AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10822 |
Resumo: | A incidência de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares - como a obesidade - têm aumentado significativamente nas últimas décadas e, por isso, a necessidade urgente de ferramentas inovadoras como estratégia preventiva. Por outro lado, sabe-se que crianças adaptadas a um estilo de vida saudável são mais propensas a escolhas conscientes quando adultas. Assim, o objetivo do presente relato de experiência foi o de demonstrar como universitários, voluntários locais e a comunidade escolar interagem de forma harmônica a partir de uma ação unicamente extensionista e sistematicamente proposta. Quanto à metodologia empregada, foi utilizada a desenvolvida pelo programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL), a qual utiliza o conceito da Aprendizagem Criativa para a disseminação de informações em saúde, em parceria com universidades brasileiras e americanas. O manual elaborado pelo programa possibilita que universitários recriem e cocriem dinâmicas como o teatro de fantoches, utilizando poesia rimada e paródias. Portanto, os discentes foram orientados a elaborarem, em duplas, a implementação do programa em Baependi, Minas Gerais, utilizando a temática fisiologia cardiovascular. Desta forma, discentes de duas Universidades de Juiz de Fora (UFJF e UNIPAC-JF) tiveram a oportunidade de realizar ações educativas para 758 escolares, entre 6 e 12 anos de idade, matriculadas em escolas do município. Concluímos que o público infantil desta comunidade se encontra receptivo a ações como as empregadas neste projeto de extensão. E, ainda, que intervenções junto à comunidade tem um papel importante especialmente para os universitários que participam ativamente destas ações. Palavras-chave: Aprendizagem criativa; Doenças Cardiovasculares; Medicina Preventiva; Promoção à Saúde; Obesidade infantil; Dieta; Atividade física Health education actions in Baependi schools, Minas Gerais state: creative universities in action Abstract: The incidence of risk factors related to cardiovascular diseases - such as obesity - has increased significantly in the recent decades and, therefore, the urgent need for innovative tools as a preventive strategy. On the other hand, it is known that children adapted to a healthy lifestyle are more prone to conscious choices as adults. Thus, the aim of the present experience report was to demonstrate how university students, local volunteers and the school community interact in a harmonious way in an exclusively extensionist project and systematically proposed action. Regarding the methodology it was applied that developed by the “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) program, which uses the concept of Creative Learning for the dissemination of health information, in partnership with Brazilian and American universities. The program's manual enables university students to recreate and co-create dynamics as puppet theater using rhyming poetry and parodies. Therefore, the students were instructed to develop, in pairs, the implementation of the program in Baependi, Minas Gerais State (Brazil), using the theme cardiovascular physiology. Thus, students from two Universities of Juiz de Fora (UFJF and UNIPAC-JF) had the opportunity to carry out educational activities for 758 students, between 6 and 12 years old, enrolled in schools of that city. We conclude that the children of this community are receptive to actions such as those employed in this extension project. Also, community interventions play an important role especially for university students who actively participate in these actions. Keywords: Creative Learning; Cardiovascular diseases; Preventive Medicine; Health Promotion; Child obesity; Diet; Physical activity Acciones educativas en salud en las escuelas de Baependi, estado de Minas Gerais: universidades creativas en acción Resumen: A incidencia de factores de riesgo relacionados con enfermedades cardiovasculares, como la obesidad, ha aumentado significativamente en las últimas décadas y, por lo tanto, la necesidad urgente de herramientas innovadoras como estrategia preventiva. Por otro lado, se sabe que los niños adaptados a un estilo de vida saludable son más propensos a elecciones conscientes como adultos. Por lo tanto, el objetivo del presente informe de experiencia fue demostrar cómo los estudiantes universitarios, los voluntarios locales y la comunidad escolar interactúan de manera armoniosa en un proyecto exclusivamente extensionista y sistemáticamente propuesto. En cuanto a la metodología que se aplicó, fue desarrollada por el programa "Little Hearts Changing Lives" (LHCL), que utiliza el concepto de Aprendizaje Creativo para la difusión de información de salud, en colaboración con universidades brasileñas y estadounidenses. El manual del programa permite a los estudiantes universitarios recrear y cocrear dinámicas como teatro de marionetas utilizando poesías y parodias que riman. Por lo tanto, los estudiantes recibieron instrucciones de desarrollar, en parejas, la implementación del programa en Baependi, Minas Gerais (Brasil), utilizando el tema fisiología cardiovascular. Así, los alumnos de dos universidades de Juiz de Fora (UFJF y UNIPAC-JF) tuvieron la oportunidad de realizar actividades educativas para 758 alumnos, entre 6 y 12 años, matriculados en colegios de esa ciudad. Concluimos que los niños de esta comunidad son receptivos a acciones como las empleadas en este proyecto de extensión. Además, las intervenciones comunitarias juegan un papel importante, especialmente para los estudiantes universitarios que participan activamente en estas acciones. Palabras-clave: Aprendizaje creativo; Enfermedades cardiovasculares; Medicina preventiva; Promoción de la salud; Obesidad infantil; Dieta; Actividad física |
