Little hearts changing lives no processo de cocriação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11654 |
Resumo: | O programa Little Hearts Changing Lives (LHCL) é o braço extensionista do primeiro estudo genético e familiar relacionado a doenças cardiovasculares no Brasil - Baependi Heart Study. Traz em seu bojo a pesquisa participativa comunitária, garantindo que a comunidade seja o centro no processo de cocriação de subprojetos desenvolvidos por este programa. O termo cocriação do cuidado, por sua vez, está relacionado à qualidade de interação produtiva entre paciente-profissionais de saúde, e é caracterizado por manter um canal aberto de comunicação, cooperação, apoio à tomada de decisão e aumento do bem-estar social. O programa LHCL, iniciado entre 2014 e 2015, une o lúdico às atividades práticas, com ações em Medicina Preventiva, ampliando o espectro para a reflexão sobre as relações entre discentes, docentes e comunidade. Este programa é constituído por conceitos relacionados à Aprendizagem Criativa. A primeira fase do programa aconteceu nas escolas regulares de Baependi e Juiz de Fora, Minas Gerais, com a participação de 14 discentes e respectivos docentes, alcançando 9.341 espectadores. A segunda fase ocorreu em formato de oficina para professores e educadores, em Curitiba, Paraná, e colaboração com a UFPR no formato à distância. Atualmente, em nova fase (terceira fase) nos Estados Unidos, o programa foi adaptado para a comunidade imigrante brasileira. Observou-se que a ludicidade, como estímulo à aprendizagem em assuntos específicos em sala de aula ou ambientes comunitários, se mostrou significativa e relevante. Palavras-chave: Medicina preventiva; Pesquisa Participativa; Comunidade; Relações Comunidade-Instituição Little hearts changing lives in the co-creation process Abstract: The Little Hearts Changing Lives (LHCL) program is the extension arm of the first genetic and family study related to cardiovascular diseases in Brazil - Baependi Heart Study. It brings with it the community-based participatory research, ensuring that the community is the center in the process of co-creating sub projects developed by this program. The term co-creation of care, in turn, is related to the quality of productive interaction between patient-health professionals and is characterized by maintaining an open channel of communication, cooperation, support for decision-making and increased social well-being. The LHCL program, initiated between 2014 and 2015, joins play with practical activities, with actions in Preventive Medicine, expanding the spectrum for reflection on the relationships between students, teachers and the community. This program consists of concepts related to Creative Learning. The first phase of the program took place in the regular schools of Baependi and Juiz de Fora, Minas Gerais State, Brazil, with the participation of 14 students and their professor, reaching 9,341 spectators. The second phase took place in a workshop format for teachers and educators, in Curitiba, Paraná State and collaboration with UFPR in the distance format. Currently, in a new phase (third phase), the program has been adapted for the Brazilian immigrant community in the United States. It was observed that playfulness, as a stimulus to learning on specific subjects in the classroom or community environments, has proven to be significant and relevant. Keywords: Preventive Medicine; Community-Based Participatory Research; Community-Institutional Relations |
id |
UFFS-1_bf59e0f10a527f8f8c8b62b9c0827088 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11654 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Little hearts changing lives no processo de cocriaçãoO programa Little Hearts Changing Lives (LHCL) é o braço extensionista do primeiro estudo genético e familiar relacionado a doenças cardiovasculares no Brasil - Baependi Heart Study. Traz em seu bojo a pesquisa participativa comunitária, garantindo que a comunidade seja o centro no processo de cocriação de subprojetos desenvolvidos por este programa. O termo cocriação do cuidado, por sua vez, está relacionado à qualidade de interação produtiva entre paciente-profissionais de saúde, e é caracterizado por manter um canal aberto de comunicação, cooperação, apoio à tomada de decisão e aumento do bem-estar social. O programa LHCL, iniciado entre 2014 e 2015, une o lúdico às atividades práticas, com ações em Medicina Preventiva, ampliando o espectro para a reflexão sobre as relações entre discentes, docentes e comunidade. Este programa é constituído por conceitos relacionados à Aprendizagem Criativa. A primeira fase do programa aconteceu nas escolas regulares de Baependi e Juiz de Fora, Minas Gerais, com a participação de 14 discentes e respectivos docentes, alcançando 9.341 espectadores. A segunda fase ocorreu em formato de oficina para professores e educadores, em Curitiba, Paraná, e colaboração com a UFPR no formato à distância. Atualmente, em nova fase (terceira fase) nos Estados Unidos, o programa foi adaptado para a comunidade imigrante brasileira. Observou-se que a ludicidade, como estímulo à aprendizagem em assuntos específicos em sala de aula ou ambientes comunitários, se mostrou significativa e relevante. Palavras-chave: Medicina preventiva; Pesquisa Participativa; Comunidade; Relações Comunidade-Instituição Little hearts changing lives in the co-creation process Abstract: The Little Hearts Changing Lives (LHCL) program is the extension arm of the first genetic and family study related to cardiovascular diseases in Brazil - Baependi Heart Study. It brings with it the community-based participatory research, ensuring that the community is the center in the process of co-creating sub projects developed by this program. The term co-creation of care, in turn, is related to the quality of productive interaction between patient-health professionals and is characterized by maintaining an open channel of communication, cooperation, support for decision-making and increased social well-being. The LHCL program, initiated between 2014 and 2015, joins play with practical activities, with actions in Preventive Medicine, expanding the spectrum for reflection on the relationships between students, teachers and the community. This program consists of concepts related to Creative Learning. The first phase of the program took place in the regular schools of Baependi and Juiz de Fora, Minas Gerais State, Brazil, with the participation of 14 