Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farias, Thainá Ruth França de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nunes, Aryelly Dayane da Silva, Barros, Victor Vasconcelos de, Xavier, Aline Roberta da Silva, Freire, Pierre Andrade, Arrais, Ricardo Fernando, Barbosa, Isabelle Ribeiro, Chung, King, Balen, Sheila Andreoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
DOI: 10.36661/2358-0399.2021v12i2.11736
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11736
Resumo: A audição é um dos sentidos mais significativos para a comunicação humana, de tal maneira que a sua ausência acarreta efeitos negativos no bem-estar e na qualidade de vida da população envolvida. Diante desse contexto, esse estudo teve como objetivo relatar a experiência das atividades de pesquisa e de extensão desenvolvidas no Programa Saúde Auditiva do Escolar (PSAE), voltadas à educação em saúde auditiva. Foram realizados testes auditivos em uma comunidade escolar e verificadas as alterações auditivas mais prevalentes nessa população. Os principais achados foram obstrução de orelhas por cerume e relato do uso frequente de fones de ouvido. Os resultados encontrados contribuíram para a realização da ação de extensão “Ouvir por toda a vida: Dia Mundial da Audição 2020”, durante a qual foram realizadas quatro atividades por meio de recursos didáticos e lúdicos com essa população, sendo elas (1) “higienização das orelhas”, (2) “mapa do barulho”, (3) avaliação da intensidade do fone de ouvido com o auxílio da “Cocleannny”, (4) roda de conversa com os escolares com o auxílio da “Alexa” (personagem virtual) e (5) roda de conversa com os professores, sobre os problemas mais frequentes detectados. Todas as atividades apresentaram bons resultados, além de engajamento por parte da comunidade escolar, contribuindo para que os escolares possam tomar decisões mais adequadas quanto aos hábitos deletérios antes praticados: excessiva utilização do fone de ouvido e ruído durante as aulas. Palavras-chave: Transtornos da Audição; Estudantes; Educação em Saúde; Prevenção Primária School Auditory Health Program: an integration between research and extension Abstract: Hearing is one of the most significant meanings for human communication, so that its absence has adverse effects on the well-being and quality of life of the population involved. Given this context, this study aimed to report the experience of research and extension activities developed in the School Auditory Health Program (SAHP), focused on hearing health education. Hearing tests were carried out in a school community, and the most prevalent hearing disorders in this population were verified. The main findings were ear obstruction by cerumen and self-report of the frequent use of headphones. The results found contributed to the implementation of the extension action “Listening for life: World Hearing Day 2020”, during which four interactive activities were carried out through didactic and ludic resources with this population, which are (1) “ear cleaning,” (2) “noise map,” (3) earphone intensity assessment with the help of “Cocleanny,” (4) conversation with students with the help of the virtual character “Alexa” and (5) conversation with the teachers, all aiming to reduce the most frequent problems detected. All activities showed promising results and engagement by the school community, helping the students make more appropriate decisions regarding the harmful habits previously practiced, e. g. excessive use of the headset and noise during classes. Keywords: Hearing Disorders; Students; Health Education; Primary Prevention
id UFFS-1_f60cd5a13d823eab0a0c26cfd58e7111
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11736
network_acronym_str UFFS-1
network_name_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
spelling Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensãoA audição é um dos sentidos mais significativos para a comunicação humana, de tal maneira que a sua ausência acarreta efeitos negativos no bem-estar e na qualidade de vida da população envolvida. Diante desse contexto, esse estudo teve como objetivo relatar a experiência das atividades de pesquisa e de extensão desenvolvidas no Programa Saúde Auditiva do Escolar (PSAE), voltadas à educação em saúde auditiva. Foram realizados testes auditivos em uma comunidade escolar e verificadas as alterações auditivas mais prevalentes nessa população. Os principais achados foram obstrução de orelhas por cerume e relato do uso frequente de fones de ouvido. Os resultados encontrados contribuíram para a realização da ação de extensão “Ouvir por toda a vida: Dia Mundial da Audição 2020”, durante a qual foram realizadas quatro atividades por meio de recursos