id |
UFFS-1_ed7fdffd11450b7c06b1ee1854fed015 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10822 |
network_acronym_str |
UFFS-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃOA incidência de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares - como a obesidade - têm aumentado significativamente nas últimas décadas e, por isso, a necessidade urgente de ferramentas inovadoras como estratégia preventiva. Por outro lado, sabe-se que crianças adaptadas a um estilo de vida saudável são mais propensas a escolhas conscientes quando adultas. Assim, o objetivo do presente relato de experiência foi o de demonstrar como universitários, voluntários locais e a comunidade escolar interagem de forma harmônica a partir de uma ação unicamente extensionista e sistematicamente proposta. Quanto à metodologia empregada, foi utilizada a desenvolvida pelo programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL), a qual utiliza o conceito da Aprendizagem Criativa para a disseminação de informações em saúde, em parceria com universidades brasileiras e americanas. O manual elaborado pelo programa possibilita que universitários recriem e cocriem dinâmicas como o teatro de fantoches, utilizando poesia rimada e paródias. Portanto, os discentes foram orientados a elaborarem, em duplas, a implementação do programa em Baependi, Minas Gerais, utilizando a temática fisiologia cardiovascular. Desta forma, discentes de duas Universidades de Juiz de Fora (UFJF e UNIPAC-JF) tiveram a oportunidade de realizar ações educativas para 758 escolares, entre 6 e 12 anos de idade, matriculadas em escolas do município. Concluímos que o público infantil desta comunidade se encontra receptivo a ações como as empregadas neste projeto de extensão. E, ainda, que intervenções junto à comunidade tem um papel importante especialmente para os universitários que participam ativamente destas ações. Palavras-chave: Aprendizagem criativa; Doenças Cardiovasculares; Medicina Preventiva; Promoção à Saúde; Obesidade infantil; Dieta; Atividade física Health education actions in Baependi schools, Minas Gerais state: creative universities in action Abstract: The incidence of risk factors related to cardiovascular diseases - such as obesity - has increased significantly in the recent decades and, therefore, the urgent need for innovative tools as a preventive strategy. On the other hand, it is known that children adapted to a healthy lifestyle are more prone to conscious choices as adults. Thus, the aim of the present experience report was to demonstrate how university students, local volunteers and the school community interact in a harmonious way in an exclusively extensionist project and systematically proposed action. Regarding the methodology it was applied that developed by the “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) program, which uses the concept of Creative Learning for the dissemination of health information, in partnership with Brazilian and American universities. The program's manual enables university students to recreate and co-create dynamics as puppet theater using rhyming poetry and parodies. Therefore, the students were instructed to develop, in pairs, the implementation of the program in Baependi, Minas Gerais State (Brazil), using the theme cardiovascular physiology. Thus, students from two Universities of Juiz de Fora (UFJF and UNIPAC-JF) had the opportunity to carry out educational activities for 758 students, between 6 and 12 years old, enrolled in schools of that city. We conclude that the children of this community are receptive to actions such as those employed in this extension project. Also, community interventions play an important role especially for university students who actively participate in these actions. Keywords: Creative Learning; Cardiovascular diseases; Preventive Medicine; Health Promotion; Child obesity; Diet; Physical activity Acciones educativas en salud en las escuelas de Baependi, estado de Minas Gerais: universidades creativas en acción Resumen: A incidencia de factores de riesgo relacionados con enfermedades cardiovasculares, como la obesidad, ha aumentado significativamente en las últimas décadas y, por lo tanto, la necesidad urgente de herramientas innovadoras como estrategia preventiva. Por otro lado, se sabe que los niños adaptados a un estilo de vida saludable son más propensos a elecciones conscientes como adultos. Por lo tanto, el objetivo del presente informe de experiencia fue demostrar cómo los estudiantes universitarios, los voluntarios locales y la comunidad escolar