Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sandim, Ketlin Vitoria Espinosa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Severo, Stefany Areva, Becker, Cláudio, Trevisan, Adriana Carla Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11657
Resumo: Este estudo buscou promover a disseminação de informações entre distintos sujeitos sociais sobre a importância ecológica da paisagem nos sistemas produtivos, tendo como tema gerador o conhecimento e reconhecimento de espécies botânicas nativas pelos agricultores familiares e educandos em Sant’Ana do Livramento-RS. Foram realizadas dezesseis entrevistas com os agricultores, que, depois de sistematizadas, delimitaram as estratégias de disseminação dos conteúdos aos jovens educandos. Os resultados demonstram que os agricultores entendem a importância da conservação do Pampa para seus cultivos e criação animal, percebem e utilizam o potencial econômico das espécies em sistemas tradicionais e agroflorestais. Quanto aos jovens educandos, foi possível avaliar a importância de oportunizar novos conteúdos e novas práticas pedagógicas. Além disso, os resultados permitem a reflexão da importância de conectar a pesquisa com a extensão universitária, bem como os saberes de adultos do campo com os saberes de jovens da cidade. Conclui-se que a troca de saberes é uma estratégia de valorização e conservação do bioma Pampa. Palavras-chave: Agroecologia; Biodiversidade; Juventude; Agroflorestas   Strategies for promoting knowledge dialogue between family farmers and students about the Pampa biome Abstract: This study sought to promote the dissemination of information between distinct social subjects about the ecological importance of the local flora in production systems. The generative theme is knowledge and recognition of native botanic species by family farmers and students in Santana do Livramento in the Rio Grande do Sul state (Brazil). Interviews with sixteen farmers were systematized and used to align strategies to disseminate content to young students. The results show that the farmers understand the importance of conservation of the Pampa for their crops and animal husbandry, perceiving the economic potential of various local species in traditional and agroforestry systems. In terms of the young students, it was possible to evaluate the importance of offering new pedagogical content and practices. The results allow a reflection on the importance of connecting research with university extension and linking the knowledge of adult farmers with young urban students. It was concluded that knowledge exchange is an important strategy for valorizing and conserving the Pampa biome. Keywords: Agroecology; Biodiversity; Youth; Agroforests
id UFFS-1_b0c34fd162fbbbb8e09942aa16147787
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11657
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma PampaEste estudo buscou promover a disseminação de informações entre distintos sujeitos sociais sobre a importância ecológica da paisagem nos sistemas produtivos, tendo como tema gerador o conhecimento e reconhecimento de espécies botânicas nativas pelos agricultores familiares e educandos em Sant’Ana do Livramento-RS. Foram realizadas dezesseis entrevistas com os agricultores, que, depois de sistematizadas, delimitaram as estratégias de disseminação dos conteúdos aos jovens educandos. Os resultados demonstram que os agricultores entendem a importância da conservação do Pampa para seus cultivos e criação animal, percebem e utilizam o potencial econômico das espécies em sistemas tradicionais e agroflorestais. Quanto aos jovens educandos, foi possível avaliar a importância de oportunizar novos conteúdos e novas práticas pedagógicas. Além disso, os resultados permitem a reflexão da importância de conectar a pesquisa com a extensão universitária, bem como os saberes de adultos do campo com os saberes de jovens da cidade. Conclui-se que a troca de saberes é uma estratégia de valorização e conservação do bioma Pampa. Palavras-chave: Agroecologia; Biodiversidade; Juventude; Agroflorestas   Strategies for promoting knowledge dialogue between family farmers and students about the Pampa biome Abstract: This study sought to promote the dissemination of information between distinct social subjects about the ecological importance of the local flora in production systems. The generative theme is knowledge and recognition of native botanic species by family farmers and students in Santana do Livramento in the Rio Grande do Sul state (Brazil). Interviews with sixteen farmers were systematized and used to align strategies to disseminate content to young students. The results show that the farmers understand the importance of conservation of the Pampa for their crops and animal husbandry, perceiving the economic potential of various local species in traditional and agroforestry systems. In terms of the young students, it was possible to evaluate the importance of offering new pedagogical content and practices. The results allow a reflection on the importance of connecting research with university extension