didáticos e lúdicos com essa população, sendo elas (1) “higienização das orelhas”, (2) “mapa do barulho”, (3) avaliação da intensidade do fone de ouvido com o auxílio da “Cocleannny”, (4) roda de conversa com os escolares com o auxílio da “Alexa” (personagem virtual) e (5) roda de conversa com os professores, sobre os problemas mais frequentes detectados. Todas as atividades apresentaram bons resultados, além de engajamento por parte da comunidade escolar, contribuindo para que os escolares possam tomar decisões mais adequadas quanto aos hábitos deletérios antes praticados: excessiva utilização do fone de ouvido e ruído durante as aulas. Palavras-chave: Transtornos da Audição; Estudantes; Educação em Saúde; Prevenção Primária School Auditory Health Program: an integration between research and extension Abstract: Hearing is one of the most significant meanings for human communication, so that its absence has adverse effects on the well-being and quality of life of the population involved. Given this context, this study aimed to report the experience of research and extension activities developed in the School Auditory Health Program (SAHP), focused on hearing health education. Hearing tests were carried out in a school community, and the most prevalent hearing disorders in this population were verified. The main findings were ear obstruction by cerumen and self-report of the frequent use of headphones. The results found contributed to the implementation of the extension action “Listening for life: World Hearing Day 2020”, during which four interactive activities were carried out through didactic and ludic resources with this population, which are (1) “ear cleaning,” (2) “noise map,” (3) earphone intensity assessment with the help of “Cocleanny,” (4) conversation with students with the help of the virtual character “Alexa” and (5) conversation with the teachers, all aiming to reduce the most frequent problems detected. All activities showed promising results and engagement by the school community, helping the students make more appropriate decisions regarding the harmful habits previously practiced, e. g. excessive use of the headset and noise during classes. Keywords: Hearing Disorders; Students; Health Education; Primary PreventionUniversidade Federal da Fronteira Sul - UFFS2021-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por parestextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/1173610.36661/2358-0399.2021v12i2.11736Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 2 (2021); 135-146Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 2 (2021); 135-146Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 2 (2021); 135-1462358-03991806-2695reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11736/7935Copyright (c) 2021 Thainá Ruth França de Farias, Aryelly Dayane da Silva Nunes, Victor Vasconcelos de Barros, Aline Roberta da Silva Xavier, Pierre Andrade Freire, Ricardo Fernando Arrais, Isabelle Ribeiro Barbosa, King Chung, Sheila Andreoli Balenhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFarias, Thainá Ruth França deNunes, Aryelly Dayane da SilvaBarros, Victor Vasconcelos deXavier, Aline Roberta da SilvaFreire, Pierre AndradeArrais, Ricardo FernandoBarbosa, Isabelle RibeiroChung, KingBalen, Sheila Andreoli2022-08-18T17:40:14Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11736Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/indexPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/oai||contato.rbeu@gmail.com2358-03991806-2695opendoar:2022-08-18T17:40:14Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
title Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
spellingShingle Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
Farias, Thainá Ruth França de
Farias, Thainá Ruth França de
title_short Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
title_full Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
title_fullStr Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
title_full_unstemmed Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
title_sort Programa Saúde Auditiva do Escolar: Uma integração entre pesquisa e extensão
author Farias, Thainá Ruth França de
author_facet Farias, Thainá Ruth França de
Farias, Thainá Ruth França de
Nunes, Aryelly Dayane da Silva
Barros, Victor Vasconcelos de
Xavier, Aline Roberta da Silva
Freire, Pierre Andrade
Arrais, Ricardo Fernando
Barbosa, Isabelle Ribeiro
Chung, King
Balen, Sheila Andreoli
Nunes, Aryelly Dayane da Silva
Barros, Victor Vasconcelos de
Xavier, Aline Roberta da Silva
Freire, Pierre Andrade
Arrais, Ricardo Fernando
Barbosa, Isabelle Ribeiro
Chung, King
Balen, Sheila Andreoli
author_role author
author2 Nunes, Aryelly Dayane da Silva
