MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Michele da Costa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Patrício, Priscilla Maria Peixoto, Famadas, Kátia Maria, Lourenço, Elizabete Captivo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6801
Resumo: Chiroptera é um grupo diverso em relação a seus hábitos alimentares e refúgios, além de apresentarem importante papel ecológico no ecossistema. No entanto, a grande parte da população não conhece sobre a biologia e ecologia desses animais e os temem por serem associados a animais maléficos. O presente trabalho objetivou apresentar a percepção dos alunos do Ensino Médio de duas escolas no município do Rio de Janeiro a respeito dos morcegos e as mudanças decorrentes no conhecimento desses animais após um trabalho de educação ambiental. Para isso foram utilizados questionários abertos antes da aula expositiva e prática e outro após o trabalho de educação ambiental. Nas aulas os alunos puderam conhecer um pouco da biologia, diversidade e curiosidades sobre os morcegos, além de tocar em exemplares taxidermizados e tirar dúvidas sobre a ecologia desses animais. Foram analisados questionários de 122 alunos e pôde-se perceber que, após as aulas, o conhecimento da biologia dos morcegos aumentou, com maior número de itens assinalados a respeito da alimentação e refúgio. Além do aumento de referências de afetividade/ajuda e de entendimento sobre a importância dos morcegos nos ecossistemas. Pode-se concluir através desse estudo que a escola é uma ótima ferramenta para expandir o acesso ao conhecimento na realização de atividades extracurriculares, de modo a auxiliar na consolidação de atividades em prol da conservação dos morcegos. Palavras-chave: Educação Ambiental, Concepções Prévias, Mitos, Crendices, Etnozoologia   Bats (Mammalia: Chiroptera) in the perception of high school students in the city of Rio de Janeiro - an importance of the Science / Biology class in bats conservation   Abstract: Chiroptera is a diverse group in relation to their eating habits and refuges, besides presenting an important ecological role in the ecosystem. However, much of the population does not know about the biology and ecology of these animals and fear them for being associated with malefic animals. The present work aimed to present the perception of the high school students of two schools in the city of Rio de Janeiro regarding bats and the resulting changes in the knowledge of these animals after an environmental education work. For that, we used open questionnaires before the lecture and practice class and another after the environmental education work. In the classes, the students were able to get to know some of the biology, diversity and curiosities about bats, as well as playing on taxidermized specimens and doubting the ecology of these animals. A total of 122 questionnaires were analyzed and it was possible to observe that, after classes, knowledge of bats biology increased, with a greater number of items related to food and shelter. In addition to increasing references to affection/ help and understanding about the importance of bats in ecosystems. It can be concluded from this study that the school is a great tool to expand access to knowledge in the accomplishment of extracurricular activities, in order to help consolidate activities for the conservation of bats. Keywords: Environmental Education, Previous Concepts, Myths, Creeds, Ethnozoology    Murciélagos (Mammalia: Chiroptera) en la percepción de alumnos de la Escuela Secundaria del municipio de Río de Janeiro - la importancia de la enseñanza de Ciencias / Biología en la conservación de los murciélagos Resumen: Chiroptera es un grupo diverso en relación a sus hábitos alimenticios y refugios, además de presentar un importante papel ecológico en el ecosistema. Sin embargo, la gran parte de la población no conoce sobre la biología y la ecología de estos animales y los temen por estar asociados a animales maléficos. El presente trabajo objetivó presentar la percepción de los alumnos de la Enseñanza Media de dos escuelas en el municipio de Río de Janeiro respecto a los murciélagos y los cambios que se derivan del conocimiento de estos animales tras un trabajo de educación ambiental. Para ello se utilizaron cuestionarios abiertos antes de la clase expositiva y práctica y otro después del trabajo de educación ambiental. En las clases los alumnos pudieron conocer un poco de la biología, diversidad y curiosidades sobre los murciélagos, además de tocar en ejemplares taxidermizados y sacar dudas sobre la ecología de esos animales. Se analizaron cuestionarios de 122 alumnos y se pudo percibir que, después de las clases, el conocimiento de la biología de los murciélagos aumentó, con mayor número de ítems señalados respecto a la alimentación y refugio. Además del aumento de referencias de afectividad / ayuda y de entendimiento sobre la importancia de los murciélagos en los ecosistemas. Se puede concluir a través de este estudio que la escuela es una óptima herramienta para expandir el acceso al conocimiento en la realización de actividades extracurriculares, para auxiliar en la consolidación de actividades en favor de la conservación de los murciélagos. Palabras-clave: Educación Ambiental, Conceptos anteriores, Mitos, Creencias, Etnozoología
id UFFS-1_d2ded9dc19982099a72e4ccf3d0ef1f2
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/6801