interactúan de manera armoniosa en un proyecto exclusivamente extensionista y sistemáticamente propuesto. En cuanto a la metodología que se aplicó, fue desarrollada por el programa "Little Hearts Changing Lives" (LHCL), que utiliza el concepto de Aprendizaje Creativo para la difusión de información de salud, en colaboración con universidades brasileñas y estadounidenses. El manual del programa permite a los estudiantes universitarios recrear y cocrear dinámicas como teatro de marionetas utilizando poesías y parodias que riman. Por lo tanto, los estudiantes recibieron instrucciones de desarrollar, en parejas, la implementación del programa en Baependi, Minas Gerais (Brasil), utilizando el tema fisiología cardiovascular. Así, los alumnos de dos universidades de Juiz de Fora (UFJF y UNIPAC-JF) tuvieron la oportunidad de realizar actividades educativas para 758 alumnos, entre 6 y 12 años, matriculados en colegios de esa ciudad. Concluimos que los niños de esta comunidad son receptivos a acciones como las empleadas en este proyecto de extensión. Además, las intervenciones comunitarias juegan un papel importante, especialmente para los estudiantes universitarios que participan activamente en estas acciones. Palabras-clave: Aprendizaje creativo; Enfermedades cardiovasculares; Medicina preventiva; Promoción de la salud; Obesidad infantil; Dieta; Actividad físicaUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2019-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1082210.36661/2358-0399.2019v10i3.10822Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 3 (2019); 183-190Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 3 (2019); 183-190Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 3 (2019); 183-1902358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10822/7290Copyright (c) 2019 Camila Maciel Oliveira, Rebeca Simoes Brito, Ana Beatriz Clemente Gonçalves, Pamella Donadoni Coelho, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda Bermudez, Edison Luiz Almeida Tizzot, Rafael de Oliveira Alvim, Carlos Alberto Mourão Juniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Camila MacielBrito, Rebeca SimoesGonçalves, Ana Beatriz ClementeCoelho, Pamella DonadoniBermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin VeledaTizzot, Edison Luiz AlmeidaAlvim, Rafael de OliveiraMourão Junior, Carlos Alberto2022-08-18T20:51:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10822Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T20:51:24Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO |
title |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO |
spellingShingle |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO Oliveira, Camila Maciel |
title_short |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO |
title_full |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO |
title_fullStr |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO |
title_full_unstemmed |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO |
title_sort |
AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE EM ESCOLAS DE BAEPENDI, MINAS GERAIS: UNIVERSIDADES CRIATIVAS EM AÇÃO |
author |
Oliveira, Camila Maciel |
author_facet |
Oliveira, Camila Maciel Brito, Rebeca Simoes Gonçalves, Ana Beatriz Clemente Coelho, Pamella Donadoni Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda Tizzot, Edison Luiz Almeida Alvim, Rafael de Oliveira Mourão Junior, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Brito, Rebeca Simoes Gonçalves, Ana Beatriz Clemente Coelho, Pamella Donadoni Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda Tizzot, Edison Luiz Almeida Alvim, Rafael de Oliveira Mourão Junior, Carlos Alberto |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Camila Maciel Brito, Rebeca Simoes Gonçalves, Ana Beatriz Clemente Coelho, Pamella Donadoni Bermudez, Beatriz Elizabeth Bagatin Veleda Tizzot, Edison Luiz Almeida Alvim, Rafael de Oliveira Mourão Junior, Carlos Alberto |
description |
A incidência de fatores de risco relacionados a doenças cardiovasculares - como a obesidade - têm aumentado significativamente nas últimas décadas e, por isso, a necessidade urgente de ferramentas inovadoras como estratégia preventiva. Por outro lado, sabe-se que crianças adaptadas a um estilo de vida saudável são mais propensas a escolhas conscientes quando adultas. Assim, o objetivo do presente relato de experiência foi o de demonstrar como universitários, voluntários locais e a comunidade escolar interagem de forma harmônica a partir de uma ação unicamente extensionista e sistematicamente proposta. Quanto à metodologia empregada, foi utilizada a desenvolvida pelo programa “Little Hearts Changing Lives” (LHCL), a qual utiliza o conceito da Aprendizagem Criativa para a disseminação de informações em saúde, em parceria com universidades brasileiras e americanas. O manual elaborado pelo programa possibilita que universitários recriem e cocriem dinâmicas como o teatro de fantoches, utilizando poesia rimada e paródias. Portanto, os discentes foram orientados a elaborarem, em duplas, a implementação do programa em Baependi, Minas Gerais, utilizando a temática fisiologia cardiovascular. Desta forma, discentes de duas