University outreach in anatomy and first aid by Instagram

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa e Ferreira, Júlia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Oliveira, Júllia Clara Ferreira, Cunha Lemos, Vinícius, Paulino Pena, Heber, Lima, Maira de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12912
Resumo: No início de 2020, com o aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a pandemia da COVID-19 (do inglês coronavirus disease-2019) foi decretada pela Organização Mundial da Saúde. Como medida para contenção de propagação do vírus, foi orientado o distanciamento social e muitas atividades acadêmicas tiveram que ser adaptadas ao formato online. O Programa de Extensão “Ensino de Anatomia e Noções de Primeiros Socorros” optou pela plataforma Instagram para continuar divulgando conhecimento científico e dialogando com a comunidade, cumprindo os propósitos da extensão universitária. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivenciada, via rede social, da atuação extensionista remota. Onze extensionistas reuniram-se quinzenalmente, via plataforma digital, para estudo e discussão dos temas anatomia e primeiros socorros. As postagens foram construídas a partir de estudos científicos e protocolos atualizados. Várias estratégias foram adotadas, através da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, para a manutenção da ação extensionista. Essas estratégias resultaram em um aumento contínuo no número de seguidores. Foi possível a interação dialógica com a sociedade através das postagens nas redes sociais e o público foi ampliado pelo alcance do Instagram. Os extensionistas puderam desenvolver a habilidade de comunicação online e trabalhar a interprofissionalidade e a interdisciplinaridade ao estudarem o tema e desenvolverem conteúdo para postagens. A universidade deve ser capaz de se adaptar às mudanças e desenvolver diversas formas de interação com a comunidade. As redes sociais mostraram-se um meio eficaz de divulgação da informação científica e de ampliação da ação extensionista. Palavras-chave: Redes Sociais; Relações Comunidade-Instituição; Tecnologia digital; Pandemia University outreach in anatomy and first aid by Instagram Abstract: At the beginning of 2020, with the increase in the number of new coronavirus (SARS-CoV-2) infection cases, the coronavirus disease-2019 pandemic was decreed by the World Health Organization. As the objective was to contain the spread of the virus, social distancing was oriented, and many academic activities were adapted to the online format. The Program, "Teaching Anatomy and Notions of First Aid," chose the Instagram platform to continue disseminating scientific knowledge and dialoguing with the community, fulfilling the purposes of university outreach. The objective of this work was to report the experience, via social network, of remote outreach activities. Eleven students met, via a digital platform, to study and discuss anatomy and first aid. The posts were built from scientific studies and updated protocols. Through digital information and communication technologies, several strategies were adopted to maintain the outreach action. Dialogical interaction with society was possible through posts on social networks, and the reach of Instagram expanded the target audience. Students were able to develop online communication skills and work on interprofessionality and interdisciplinarity, studying the topic and developing content for posts. The university must be able to adapt to changes and develop different forms of interaction with the community. Social networks proved to be an effective means of disseminating scientific information and expanding outreach. Keywords: Social Networks; Community-Institution Relations; Digital technology; Pandemics
id UFFS-1_ea58d4a0f70cc591d39a2caa937f54e0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12912
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository_id_str
spelling University outreach in anatomy and first aid by InstagramAção extensionista em anatomia e primeiros socorros via InstagramNo início de 2020, com o aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a pandemia da COVID-19 (do inglês coronavirus disease-2019) foi decretada pela Organização Mundial da Saúde. Como medida para contenção de propagação do vírus, foi orientado o distanciamento social e muitas atividades acadêmicas tiveram que ser adaptadas ao formato online. O Programa de Extensão “Ensino de Anatomia e Noções de Primeiros Socorros” optou pela plataforma Instagram para continuar divulgando conhecimento científico e dialogando com a comunidade, cumprindo os propósitos da extensão universitária. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivenciada, via rede social, da atuação extensionista remota. Onze extensionistas reuniram-se quinzenalmente, via plataforma digital, para estudo e discussão dos temas anatomia e primeiros socorros. As postagens foram construídas a partir de estudos científicos e protocolos atualizados. Várias estratégias foram adotadas, através da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, para a manutenção da ação extensionista. Essas estratégias resultaram em um aumento contínuo no número de seguidores. Foi possível a interação dialógica com a sociedade através das postagens nas redes sociais e o público foi ampliado pelo alcance do Instagram. Os extensionistas puderam desenvolver a habilidade de comunicação online e trabalhar a interprofissionalidade e a interdisciplinaridade ao estudarem o tema e desenvolverem conteúdo para postagens. A universidade deve ser capaz de se adaptar às mudanças e desenvolver diversas formas de interação com a comunidade. As redes sociais mostraram-se um meio eficaz de divulgação da informação científica e de ampliação da ação extensionista. Palavras-chave: Redes Sociais; Relações Comunidade-Instituição; Tecnologia digital; Pandemia University outreach in anatomy and first aid by Instagram Abstract: At the beginning of 2020, with the increase in the number of new coronavirus (SARS-CoV-2) infection cases, the coronavirus disease-2019 pandemic was decreed by the World Health Organization. As the objective was to contain the spread of the virus, social distancing was oriented, and many academic activities were adapted to the online format. The Program, "Teaching Anatomy and Notions of First Aid," chose the Instagram platform to continue disseminating scientific knowledge and dialoguing with the community, fulfilling the purposes of university outreach. The objective of this work was to report the experience, via social network, of remote outreach activities. Eleven students met, via a digital platform, to study and discuss anatomy and first aid. The posts were built from scientific studies and updated protocols. Through digital information and communication technologies, several