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOSChiroptera é um grupo diverso em relação a seus hábitos alimentares e refúgios, além de apresentarem importante papel ecológico no ecossistema. No entanto, a grande parte da população não conhece sobre a biologia e ecologia desses animais e os temem por serem associados a animais maléficos. O presente trabalho objetivou apresentar a percepção dos alunos do Ensino Médio de duas escolas no município do Rio de Janeiro a respeito dos morcegos e as mudanças decorrentes no conhecimento desses animais após um trabalho de educação ambiental. Para isso foram utilizados questionários abertos antes da aula expositiva e prática e outro após o trabalho de educação ambiental. Nas aulas os alunos puderam conhecer um pouco da biologia, diversidade e curiosidades sobre os morcegos, além de tocar em exemplares taxidermizados e tirar dúvidas sobre a ecologia desses animais. Foram analisados questionários de 122 alunos e pôde-se perceber que, após as aulas, o conhecimento da biologia dos morcegos aumentou, com maior número de itens assinalados a respeito da alimentação e refúgio. Além do aumento de referências de afetividade/ajuda e de entendimento sobre a importância dos morcegos nos ecossistemas. Pode-se concluir através desse estudo que a escola é uma ótima ferramenta para expandir o acesso ao conhecimento na realização de atividades extracurriculares, de modo a auxiliar na consolidação de atividades em prol da conservação dos morcegos. Palavras-chave: Educação Ambiental, Concepções Prévias, Mitos, Crendices, Etnozoologia   Bats (Mammalia: Chiroptera) in the perception of high school students in the city of Rio de Janeiro - an importance of the Science / Biology class in bats conservation   Abstract: Chiroptera is a diverse group in relation to their eating habits and refuges, besides presenting an important ecological role in the ecosystem. However, much of the population does not know about the biology and ecology of these animals and fear them for being associated with malefic animals. The present work aimed to present the perception of the high school students of two schools in the city of Rio de Janeiro regarding bats and the resulting changes in the knowledge of these animals after an environmental education work. For that, we used open questionnaires before the lecture and practice class and another after the environmental education work. In the classes, the students were able to get to know some of the biology, diversity and curiosities about bats, as well as playing on taxidermized specimens and doubting the ecology of these animals. A total of 122 questionnaires were analyzed and it was possible to observe that, after classes, knowledge of bats biology increased, with a greater number of items related to food and shelter. In addition to increasing references to affection/ help and understanding about the importance of bats in ecosystems. It can be concluded from this study that the school is a great tool to expand access to knowledge in the accomplishment of extracurricular activities, in order to help consolidate activities for the conservation of bats. Keywords: Environmental Education, Previous Concepts, Myths, Creeds, Ethnozoology    Murciélagos (Mammalia: Chiroptera) en la percepción de alumnos de la Escuela Secundaria del municipio de Río de Janeiro - la importancia de la enseñanza de Ciencias / Biología en la conservación de los murciélagos Resumen: Chiroptera es un grupo diverso en relación a sus hábitos alimenticios y refugios, además de presentar un importante papel ecológico en el ecosistema. Sin embargo, la gran parte de la población no conoce sobre la biología y la ecología de estos animales y los temen por estar asociados a animales maléficos. El presente trabajo objetivó presentar la percepción de los alumnos de la Enseñanza Media de dos escuelas en el municipio de Río de Janeiro respecto a los murciélagos y los cambios que se derivan del conocimiento de estos animales tras un trabajo de educación ambiental. Para ello se utilizaron cuestionarios abiertos antes de la clase expositiva y práctica y otro después del trabajo de educación ambiental. En las clases los alumnos pudieron conocer un poco de la biología, diversidad y curiosidades sobre los murciélagos, además de tocar en ejemplares taxidermizados y sacar dudas sobre la ecología de esos animales. Se analizaron cuestionarios de 122 alumnos y se pudo percibir que, después de las clases, el conocimiento de la biología de los murciélagos aumentó, con mayor número de ítems señalados respecto a la alimentación y refugio. Además del aumento de referencias de afectividad / ayuda y de entendimiento sobre la importancia de los murciélagos en los ecosistemas. Se puede concluir a través de este estudio que la escuela es una óptima herramienta para expandir el acceso al conocimiento en la realización de actividades extracurriculares, para auxiliar en la consolidación de actividades en favor de la conservación de los murciélagos. Palabras-clave: Educación Ambiental, Conceptos anteriores, Mitos, Creencias, EtnozoologíaUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2018-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/680110.24317/2358-0399.2018v9i1.6801Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 1 (2018); 7-15Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 1 (2018); 7-15Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 7-152358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6801/5127Copyright (c) 2018 Dos autoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Michele da CostaPatrício, Priscilla Maria PeixotoFamadas, Kátia MariaLourenço, Elizabete Captivo2022-08-18T20:52:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/6801Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T20:52:12Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
title MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
spellingShingle MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
Pinheiro, Michele da Costa
title_short MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
title_full MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
title_fullStr MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
title_full_unstemmed MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
title_sort MORCEGOS (MAMMALIA: CHIROPTERA) NA PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS/ BIOLOGIA NA CONSERVAÇÃO DOS MORCEGOS
author Pinheiro, Michele da Costa
author_facet Pinheiro, Michele da Costa
Patrício, Priscilla Maria Peixoto
Famadas, Kátia Maria
Lourenço, Elizabete Captivo
