EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira Velho de Arruda, Murilo
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gonçalves Junior, Luiz, Fuentes da Costa, Bruna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7747
Resumo: O objetivo desta investigação foi desvelar processos educativos presentes em uma intervenção com educação musical humanizadora no contexto do projeto de extensão social Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL), criado em 1999, junto ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto é desenvolvido com a pedagogia dialógica por equipe interdisciplinar de educadores/as, junto a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, de periferia urbana e empobrecida da cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A metodologia foi desenvolvida com inspiração na fenomenologia, e como procedimentos, utilizamos registro de observações em diários de campo, referente ao período de criação, preparação e apresentação, junto aos participantes do citado projeto de extensão, de uma música para a 9ª edição do “Festival Sons e Movimentos”, que aconteceu no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar. A partir da análise dos diários de campo, quatro categorias foram construídas: A) Organização em coletividade; B) Brincando e aprendendo música; C) Em busca do diálogo; D) Gente é pra brilhar não pra morrer de fome. Com base nestas categorias consideramos que foram desvelados processos educativos de solidariedade, cooperação, autonomia, protagonismo, respeito, disciplina individual e coletiva. Palavras-chave: Processos Educativos. Educação Musical. Pedagogia Dialógica   HUMANIZING MUSIC EDUCATION IN AN OUTREACH PROJECT: UNVEILING EDUCATIONAL PROCESSES Abstract: This paper aimed to unveil educational processes within an intervention with humanizing music education at the outreach social project Experiences in Diversified Leisure Activities, created in 1999, along with Physical Education and Human Motricity Department from Universidade Federal de São Carlos (Federal University of São Carlos, UFSCar). Based on dialogic pedagogy, the project was developed by an interdisciplinary team of educators with children and youth from 7 to 17 years old from impoverished areas of the periphery of São Carlos city, in São Paulo state. The methodology was developed with inspiration in phenomenology, and as methodological procedures, we registered the observations in field diaries, from conception, preparation and presentation of a song with participants of the outreach program at the 9th Sounds and Movement Festival, which took place at Florestan Fernandes Hall of the UFSCar. Through field diaries analysis four categories were built: A) Collective organization; B) Playing and learning music; C) Seeking dialogue; D) People is to shine not to starve. Based on those categories we consider that unveiled educational processes related to solidarity, cooperation, autonomy, protagonism, respect, individual and collective discipline. Keywords: Educational Processes; Music Education; Dialogic Pedagogy   EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS Resumen: El objetivo de esta investigación fue desvelar procesos educativos presentes en una intervención con educación musical humanizadora en el contexto de lo proyecto de extensión social Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio, creado en 1999, junto al Departamento de Educación Física y Motricidad Humana (DEFMH) de la Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). El proyecto es desarrollado con la pedagogía dialógica por equipe interdisciplinar de educadores/as junto a niños y adolescentes de 7 hasta 17 años de periferia urbana y empobrecida de la ciudad de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La metodología fue desarrollada con inspiración en la fenomenología y como procedimientos utilizamos registro de las observaciones en diarios de campo, referente al período de creación, preparación y presentación junto a los participantes de lo citado proyecto de extensión de una música para la 9ª edición del “Festival Sonidos y Movimientos”, que ha acontecido en lo Teatro Florestan Fernandes de la UFSCar. A partir de la analice de los diarios de campo cuatro categorías fueran construidas: A) Organización en colectividad; B) Jugando y aprendiendo música; C) En busca del diálogo; D) Gente es para brillar no para morir de hambre. Desde estas categorías consideramos que fueran desvelando procesos educativos de solidaridad, cooperación, autonomía, protagonismo, respecto, disciplina individual y colectiva. Palabras-clave: Procesos Educativos. Educación Musical. Pedagogía Dialógica
id UFFS-1_ace5b49fbefdac82c88df24db19555b7
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/7747
