House of Science (Casa da Ciência) at Hemocentro Foundation of Ribeirão Preto conducted the activities from 2017 to 2019. The total number of participants was 23 students from elementary and high school. They were carried out by graduate students and professors of Ribeirão Preto School of Nursing – University of São Paulo (EERP/USP). The activities were developed biannually in small groups and one-hour weekly meetings – counting 12 days. The students could learn from argumentative and practical expositive lessons, group dynamics, educational games, and videos throughout the extension program. The adolescents joyfully participated in the proposed activities, played performances, and wrote comics and essays. The approach of the theme with the students' reality provided: the appropriation of knowledge, assimilation of concepts, and critical reflection on the relevance of sex education. Therefore, the program encouraged the adoption of preventive behavior practices by adolescents through alternative pedagogical strategies. As a result, the development of educational activities has contributed significantly to the instruction process for adolescents and the dissemination of knowledge on it. Moreover, it contributes to the training, can reach the non-academic community, and helps the didactic material improvement of the graduate student for the practice of teaching and development of extension program. Keywords: Adolescent Pregnancy; Primary Prevention; community-institutional relations; EducationUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1248810.36661/2358-0399.2022v13n3.12488Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 3 (2022); 277-290Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 3 (2022); 277-290Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 3 (2022); 277-2902358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12488/8621Copyright (c) 2022 Nayara Gonçalves Barbosa, Clarice Izumi, Kleber José Vieira, Letícia de Almeida Dionízio, Juliana Bento de Lima Holanda, Vinicius Moreno Godoi, Marisa Ramos Barbieri, Flávia Azevedo Gomes-Sponholzhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarbosa, Nayara GonçalvesIzumi, ClariceVieira, Kleber JoséDionízio, Letícia de AlmeidaHolanda, Juliana Bento de LimaGodoi, Vinicius MorenoBarbieri, Marisa RamosGomes-Sponholz, Flávia Azevedo2023-04-24T20:27:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12488Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2023-04-24T20:27:14Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program
Educação sexual na adolescência: Relato de experiência de três anos no Programa Educacional Pequeno Cientista
title Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program
spellingShingle Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program
Barbosa, Nayara Gonçalves
title_short Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program
title_full Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program
title_fullStr Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program
title_full_unstemmed Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program
title_sort Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program
author Barbosa, Nayara Gonçalves
author_facet Barbosa, Nayara Gonçalves
Izumi, Clarice
Vieira, Kleber José
Dionízio, Letícia de Almeida
Holanda, Juliana Bento de Lima
Godoi, Vinicius Moreno
Barbieri, Marisa Ramos
Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo
author_role author
author2 Izumi, Clarice
Vieira, Kleber José
Dionízio, Letícia de Almeida
Holanda, Juliana Bento de Lima
Godoi, Vinicius Moreno
Barbieri, Marisa Ramos
Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Nayara Gonçalves
Izumi, Clarice
Vieira, Kleber José
Dionízio, Letícia de Almeida
Holanda, Juliana Bento de Lima
Godoi, Vinicius Moreno
Barbieri, Marisa Ramos
Gomes-Sponholz, Flávia Azevedo
description O objetivo deste trabalho é descrever a experiência de extensão do projeto “Saúde do Adolescente: educação sexual, contracepção e infecções sexualmente transmissíveis”. Este relato apresenta a trajetória metodológica e experiências acadêmicas de atividades educativas desenvolvidas no programa educacional “Pequeno Cientista”, coordenado pela Casa da Ciência da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto, no período de 2017 a 2019. O projeto contou com a participação de 23 alunos da rede básica de ensino, orientados por pós-graduandos e docentes da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. As atividades foram desenvolvidas semestralmente em pequenos grupos, com a realização de um encontro semanal de uma hora de duração, consumando o total de 12 encontros. Foram empregados como recursos: aulas expositivas argumentativas e práticas, dinâmica de grupo, jogos didáticos, infográficos e vídeos. Os adolescentes participaram ativamente das atividades propostas e realizaram a simulação de vivências através de teatro, elaboraram histórias em quadrinhos e redações. A aproximação da temática com a realidade dos estudantes, por meio de estratégias pedagógicas alternativas propiciou a apropriação de conhecimentos, assimilação de conceitos e a reflexão crítica a respeito da importância da educação sexual na adolescência, favorecendo a adoção de práticas de comportamento preventivo. O desenvolvimento das atividades educacionais contribuiu significativamente para o processo de formação dos adolescentes e difusão de conhecimentos, além de contribuir com a formação e aproximação com a comunidade, e aprimoramento didático do pós-graduando para o exercício da docência e desenvolvimento de atividades de extensão. Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, Prevenção Primária, Relações Comunidade-Instituição, Ensino   Sexuality education for adolescents: a report of three years on "small scientist" program Abstract: This study aims to report the extension program's experience: "Adolescent Health: sexuality education, contraception, and sexually transmitted infection." The paper presents a methodological direction and academic experiences of educational activities developed on the "Small Scientist" education program. The House of Science (Casa da Ciência) at Hemocentro Foundation of Ribeirão Preto conducted the activities from 2017 to 2019. The total number of participants was 23 students from elementary and high school. They were carried out by graduate students and professors of Ribeirão Preto School of Nursing – University of São Paulo (EERP/USP). The activities were developed biannually in small groups and one-hour weekly meetings – counting 12 days. The students could learn from argumentative and practical expositive lessons, group dynamics, educational games, and videos throughout the extension program. The adolescents joyfully participated in the proposed activities, played performances, and wrote comics and essays. The approach of the theme with the students' reality provided: the appropriation of knowledge, assimilation of concepts, and critical reflection on the relevance of sex education. Therefore, the program encouraged the adoption of preventive behavior practices by adolescents through alternative pedagogical strategies. As a result, the development of educational activities has contributed significantly to the instruction process for adolescents and the dissemination of knowledge on it. Moreover, it contributes to the training, can reach the non-academic community, and helps the didactic material improvement of the graduate student for the practice of teaching and development of extension program. Keywords: Adolescent Pregnancy; Primary Prevention; community-institutional relations; Education
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12488
10.36661/2358-0399.2022v13n3.12488
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12488
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2022v13n3.12488
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12488/8621
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 3 (2022); 277-290
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 3 (2022); 277-290
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 3 (2022); 277-290
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280740018356224