Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11451 |
Resumo: | Neste artigo relata-se um estudo que buscou compreender em que medida a participação de estudantes da graduação como mediadores nas diversas atividades de um projeto extensionista da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Show de Física, impactou em seus respectivos processos formativos. Trata-se de um projeto de extensão universitária que tem o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes e promover a divulgação da ciência Física. Entende-se essa pesquisa como sendo de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Para a produção dos dados, os mediadores que participaram da atividade extensionista foram convidados a narrar suas experiências no Show de Física. A partir do retorno de 21 participantes, utilizou-se os pressupostos da Análise Textual Discursiva para interpretar as contribuições dessa atividade para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico desses graduandos. Os resultados apontam aprendizagens do ponto de vista atitudinal (como a importância do trabalho em equipe e das relações interpessoais), profissional (domínio do conteúdo subjacente aos experimentos e a criação e valorização de uma identidade profissional), de enculturação acadêmica (como o desenvolvimento da escrita acadêmica, a coleta e análise de dados e a participação em congressos) e ainda uma satisfação pessoal em participar do projeto Show de Física. Palavras-chave: Divulgação Científica; Experimentos; Atividade Extensionista; Aprendizagens Atitudinal e Profissional Physics Show: contributions to personal, academic and professional formation of mediators Abstract: This article reports a study aimed at understanding to what extent the participation of undergraduate students as mediators in the various activities of the extension project “The Physics Show” at the Federal University of Espírito Santo (UFES), impacted their respective formative processes. It is a university extension project that aims to arouse the interest and curiosity of students and promote the dissemination of physical science. This research was qualitative and exploratory. For the obtaining data, the mediators who participated in the extension activity were invited to narrate their experiences at the Physics Show. The assumptions of Textual Discursive Analysis were used to interpret the contributions to professional and academic development, from the response of 21 participants to the survey. The results suggested learning from an attitudinal point of view (such as the importance of teamwork, interpersonal relationships), professional (mastery of the content underlying the experiments, and the creation and valorization of professional identity), academic enculturation (such as the development of academic writing, data collection and analysis, participation in congresses), and personal satisfaction in participating in the Physics Show Project. Keywords: Scientific Divulgation; Experiments; Extension Activity; Attitudinal and Professional Learning |
id |
UFFS-1_dc5e567dc92ca88835d0ebb873a8deb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11451 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadoresNeste artigo relata-se um estudo que buscou compreender em que medida a participação de estudantes da graduação como mediadores nas diversas atividades de um projeto extensionista da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Show de Física, impactou em seus respectivos processos formativos. Trata-se de um projeto de extensão universitária que tem o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes e promover a divulgação da ciência Física. Entende-se essa pesquisa como sendo de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Para a produção dos dados, os mediadores que participaram da atividade extensionista foram convidados a narrar suas experiências no Show de Física. A partir do retorno de 21 participantes, utilizou-se os pressupostos da Análise Textual Discursiva para interpretar as contribuições dessa atividade para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico desses graduandos. Os resultados apontam aprendizagens do ponto de vista atitudinal (como a importância do trabalho em equipe e das relações interpessoais), profissional (domínio do conteúdo subjacente aos experimentos e a criação e valorização de uma identidade profissional), de enculturação acadêmica (como o desenvolvimento da escrita acadêmica, a coleta e análise de dados e a participação em congressos) e ainda uma satisfação pessoal em participar do projeto Show de Física. Palavras-chave: Divulgação Científica; Experimentos; Atividade Extensionista; Aprendizagens Atitudinal e Profissional Physics Show: contributions to personal, academic and professional formation of mediators Abstract: This article reports a study aimed at understanding to what extent the participation of undergraduate students as mediators in the various activities of the extension project “The Physics Show” at the Federal University of Espírito Santo (UFES), impacted their respective formative processes. It is a university extension project that aims to arouse the interest and curiosity of students and promote the dissemination of physical science. This research was qualitative and exploratory. For the obtaining data, the mediators who participated in the extension activity were invited to narrate their experiences at the Physics Show. The assumptions of Textual Discursive Analysis were used to interpret the contributions to professional and academic development, from the response of 21 participants to the survey. The results suggested learning from an attitudinal point of view (such as the importance of teamwork, interpersonal relationships), professional (mastery of the content underlying the experiments, and the creation and valorization of professional identity), academic enculturation (such as the development of academic writing, data collection and analysis, participation in congresses), and personal satisfaction in participating in the Physics Show Project. Keywords: Scientific Divulgation; Experiments; Extension Activity; Attitudinal and Professional LearningUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2020-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1145110.36661/2358-0399.2020v11i2.11451Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 213-225Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 213-225Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 213-2252358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11451/7432Copyright (c) 2020 Giuseppi Gava Camiletti, Geide Rosa Coelhohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamiletti, Giuseppi GavaCoelho, Geide Rosa2022-08-18T17:49:56Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11451Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:49:56Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores |
title |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores |
spellingShingle |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores Camiletti, Giuseppi Gava |
title_short |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores |
title_full |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores |
title_fullStr |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores |
title_full_unstemmed |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores |
title_sort |
Show de Física: contribuições para formação pessoal, acadêmica e profissional dos mediadores |
author |
Camiletti, Giuseppi Gava |
author_facet |
Camiletti, Giuseppi Gava Coelho, Geide Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Geide Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Camiletti, Giuseppi Gava Coelho, Geide Rosa |
description |
Neste artigo relata-se um estudo que buscou compreender em que medida a participação de estudantes da graduação como mediadores nas diversas atividades de um projeto extensionista da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), o Show de Física, impactou em seus respectivos processos formativos. Trata-se de um projeto de extensão universitária que tem o objetivo de despertar o interesse e a curiosidade dos estudantes e promover a divulgação da ciência Física. Entende-se essa pesquisa como sendo de cunho qualitativo e de caráter exploratório. Para a produção dos dados, os mediadores que participaram da atividade extensionista foram convidados a narrar suas experiências no Show de Física. A partir do retorno de 21 participantes, utilizou-se os pressupostos da Análise Textual Discursiva para interpretar as contribuições dessa atividade para o desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico desses graduandos. Os resultados apontam aprendizagens do ponto de vista atitudinal (como a importância do trabalho em equipe e das relações interpessoais), profissional (domínio do conteúdo subjacente aos experimentos e a criação e valorização de uma identidade profissional), de enculturação acadêmica (como o desenvolvimento da escrita acadêmica, a coleta e análise de dados e a participação em congressos) e ainda uma satisfação pessoal em participar do projeto Show de Física. Palavras-chave: Divulgação Científica; Experimentos; Atividade Extensionista; Aprendizagens Atitudinal e Profissional Physics Show: contributions to personal, academic and professional formation of mediators Abstract: This article reports a study aimed at understanding to what extent the participation of undergraduate students as mediators in the various activities of the extension project “The Physics Show” at the Federal University of Espírito Santo (UFES), impacted their respective formative processes. It is a university extension project that aims to arouse the interest and curiosity of students and promote the dissemination of physical science. This research was qualitative and exploratory. For the obtaining data, the mediators who participated in the extension activity were invited to narrate their experiences at the Physics Show. The assumptions of Textual Discursive Analysis were used to interpret the contributions to professional and academic development, from the response of 21 participants to the survey. The results suggested learning from an attitudinal point of view (such as the importance of teamwork, interpersonal relationships), professional (mastery of the content underlying the experiments, and the creation and valorization of professional identity), academic enculturation (such as the development of academic writing, data collection and analysis, participation in congresses), and personal satisfaction in participating in the Physics Show Project. Keywords: Scientific Divulgation; Experiments; Extension Activity; Attitudinal and Professional Learning |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11451 10.36661/2358-0399.2020v11i2.11451 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11451 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2020v11i2.11451 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11451/7432 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Giuseppi Gava Camiletti, Geide Rosa Coelho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Giuseppi Gava Camiletti, Geide Rosa Coelho http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 11 n. 2 (2020); 213-225 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 11 No 2 (2020); 213-225 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 11 Núm. 2 (2020); 213-225 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739806543872 |