author_role author
author2 Patrício, Priscilla Maria Peixoto
Famadas, Kátia Maria
Lourenço, Elizabete Captivo
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Michele da Costa
Patrício, Priscilla Maria Peixoto
Famadas, Kátia Maria
Lourenço, Elizabete Captivo
description Chiroptera é um grupo diverso em relação a seus hábitos alimentares e refúgios, além de apresentarem importante papel ecológico no ecossistema. No entanto, a grande parte da população não conhece sobre a biologia e ecologia desses animais e os temem por serem associados a animais maléficos. O presente trabalho objetivou apresentar a percepção dos alunos do Ensino Médio de duas escolas no município do Rio de Janeiro a respeito dos morcegos e as mudanças decorrentes no conhecimento desses animais após um trabalho de educação ambiental. Para isso foram utilizados questionários abertos antes da aula expositiva e prática e outro após o trabalho de educação ambiental. Nas aulas os alunos puderam conhecer um pouco da biologia, diversidade e curiosidades sobre os morcegos, além de tocar em exemplares taxidermizados e tirar dúvidas sobre a ecologia desses animais. Foram analisados questionários de 122 alunos e pôde-se perceber que, após as aulas, o conhecimento da biologia dos morcegos aumentou, com maior número de itens assinalados a respeito da alimentação e refúgio. Além do aumento de referências de afetividade/ajuda e de entendimento sobre a importância dos morcegos nos ecossistemas. Pode-se concluir através desse estudo que a escola é uma ótima ferramenta para expandir o acesso ao conhecimento na realização de atividades extracurriculares, de modo a auxiliar na consolidação de atividades em prol da conservação dos morcegos. Palavras-chave: Educação Ambiental, Concepções Prévias, Mitos, Crendices, Etnozoologia   Bats (Mammalia: Chiroptera) in the perception of high school students in the city of Rio de Janeiro - an importance of the Science / Biology class in bats conservation   Abstract: Chiroptera is a diverse group in relation to their eating habits and refuges, besides presenting an important ecological role in the ecosystem. However, much of the population does not know about the biology and ecology of these animals and fear them for being associated with malefic animals. The present work aimed to present the perception of the high school students of two schools in the city of Rio de Janeiro regarding bats and the resulting changes in the knowledge of these animals after an environmental education work. For that, we used open questionnaires before the lecture and practice class and another after the environmental education work. In the classes, the students were able to get to know some of the biology, diversity and curiosities about bats, as well as playing on taxidermized specimens and doubting the ecology of these animals. A total of 122 questionnaires were analyzed and it was possible to observe that, after classes, knowledge of bats biology increased, with a greater number of items related to food and shelter. In addition to increasing references to affection/ help and understanding about the importance of bats in ecosystems. It can be concluded from this study that the school is a great tool to expand access to knowledge in the accomplishment of extracurricular activities, in order to help consolidate activities for the conservation of bats. Keywords: Environmental Education, Previous Concepts, Myths, Creeds, Ethnozoology    Murciélagos (Mammalia: Chiroptera) en la percepción de alumnos de la Escuela Secundaria del municipio de Río de Janeiro - la importancia de la enseñanza de Ciencias / Biología en la conservación de los murciélagos Resumen: Chiroptera es un grupo diverso en relación a sus hábitos alimenticios y refugios, además de presentar un importante papel ecológico en el ecosistema. Sin embargo, la gran parte de la población no conoce sobre la biología y la ecología de estos animales y los temen por estar asociados a animales maléficos. El presente trabajo objetivó presentar la percepción de los alumnos de la Enseñanza Media de dos escuelas en el municipio de Río de Janeiro respecto a los murciélagos y los cambios que se derivan del conocimiento de estos animales tras un trabajo de educación ambiental. Para ello se utilizaron cuestionarios abiertos antes de la clase expositiva y práctica y otro después del trabajo de educación ambiental. En las clases los alumnos pudieron conocer un poco de la biología, diversidad y curiosidades sobre los murciélagos, además de tocar en ejemplares taxidermizados y sacar dudas sobre la ecología de esos animales. Se analizaron cuestionarios de 122 alumnos y se pudo percibir que, después de las clases, el conocimiento de la biología de los murciélagos aumentó, con mayor número de ítems señalados respecto a la alimentación y refugio. Además del aumento de referencias de afectividad / ayuda y de entendimiento sobre la importancia de los murciélagos en los ecosistemas. Se puede concluir a través de este estudio que la escuela es una óptima herramienta para expandir el acceso al conocimiento en la realización de actividades extracurriculares, para auxiliar en la consolidación de actividades en favor de la conservación de los murciélagos. Palabras-clave: Educación Ambiental, Conceptos anteriores, Mitos, Creencias, Etnozoología
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6801
10.24317/2358-0399.2018v9i1.6801
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6801
identifier_str_mv 10.24317/2358-0399.2018v9i1.6801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/6801/5127
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Dos autores
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Dos autores
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 9 n. 1 (2018); 7-15
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 9 No 1 (2018); 7-15
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 9 Núm. 1 (2018); 7-15
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1809280739002286080