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOSEDUCAÇÃO MUSICAL HUMANIZADORA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: DESVELANDO PROCESSOS EDUCATIVOSHUMANIZING MUSIC EDUCATION IN AN OUTREACH PROJECT: UNVEILING EDUCATIONAL PROCESSESO objetivo desta investigação foi desvelar processos educativos presentes em uma intervenção com educação musical humanizadora no contexto do projeto de extensão social Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL), criado em 1999, junto ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto é desenvolvido com a pedagogia dialógica por equipe interdisciplinar de educadores/as, junto a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, de periferia urbana e empobrecida da cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A metodologia foi desenvolvida com inspiração na fenomenologia, e como procedimentos, utilizamos registro de observações em diários de campo, referente ao período de criação, preparação e apresentação, junto aos participantes do citado projeto de extensão, de uma música para a 9ª edição do “Festival Sons e Movimentos”, que aconteceu no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar. A partir da análise dos diários de campo, quatro categorias foram construídas: A) Organização em coletividade; B) Brincando e aprendendo música; C) Em busca do diálogo; D) Gente é pra brilhar não pra morrer de fome. Com base nestas categorias consideramos que foram desvelados processos educativos de solidariedade, cooperação, autonomia, protagonismo, respeito, disciplina individual e coletiva. Palavras-chave: Processos Educativos. Educação Musical. Pedagogia Dialógica   HUMANIZING MUSIC EDUCATION IN AN OUTREACH PROJECT: UNVEILING EDUCATIONAL PROCESSES Abstract: This paper aimed to unveil educational processes within an intervention with humanizing music education at the outreach social project Experiences in Diversified Leisure Activities, created in 1999, along with Physical Education and Human Motricity Department from Universidade Federal de São Carlos (Federal University of São Carlos, UFSCar). Based on dialogic pedagogy, the project was developed by an interdisciplinary team of educators with children and youth from 7 to 17 years old from impoverished areas of the periphery of São Carlos city, in São Paulo state. The methodology was developed with inspiration in phenomenology, and as methodological procedures, we registered the observations in field diaries, from conception, preparation and presentation of a song with participants of the outreach program at the 9th Sounds and Movement Festival, which took place at Florestan Fernandes Hall of the UFSCar. Through field diaries analysis four categories were built: A) Collective organization; B) Playing and learning music; C) Seeking dialogue; D) People is to shine not to starve. Based on those categories we consider that unveiled educational processes related to solidarity, cooperation, autonomy, protagonism, respect, individual and collective discipline. Keywords: Educational Processes; Music Education; Dialogic Pedagogy   EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS Resumen: El objetivo de esta investigación fue desvelar procesos educativos presentes en una intervención con educación musical humanizadora en el contexto de lo proyecto de extensión social Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio, creado en 1999, junto al Departamento de Educación Física y Motricidad Humana (DEFMH) de la Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). El proyecto es desarrollado con la pedagogía dialógica por equipe interdisciplinar de educadores/as junto a niños y adolescentes de 7 hasta 17 años de periferia urbana y empobrecida de la ciudad de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La metodología fue desarrollada con inspiración en la fenomenología y como procedimientos utilizamos registro de las observaciones en diarios de campo, referente al período de creación, preparación y presentación junto a los participantes de lo citado proyecto de extensión de una música para la 9ª edición del “Festival Sonidos y Movimientos”, que ha acontecido en lo Teatro Florestan Fernandes de la UFSCar. A partir de la analice de los diarios de campo cuatro categorías fueran construidas: A) Organización en colectividad; B) Jugando y aprendiendo música; C) En busca del diálogo; D) Gente es para brillar no para morir de hambre. Desde estas categorías consideramos que fueran desvelando procesos educativos de solidaridad, cooperación, autonomía, protagonismo, respecto, disciplina individual y colectiva. Palabras-clave: Procesos Educativos. Educación Musical. Pedagogía DialógicaUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2018-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/774710.24317/2358-0399.2018v9i3.7747Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 3 (2018); 165-172Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 3 (2018); 165-172Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 3 (2018); 165-1722358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7747/7070Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIAinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira Velho de Arruda, MuriloGonçalves Junior, LuizFuentes da Costa, Bruna2022-08-18T20:51:51Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7747Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:02.857030Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS
EDUCAÇÃO MUSICAL HUMANIZADORA EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: DESVELANDO PROCESSOS EDUCATIVOS
HUMANIZING MUSIC EDUCATION IN AN OUTREACH PROJECT: UNVEILING EDUCATIONAL PROCESSES
title EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS
spellingShingle EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS
Ferreira Velho de Arruda, Murilo
title_short EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS
title_full EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS
title_fullStr EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS
title_full_unstemmed EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS
title_sort EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS
author Ferreira Velho de Arruda, Murilo
author_facet Ferreira Velho de Arruda, Murilo
Gonçalves Junior, Luiz
Fuentes da Costa, Bruna
author_role author
author2 Gonçalves Junior, Luiz
Fuentes da Costa, Bruna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira Velho de Arruda, Murilo
Gonçalves Junior, Luiz
Fuentes da Costa, Bruna
description O objetivo desta investigação foi desvelar processos educativos presentes em uma intervenção com educação musical humanizadora no contexto do projeto de extensão social Vivências em Atividades Diversificadas de Lazer (VADL), criado em 1999, junto ao Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O projeto é desenvolvido com a pedagogia dialógica por equipe interdisciplinar de educadores/as, junto a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, de periferia urbana e empobrecida da cidade de São Carlos, interior do estado de São Paulo. A metodologia foi desenvolvida com inspiração na fenomenologia, e como procedimentos, utilizamos registro de observações em diários de campo, referente ao período de criação, preparação e apresentação, junto aos participantes do citado projeto de extensão, de uma música para a 9ª edição do “Festival Sons e Movimentos”, que aconteceu no Teatro Florestan Fernandes da UFSCar. A partir da análise dos diários de campo, quatro categorias foram construídas: A) Organização em coletividade; B) Brincando e aprendendo música; C) Em busca do diálogo; D) Gente é pra brilhar não pra morrer de fome. Com base nestas categorias consideramos que foram desvelados processos educativos de solidariedade, cooperação, autonomia, protagonismo, respeito, disciplina individual e coletiva. Palavras-chave: Processos Educativos. Educação Musical. Pedagogia Dialógica   HUMANIZING MUSIC EDUCATION IN AN OUTREACH PROJECT: UNVEILING EDUCATIONAL PROCESSES Abstract: This paper aimed to unveil educational processes within an intervention with humanizing music education at the outreach social project Experiences in Diversified Leisure Activities, created in 1999, along with Physical Education and Human Motricity Department from Universidade Federal de São Carlos (Federal University of São Carlos, UFSCar). Based on dialogic pedagogy, the project was developed by an interdisciplinary team of educators with children and youth from 7 to 17 years old from impoverished areas of the periphery of São Carlos city, in São Paulo state. The methodology was developed with inspiration in phenomenology, and as methodological procedures, we registered the observations in field diaries, from conception, preparation and presentation of a song with participants of the outreach program at the 9th Sounds and Movement Festival, which took place at Florestan Fernandes Hall of the UFSCar. Through field diaries analysis four categories were built: A) Collective organization; B) Playing and learning music; C) Seeking dialogue; D) People is to shine not to starve. Based on those categories we consider that unveiled educational processes related to solidarity, cooperation, autonomy, protagonism, respect, individual and collective discipline. Keywords: Educational Processes; Music Education; Dialogic Pedagogy   EDUCACIÓN MUSICAL HUMANIZADORA EN UN PROYECTO DE EXTENSIÓN: DESVELANDO PROCESOS EDUCATIVOS Resumen: El objetivo de esta investigación fue desvelar procesos educativos presentes en una intervención con educación musical humanizadora en el contexto de lo proyecto de extensión social Vivencias en Actividades Diversificadas de Ocio, creado en 1999, junto al Departamento de Educación Física y Motricidad Humana (DEFMH) de la Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). El proyecto es desarrollado con la pedagogía dialógica por equipe interdisciplinar de educadores/as junto a niños y adolescentes de 7 hasta 17 años de periferia urbana y empobrecida de la ciudad de São Carlos, interior del estado de São Paulo. La metodología fue desarrollada con inspiración en la fenomenología y como procedimientos utilizamos registro de las observaciones en diarios de campo, referente al período de creación, preparación y presentación junto a los participantes de lo citado proyecto de extensión de una música para la 9ª edición del “Festival Sonidos y Movimientos”, que ha acontecido en lo Teatro Florestan Fernandes de la UFSCar. A partir de la analice de los diarios de campo cuatro categorías fueran construidas: A) Organización en colectividad; B) Jugando y aprendiendo música; C) En busca del diálogo; D) Gente es para brillar no para morir de hambre. Desde estas categorías consideramos que fueran desvelando procesos educativos de solidaridad, cooperación, autonomía, protagonismo, respecto, disciplina individual y colectiva. Palabras-clave: Procesos Educativos. Educación Musical. Pedagogía Dialógica
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7747
10.24317/2358-0399.2018v9i3.7747
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7747
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2018v9i3.7747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/7747/7070
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 3 (2018); 165-172
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 3 (2018); 165-172
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 3 (2018); 165-172
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874992237707264