Universidades de Juiz de Fora (UFJF e UNIPAC-JF) tiveram a oportunidade de realizar ações educativas para 758 escolares, entre 6 e 12 anos de idade, matriculadas em escolas do município. Concluímos que o público infantil desta comunidade se encontra receptivo a ações como as empregadas neste projeto de extensão. E, ainda, que intervenções junto à comunidade tem um papel importante especialmente para os universitários que participam ativamente destas ações. Palavras-chave: Aprendizagem criativa; Doenças Cardiovasculares; Medicina Preventiva; Promoção à Saúde; Obesidade infantil; Dieta; Atividade física Health education actions in Baependi schools, Minas Gerais state: creative universities in action Abstract: The incidence of risk factors related to cardiovascular diseases - such as obesity - has increased significantly in the recent decades and, therefore, the urgent need for innovative tools as a preventive strategy. On the other hand, it is known that children adapted to a healthy lifestyle are more prone to conscious choices as adults. Thus, the aim of the present experience report was to demonstrate how university students, local volunteers and the school community interact in a harmonious way in an exclusively extensionist project and systematically proposed action. Regarding the methodology it was applied that developed by the “Little Hearts Changing Lives” (LHCL) program, which uses the concept of Creative Learning for the dissemination of health information, in partnership with Brazilian and American universities. The program's manual enables university students to recreate and co-create dynamics as puppet theater using rhyming poetry and parodies. Therefore, the students were instructed to develop, in pairs, the implementation of the program in Baependi, Minas Gerais State (Brazil), using the theme cardiovascular physiology. Thus, students from two Universities of Juiz de Fora (UFJF and UNIPAC-JF) had the opportunity to carry out educational activities for 758 students, between 6 and 12 years old, enrolled in schools of that city. We conclude that the children of this community are receptive to actions such as those employed in this extension project. Also, community interventions play an important role especially for university students who actively participate in these actions. Keywords: Creative Learning; Cardiovascular diseases; Preventive Medicine; Health Promotion; Child obesity; Diet; Physical activity Acciones educativas en salud en las escuelas de Baependi, estado de Minas Gerais: universidades creativas en acción Resumen: A incidencia de factores de riesgo relacionados con enfermedades cardiovasculares, como la obesidad, ha aumentado significativamente en las últimas décadas y, por lo tanto, la necesidad urgente de herramientas innovadoras como estrategia preventiva. Por otro lado, se sabe que los niños adaptados a un estilo de vida saludable son más propensos a elecciones conscientes como adultos. Por lo tanto, el objetivo del presente informe de experiencia fue demostrar cómo los estudiantes universitarios, los voluntarios locales y la comunidad escolar interactúan de manera armoniosa en un proyecto exclusivamente extensionista y sistemáticamente propuesto. En cuanto a la metodología que se aplicó, fue desarrollada por el programa "Little Hearts Changing Lives" (LHCL), que utiliza el concepto de Aprendizaje Creativo para la difusión de información de salud, en colaboración con universidades brasileñas y estadounidenses. El manual del programa permite a los estudiantes universitarios recrear y cocrear dinámicas como teatro de marionetas utilizando poesías y parodias que riman. Por lo tanto, los estudiantes recibieron instrucciones de desarrollar, en parejas, la implementación del programa en Baependi, Minas Gerais (Brasil), utilizando el tema fisiología cardiovascular. Así, los alumnos de dos universidades de Juiz de Fora (UFJF y UNIPAC-JF) tuvieron la oportunidad de realizar actividades educativas para 758 alumnos, entre 6 y 12 años, matriculados en colegios de esa ciudad. Concluimos que los niños de esta comunidad son receptivos a acciones como las empleadas en este proyecto de extensión. Además, las intervenciones comunitarias juegan un papel importante, especialmente para los estudiantes universitarios que participan activamente en estas acciones. Palabras-clave: Aprendizaje creativo; Enfermedades cardiovasculares; Medicina preventiva; Promoción de la salud; Obesidad infantil; Dieta; Actividad física |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por pares texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10822 10.36661/2358-0399.2019v10i3.10822 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10822 |
identifier_str_mv |
10.36661/2358-0399.2019v10i3.10822 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/10822/7290 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 10 n. 3 (2019); 183-190 Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 10 No 3 (2019); 183-190 Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 10 Núm. 3 (2019); 183-190 2358-0399 1806-2695 reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||contato.rbeu@gmail.com |
_version_ |
1809280739725803520 |