and linking the knowledge of adult farmers with young urban students. It was concluded that knowledge exchange is an important strategy for valorizing and conserving the Pampa biome. Keywords: Agroecology; Biodiversity; Youth; AgroforestsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-05-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1165710.36661/2358-0399.2021v12i2.11657Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 2 (2021); 191-201Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 2 (2021); 191-201Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 2 (2021); 191-2012358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11657/7940Copyright (c) 2021 Ketlin Vitoria Espinosa Sandim, Stefany Areva Severo, Cláudio Becker, Adriana Carla Dias Trevisanhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSandim, Ketlin Vitoria EspinosaSevero, Stefany ArevaBecker, CláudioTrevisan, Adriana Carla Dias2022-08-18T17:40:09Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11657Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:08.643931Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
title Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
spellingShingle Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
Sandim, Ketlin Vitoria Espinosa
title_short Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
title_full Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
title_fullStr Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
title_full_unstemmed Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
title_sort Estratégias para promoção do diálogo de saberes entre agricultores familiares e educandos sobre o bioma Pampa
author Sandim, Ketlin Vitoria Espinosa
author_facet Sandim, Ketlin Vitoria Espinosa
Severo, Stefany Areva
Becker, Cláudio
Trevisan, Adriana Carla Dias
author_role author
author2 Severo, Stefany Areva
Becker, Cláudio
Trevisan, Adriana Carla Dias
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sandim, Ketlin Vitoria Espinosa
Severo, Stefany Areva
Becker, Cláudio
Trevisan, Adriana Carla Dias
description Este estudo buscou promover a disseminação de informações entre distintos sujeitos sociais sobre a importância ecológica da paisagem nos sistemas produtivos, tendo como tema gerador o conhecimento e reconhecimento de espécies botânicas nativas pelos agricultores familiares e educandos em Sant’Ana do Livramento-RS. Foram realizadas dezesseis entrevistas com os agricultores, que, depois de sistematizadas, delimitaram as estratégias de disseminação dos conteúdos aos jovens educandos. Os resultados demonstram que os agricultores entendem a importância da conservação do Pampa para seus cultivos e criação animal, percebem e utilizam o potencial econômico das espécies em sistemas tradicionais e agroflorestais. Quanto aos jovens educandos, foi possível avaliar a importância de oportunizar novos conteúdos e novas práticas pedagógicas. Além disso, os resultados permitem a reflexão da importância de conectar a pesquisa com a extensão universitária, bem como os saberes de adultos do campo com os saberes de jovens da cidade. Conclui-se que a troca de saberes é uma estratégia de valorização e conservação do bioma Pampa. Palavras-chave: Agroecologia; Biodiversidade; Juventude; Agroflorestas   Strategies for promoting knowledge dialogue between family farmers and students about the Pampa biome Abstract: This study sought to promote the dissemination of information between distinct social subjects about the ecological importance of the local flora in production systems. The generative theme is knowledge and recognition of native botanic species by family farmers and students in Santana do Livramento in the Rio Grande do Sul state (Brazil). Interviews with sixteen farmers were systematized and used to align strategies to disseminate content to young students. The results show that the farmers understand the importance of conservation of the Pampa for their crops and animal husbandry, perceiving the economic potential of various local species in traditional and agroforestry systems. In terms of the young students, it was possible to evaluate the importance of offering new pedagogical content and practices. The results allow a reflection on the importance of connecting research with university extension and linking the knowledge of adult farmers with young urban students. It was concluded that knowledge exchange is an important strategy for valorizing and conserving the Pampa biome. Keywords: Agroecology; Biodiversity; Youth; Agroforests
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11657
10.36661/2358-0399.2021v12i2.11657
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11657
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i2.11657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11657/7940
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 2 (2021); 191-201
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 2 (2021); 191-201
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 2 (2021); 191-201
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874992885727232