Jogos pedagógicos produzidos digitalmente para aprimorar a comunicação e a integração de crianças vulneráveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim da Silva, Stefany
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Borba da Cunha, Ana Cristina, Salgado, Ana Rachel, Orlandi Introíni, Gisele, Schneider Amaral, Simone
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12476
Resumo: A aquisição da língua materna e de línguas adicionais é extremamente relevante na formação geral do indivíduo, devido à indissociabilidade entre língua, cultura e sociedade. A inclusão de atividades lúdicas e jogos durante esse processo, facilita a aprendizagem, pois permite a correlação entre o abstrato e o concreto. Assim, jogos pedagógicos português-espanhol, fabricados digitalmente, foram produzidos e utilizados para auxiliar no processo de socialização e comunicação entre crianças venezuelanas e brasileiras acolhidas pela Aldeia Infantil SOS de Porto Alegre. Os jogos foram produzidos por manufatura subtrativa com corte a laser de placas de MDF (Medium Density Fiberboard) e decorados por gravação a laser de palavras e aplicação de adesivos coloridos. As placas de MDF foram escolhidas para a produção dos artefatos utilizados no presente trabalho por serem resistentes, de fácil aquisição, de baixo custo e por serem adequadas ao corte e a à gravação a laser. Formulários de coleta de opinião, encontros lúdicos com as crianças e diálogo com as responsáveis das casas-lares foram organizados para avaliação e acompanhamento do projeto. Sem revelar a motivação, as famílias venezuelanas optaram por não participar das atividades propostas nessa primeira etapa. Entre as crianças brasileiras, foi possível perceber interesse em relação aos jogos e melhora evidente nas suas habilidades de comunicação e socialização. Após um ano de uso, a durabilidade dos materiais foi considerada satisfatória. Alicerçados na ideia de compartilhamento do conhecimento, um dos pilares do movimento Maker, o portfólio de jogos elaborados (arquivos) e os protocolos (cookbooks) sobre como fabricá-los estão disponíveis, em meio digital, para que interessados de qualquer localidade possam fabricar e construir os jogos desenvolvidos durante o projeto. Palavras-chave: Aquisição da Linguagem; Ludicidade; Corte a Laser Digitally fabricated pedagogical games to improve communication and integration among vulnerable children Abstract: The acquisition of the native and additional languages is extremely relevant during individual development considering dialogical relationships involving language, culture, and society. The association of playful activities and educational games are often reported to help the improvement of the learning process. Thus, Portuguese-Spanish pedagogical games were produced and used as a supportive tool employed to contribute to socialization and communication progression among Venezuelan and Brazilian children sheltered by Aldeia Infantil SOS in Porto Alegre, Brazil. The games were digitally manufactured with laser cutting technology. MDF (Medium Density Fiberboard) boards are strong, readily available, most affordable, and suitable for laser cutting and engraving. Therefore, this material was chosen to make the artifacts of the present work. Words were engraved using the CNC machine or by applying stickers to newly cut pieces. Project evaluation survey, playful meetings with children and reunion with guardians were organized as part of our follow-up strategy. In the first stage of our activities, Venezuelan families have decided not to be involved in our initiatives without revealing their motive. However, among the Brazilian children it was possible to observe their interest in the interactions which lead to an evident improvement in their soft skills. After one year of use, the durability of the manufactured materials was considered satisfactory. Based on the idea of sharing knowledge, one of the pillars of the Maker Movement, the complete game portfolio and “How to Make It” protocols are available, in digital media, so anyone interested from any location could be able to manufacture the educational play sets developed during the present project. Keywords: Language Acquisition; Playfulness; Laser Cutting Technology
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