Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Wellington
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Assis, Alice, Travain, Silmar Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227
Resumo: Este trabalho corresponde a uma proposta de utilização de uma atividade experimental para abordar os conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo de forma investigativa com intuito de facilitar a abordagem de conceitos e despertar o interesse do aluno para o conteúdo, capacitando-o a formular e compreender a teoria fundamentado em uma situação real. Para isso, propõe-se a utilização de materiais de baixo custo para a construção de um minifoguete e de recursos tecnológicos, como o software GeoGebra, para analisar e embasar as discussões sobre a trajetória desse minifoguete, bem como os conceitos físicos e matemáticos envolvidos. Esta proposta pode ser aplicada com estudantes de Ensino Médio, devendo ser desenvolvida antes de qualquer discussão a respeito de função quadrática, pois espera-se que os alunos desenvolvam o conteúdo de forma investigativa embasados em suas observações e indagações coletivas, uma vez que terão, inicialmente, um único desafio: fazer com que o minifoguete obtenha o maior alcance horizontal. A partir da observação e discussão desse experimento, é possível validar algumas propriedades e conceitos, levar o aluno a perceber a teoria e articulá-la com o cotidiano, além de possibilitar a formalização matemática que, muitas vezes, parece abstrata.
id UFFS-2_026229418eeae5b100a3b2f1418b513e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11227
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativaEste trabalho corresponde a uma proposta de utilização de uma atividade experimental para abordar os conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo de forma investigativa com intuito de facilitar a abordagem de conceitos e despertar o interesse do aluno para o conteúdo, capacitando-o a formular e compreender a teoria fundamentado em uma situação real. Para isso, propõe-se a utilização de materiais de baixo custo para a construção de um minifoguete e de recursos tecnológicos, como o software GeoGebra, para analisar e embasar as discussões sobre a trajetória desse minifoguete, bem como os conceitos físicos e matemáticos envolvidos. Esta proposta pode ser aplicada com estudantes de Ensino Médio, devendo ser desenvolvida antes de qualquer discussão a respeito de função quadrática, pois espera-se que os alunos desenvolvam o conteúdo de forma investigativa embasados em suas observações e indagações coletivas, uma vez que terão, inicialmente, um único desafio: fazer com que o minifoguete obtenha o maior alcance horizontal. A partir da observação e discussão desse experimento, é possível validar algumas propriedades e conceitos, levar o aluno a perceber a teoria e articulá-la com o cotidiano, além de possibilitar a formalização matemática que, muitas vezes, parece abstrata.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1122710.36661/2595-4520.2020v3i2.11227Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 334-3482595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227/7485Copyright (c) 2020 Wellington da Silva, Alice Assis, Silmar Antonio Travainhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, WellingtonAssis, AliceTravain, Silmar Antonio2021-07-13T05:23:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11227Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
title Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
spellingShingle Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
da Silva, Wellington
title_short Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
title_full Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
title_fullStr Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
title_full_unstemmed Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
title_sort Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
author da Silva, Wellington
author_facet da Silva, Wellington
Assis, Alice
Travain, Silmar Antonio
author_role author
author2 Assis, Alice
Travain, Silmar Antonio
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Wellington
Assis, Alice
Travain, Silmar Antonio
description Este trabalho corresponde a uma proposta de utilização de uma atividade experimental para abordar os conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo de forma investigativa com intuito de facilitar a abordagem de conceitos e despertar o interesse do aluno para o conteúdo, capacitando-o a formular e compreender a teoria fundamentado em uma situação real. Para isso, propõe-se a utilização de materiais de baixo custo para a construção de um minifoguete e de recursos tecnológicos, como o software GeoGebra, para analisar e embasar as discussões sobre a trajetória desse minifoguete, bem como os conceitos físicos e matemáticos envolvidos. Esta proposta pode ser aplicada com estudantes de Ensino Médio, devendo ser desenvolvida antes de qualquer discussão a respeito de função quadrática, pois espera-se que os alunos desenvolvam o conteúdo de forma investigativa embasados em suas observações e indagações coletivas, uma vez que terão, inicialmente, um único desafio: fazer com que o minifoguete obtenha o maior alcance horizontal. A partir da observação e discussão desse experimento, é possível validar algumas propriedades e conceitos, levar o aluno a perceber a teoria e articulá-la com o cotidiano, além de possibilitar a formalização matemática que, muitas vezes, parece abstrata.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11227
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227/7485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Wellington da Silva, Alice Assis, Silmar Antonio Travain
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Wellington da Silva, Alice Assis, Silmar Antonio Travain
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 334-348
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612395692032