Barros, Victor Vasconcelos de
Xavier, Aline Roberta da Silva
Freire, Pierre Andrade
Arrais, Ricardo Fernando
Barbosa, Isabelle Ribeiro
Chung, King
Balen, Sheila Andreoli
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Farias, Thainá Ruth França de
Nunes, Aryelly Dayane da Silva
Barros, Victor Vasconcelos de
Xavier, Aline Roberta da Silva
Freire, Pierre Andrade
Arrais, Ricardo Fernando
Barbosa, Isabelle Ribeiro
Chung, King
Balen, Sheila Andreoli
description A audição é um dos sentidos mais significativos para a comunicação humana, de tal maneira que a sua ausência acarreta efeitos negativos no bem-estar e na qualidade de vida da população envolvida. Diante desse contexto, esse estudo teve como objetivo relatar a experiência das atividades de pesquisa e de extensão desenvolvidas no Programa Saúde Auditiva do Escolar (PSAE), voltadas à educação em saúde auditiva. Foram realizados testes auditivos em uma comunidade escolar e verificadas as alterações auditivas mais prevalentes nessa população. Os principais achados foram obstrução de orelhas por cerume e relato do uso frequente de fones de ouvido. Os resultados encontrados contribuíram para a realização da ação de extensão “Ouvir por toda a vida: Dia Mundial da Audição 2020”, durante a qual foram realizadas quatro atividades por meio de recursos didáticos e lúdicos com essa população, sendo elas (1) “higienização das orelhas”, (2) “mapa do barulho”, (3) avaliação da intensidade do fone de ouvido com o auxílio da “Cocleannny”, (4) roda de conversa com os escolares com o auxílio da “Alexa” (personagem virtual) e (5) roda de conversa com os professores, sobre os problemas mais frequentes detectados. Todas as atividades apresentaram bons resultados, além de engajamento por parte da comunidade escolar, contribuindo para que os escolares possam tomar decisões mais adequadas quanto aos hábitos deletérios antes praticados: excessiva utilização do fone de ouvido e ruído durante as aulas. Palavras-chave: Transtornos da Audição; Estudantes; Educação em Saúde; Prevenção Primária School Auditory Health Program: an integration between research and extension Abstract: Hearing is one of the most significant meanings for human communication, so that its absence has adverse effects on the well-being and quality of life of the population involved. Given this context, this study aimed to report the experience of research and extension activities developed in the School Auditory Health Program (SAHP), focused on hearing health education. Hearing tests were carried out in a school community, and the most prevalent hearing disorders in this population were verified. The main findings were ear obstruction by cerumen and self-report of the frequent use of headphones. The results found contributed to the implementation of the extension action “Listening for life: World Hearing Day 2020”, during which four interactive activities were carried out through didactic and ludic resources with this population, which are (1) “ear cleaning,” (2) “noise map,” (3) earphone intensity assessment with the help of “Cocleanny,” (4) conversation with students with the help of the virtual character “Alexa” and (5) conversation with the teachers, all aiming to reduce the most frequent problems detected. All activities showed promising results and engagement by the school community, helping the students make more appropriate decisions regarding the harmful habits previously practiced, e. g. excessive use of the headset and noise during classes. Keywords: Hearing Disorders; Students; Health Education; Primary Prevention
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer reviewed
Revisado por pares
Avaliado por pares
texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11736
10.36661/2358-0399.2021v12i2.11736
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11736
identifier_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i2.11736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RBEU/article/view/11736/7935
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária; v. 12 n. 2 (2021); 135-146
Brazilian Journal of University Extension (Revista Brasileira de Extensão Universitária); Vol 12 No 2 (2021); 135-146
Revista Brasileira de Extensão Universitária; Vol. 12 Núm. 2 (2021); 135-146
2358-0399
1806-2695
reponame:Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
instname:Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
collection Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Extensão Universitária (Online) - Universidade Federal Fronteira do Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv ||contato.rbeu@gmail.com
_version_ 1822220149570142208
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36661/2358-0399.2021v12i2.11736