students and their professor, reaching 9,341 spectators. The second phase took place in a workshop format for teachers and educators, in Curitiba, Paraná State and collaboration with UFPR in the distance format. Currently, in a new phase (third phase), the program has been adapted for the Brazilian immigrant community in the United States. It was observed that playfulness, as a stimulus to learning on specific subjects in the classroom or community environments, has proven to be significant and relevant. Keywords: Preventive Medicine; Community-Based Participatory Research; Community-Institutional RelationsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1165410.36661/2358-0399.2021v12i01.11654Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 43-51Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 43-51Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 43-512358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11654/7779Copyright (c) 2021 Camila Maciel Oliveira, Rebeca Simoes Brito, Mercedes Balcells, Doris Sommer, Carlos Eduardo Siqueira, Carlos Alberto Mourão Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Camila MacielBrito, Rebeca SimoesBalcells, MercedesSommer, DorisSiqueira, Carlos EduardoMourão Junior, Carlos Alberto2022-08-18T17:41:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11654Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:41:14Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Little hearts changing lives no processo de cocriação |
title |
Little hearts changing lives no processo de cocriação |
spellingShingle |
Little hearts changing lives no processo de cocriação Oliveira, Camila Maciel |
title_short |
Little hearts changing lives no processo de cocriação |
title_full |
Little hearts changing lives no processo de cocriação |
title_fullStr |
Little hearts changing lives no processo de cocriação |
title_full_unstemmed |
Little hearts changing lives no processo de cocriação |
title_sort |
Little hearts changing lives no processo de cocriação |
author |
Oliveira, Camila Maciel |
author_facet |
Oliveira, Camila Maciel Brito, Rebeca Simoes Balcells, Mercedes Sommer, Doris Siqueira, Carlos Eduardo Mourão Junior, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Rebeca Simoes Balcells, Mercedes Sommer, Doris Siqueira, Carlos Eduardo Mourão Junior, Carlos Alberto |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Camila Maciel Brito, Rebeca Simoes Balcells, Mercedes Sommer, Doris Siqueira, Carlos Eduardo Mourão Junior, Carlos Alberto |
description |
O programa Little Hearts Changing Lives (LHCL) é o braço extensionista do primeiro estudo genético e familiar relacionado a doenças cardiovasculares no Brasil - Baependi Heart Study. Traz em seu bojo a pesquisa participativa comunitária, garantindo que a comunidade seja o centro no processo de cocriação de subprojetos desenvolvidos por este programa. O termo cocriação do cuidado, por sua vez, está relacionado à qualidade de interação produtiva entre paciente-profissionais de saúde, e é caracterizado por manter um canal aberto de comunicação, cooperação, apoio à tomada de decisão e aumento do bem-estar social. O programa LHCL, iniciado entre 2014 e 2015, une o lúdico às atividades práticas, com ações em Medicina Preventiva, ampliando o espectro para a reflexão sobre as relações entre discentes, docentes e comunidade. Este programa é constituído por conceitos relacionados à Aprendizagem Criativa. A primeira fase do programa aconteceu nas escolas regulares de Baependi e Juiz de Fora, Minas Gerais, com a participação de 14 discentes e respectivos docentes, alcançando 9.341 espectadores. A segunda fase ocorreu em formato de oficina para professores e educadores, em Curitiba, Paraná, e colaboração com a UFPR no formato à distância. Atualmente, em nova fase (terceira fase) nos Estados Unidos, o programa foi adaptado para a comunidade imigrante brasileira. Observou-se que a ludicidade, como estímulo à aprendizagem em assuntos específicos em sala de aula ou ambientes comunitários, se mostrou significativa e relevante. Palavras-chave: Medicina preventiva; Pesquisa Participativa; Comunidade; Relações Comunidade-Instituição Little hearts changing lives in the co-creation process Abstract: The Little Hearts Changing Lives (LHCL) program is the extension arm of the first genetic and family study related to cardiovascular diseases in Brazil - Baependi Heart Study. It brings with it the community-based participatory research, ensuring that the community is the center in the process of co-creating sub projects developed by this program. The term co-creation of care, in turn, is related to the quality of productive interaction between patient-health professionals and is characterized by maintaining an open channel of communication, cooperation, support for decision-making and increased social well-being. The LHCL program, initiated between 2014 and 2015, joins play with practical activities, with actions in Preventive Medicine, expanding the spectrum for reflection on the relationships between students, teachers and the community. This program consists of concepts related to Creative Learning. The first phase of the program took place in the regular schools of Baependi and Juiz de Fora, Minas Gerais State, Brazil, with the participation of 14 students and their professor, reaching 9,341 spectators. The second phase took place in a workshop format for teachers and educators, in Curitiba, Paraná State and collaboration with UFPR in the distance format. Currently, in a new phase (third phase), the program has been adapted for the Brazilian immigrant community in the United States. It was observed that playfulness, as a stimulus to learning on specific subjects in the classroom or community environments, has proven to be significant and relevant. Keywords: Preventive Medicine; Community-Based Participatory Research; Community-Institutional Relations |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11654 10.36661/2358-0399.2021v12i01.11654 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11654 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2021v12i01.11654 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11654/7779 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 1 (2021); 43-51 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 1 (2021); 43-51 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 1 (2021); 43-51 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739882041344 |