strategies were adopted to maintain the outreach action. Dialogical interaction with society was possible through posts on social networks, and the reach of Instagram expanded the target audience. Students were able to develop online communication skills and work on interprofessionality and interdisciplinarity, studying the topic and developing content for posts. The university must be able to adapt to changes and develop different forms of interaction with the community. Social networks proved to be an effective means of disseminating scientific information and expanding outreach. Keywords: Social Networks; Community-Institution Relations; Digital technology; PandemicsUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2022-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1291210.36661/2358-0399.2022v13n3.12912Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 3 (2022); 357-366Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 3 (2022); 357-366Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 3 (2022); 357-3662358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12912/8705Copyright (c) 2022 Júlia Corrêa e Ferreira, Júllia Clara Ferreira de Oliveira, Vinícius Cunha Lemos, Heber Paulino Pena, Maira de Castro Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCorrêa e Ferreira, Júliade Oliveira, Júllia Clara FerreiraCunha Lemos, ViníciusPaulino Pena, HeberLima, Maira de Castro2023-10-31T13:23:44Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12912Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2024-05-21T19:56:13.050449Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)true
dc.title.none.fl_str_mv University outreach in anatomy and first aid by Instagram
Ação extensionista em anatomia e primeiros socorros via Instagram
title University outreach in anatomy and first aid by Instagram
spellingShingle University outreach in anatomy and first aid by Instagram
Corrêa e Ferreira, Júlia
title_short University outreach in anatomy and first aid by Instagram
title_full University outreach in anatomy and first aid by Instagram
title_fullStr University outreach in anatomy and first aid by Instagram
title_full_unstemmed University outreach in anatomy and first aid by Instagram
title_sort University outreach in anatomy and first aid by Instagram
author Corrêa e Ferreira, Júlia
author_facet Corrêa e Ferreira, Júlia
de Oliveira, Júllia Clara Ferreira
Cunha Lemos, Vinícius
Paulino Pena, Heber
Lima, Maira de Castro
author_role author
author2 de Oliveira, Júllia Clara Ferreira
Cunha Lemos, Vinícius
Paulino Pena, Heber
Lima, Maira de Castro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa e Ferreira, Júlia
de Oliveira, Júllia Clara Ferreira
Cunha Lemos, Vinícius
Paulino Pena, Heber
Lima, Maira de Castro
description No início de 2020, com o aumento do número de casos de infecção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), a pandemia da COVID-19 (do inglês coronavirus disease-2019) foi decretada pela Organização Mundial da Saúde. Como medida para contenção de propagação do vírus, foi orientado o distanciamento social e muitas atividades acadêmicas tiveram que ser adaptadas ao formato online. O Programa de Extensão “Ensino de Anatomia e Noções de Primeiros Socorros” optou pela plataforma Instagram para continuar divulgando conhecimento científico e dialogando com a comunidade, cumprindo os propósitos da extensão universitária. O objetivo desse trabalho foi relatar a experiência vivenciada, via rede social, da atuação extensionista remota. Onze extensionistas reuniram-se quinzenalmente, via plataforma digital, para estudo e discussão dos temas anatomia e primeiros socorros. As postagens foram construídas a partir de estudos científicos e protocolos atualizados. Várias estratégias foram adotadas, através da utilização das tecnologias digitais de informação e comunicação, para a manutenção da ação extensionista. Essas estratégias resultaram em um aumento contínuo no número de seguidores. Foi possível a interação dialógica com a sociedade através das postagens nas redes sociais e o público foi ampliado pelo alcance do Instagram. Os extensionistas puderam desenvolver a habilidade de comunicação online e trabalhar a interprofissionalidade e a interdisciplinaridade ao estudarem o tema e desenvolverem conteúdo para postagens. A universidade deve ser capaz de se adaptar às mudanças e desenvolver diversas formas de interação com a comunidade. As redes sociais mostraram-se um meio eficaz de divulgação da informação científica e de ampliação da ação extensionista. Palavras-chave: Redes Sociais; Relações Comunidade-Instituição; Tecnologia digital; Pandemia University outreach in anatomy and first aid by Instagram Abstract: At the beginning of 2020, with the increase in the number of new coronavirus (SARS-CoV-2) infection cases, the coronavirus disease-2019 pandemic was decreed by the World Health Organization. As the objective was to contain the spread of the virus, social distancing was oriented, and many academic activities were adapted to the online format. The Program, "Teaching Anatomy and Notions of First Aid," chose the Instagram platform to continue disseminating scientific knowledge and dialoguing with the community, fulfilling the purposes of university outreach. The objective of this work was to report the experience, via social network, of remote outreach activities. Eleven students met, via a digital platform, to study and discuss anatomy and first aid. The posts were built from scientific studies and updated protocols. Through digital information and communication technologies, several strategies were adopted to maintain the outreach action. Dialogical interaction with society was possible through posts on social networks, and the reach of Instagram expanded the target audience. Students were able to develop online communication skills and work on interprofessionality and interdisciplinarity, studying the topic and developing content for posts. The university must be able to adapt to changes and develop different forms of interaction with the community. Social networks proved to be an effective means of disseminating scientific information and expanding outreach. Keywords: Social Networks; Community-Institution Relations; Digital technology; Pandemics
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12912
10.36661/2358-0399.2022v13n3.12912
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12912
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2022v13n3.12912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/12912/8705
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 13 n. 3 (2022); 357-366
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 13 No 3 (2022); 357-366
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 13 Núm. 3 (2022); 357-366
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1799874993212882944