Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227 |
Resumo: | Este trabalho corresponde a uma proposta de utilização de uma atividade experimental para abordar os conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo de forma investigativa com intuito de facilitar a abordagem de conceitos e despertar o interesse do aluno para o conteúdo, capacitando-o a formular e compreender a teoria fundamentado em uma situação real. Para isso, propõe-se a utilização de materiais de baixo custo para a construção de um minifoguete e de recursos tecnológicos, como o software GeoGebra, para analisar e embasar as discussões sobre a trajetória desse minifoguete, bem como os conceitos físicos e matemáticos envolvidos. Esta proposta pode ser aplicada com estudantes de Ensino Médio, devendo ser desenvolvida antes de qualquer discussão a respeito de função quadrática, pois espera-se que os alunos desenvolvam o conteúdo de forma investigativa embasados em suas observações e indagações coletivas, uma vez que terão, inicialmente, um único desafio: fazer com que o minifoguete obtenha o maior alcance horizontal. A partir da observação e discussão desse experimento, é possível validar algumas propriedades e conceitos, levar o aluno a perceber a teoria e articulá-la com o cotidiano, além de possibilitar a formalização matemática que, muitas vezes, parece abstrata. |
id |
UFFS-2_026229418eeae5b100a3b2f1418b513e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11227 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativaEste trabalho corresponde a uma proposta de utilização de uma atividade experimental para abordar os conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo de forma investigativa com intuito de facilitar a abordagem de conceitos e despertar o interesse do aluno para o conteúdo, capacitando-o a formular e compreender a teoria fundamentado em uma situação real. Para isso, propõe-se a utilização de materiais de baixo custo para a construção de um minifoguete e de recursos tecnológicos, como o software GeoGebra, para analisar e embasar as discussões sobre a trajetória desse minifoguete, bem como os conceitos físicos e matemáticos envolvidos. Esta proposta pode ser aplicada com estudantes de Ensino Médio, devendo ser desenvolvida antes de qualquer discussão a respeito de função quadrática, pois espera-se que os alunos desenvolvam o conteúdo de forma investigativa embasados em suas observações e indagações coletivas, uma vez que terão, inicialmente, um único desafio: fazer com que o minifoguete obtenha o maior alcance horizontal. A partir da observação e discussão desse experimento, é possível validar algumas propriedades e conceitos, levar o aluno a perceber a teoria e articulá-la com o cotidiano, além de possibilitar a formalização matemática que, muitas vezes, parece abstrata.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1122710.36661/2595-4520.2020v3i2.11227Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 334-3482595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227/7485Copyright (c) 2020 Wellington da Silva, Alice Assis, Silmar Antonio Travainhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, WellingtonAssis, AliceTravain, Silmar Antonio2021-07-13T05:23:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11227Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa |
title |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa |
spellingShingle |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa da Silva, Wellington |
title_short |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa |
title_full |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa |
title_fullStr |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa |
title_full_unstemmed |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa |
title_sort |
Função Quadrática e Lançamento Oblíquo: proposta de uma abordagem investigativa |
author |
da Silva, Wellington |
author_facet |
da Silva, Wellington Assis, Alice Travain, Silmar Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Assis, Alice Travain, Silmar Antonio |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Wellington Assis, Alice Travain, Silmar Antonio |
description |
Este trabalho corresponde a uma proposta de utilização de uma atividade experimental para abordar os conteúdos de função quadrática e lançamento oblíquo de forma investigativa com intuito de facilitar a abordagem de conceitos e despertar o interesse do aluno para o conteúdo, capacitando-o a formular e compreender a teoria fundamentado em uma situação real. Para isso, propõe-se a utilização de materiais de baixo custo para a construção de um minifoguete e de recursos tecnológicos, como o software GeoGebra, para analisar e embasar as discussões sobre a trajetória desse minifoguete, bem como os conceitos físicos e matemáticos envolvidos. Esta proposta pode ser aplicada com estudantes de Ensino Médio, devendo ser desenvolvida antes de qualquer discussão a respeito de função quadrática, pois espera-se que os alunos desenvolvam o conteúdo de forma investigativa embasados em suas observações e indagações coletivas, uma vez que terão, inicialmente, um único desafio: fazer com que o minifoguete obtenha o maior alcance horizontal. A partir da observação e discussão desse experimento, é possível validar algumas propriedades e conceitos, levar o aluno a perceber a teoria e articulá-la com o cotidiano, além de possibilitar a formalização matemática que, muitas vezes, parece abstrata. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11227 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11227/7485 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Wellington da Silva, Alice Assis, Silmar Antonio Travain http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Wellington da Silva, Alice Assis, Silmar Antonio Travain http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 334-348 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612395692032 |