Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Paulo César
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Siqueira, Alexandra Bujokas de, Moura, Tiago Fernando Alves de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12148
Resumo: Signos visuais estão presentes em materiais instrucionais utilizados na educação da Pessoa com Deficiência (PcD), em especial neste estudo, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório na modalidade de Pesquisa Documental. Nosso objetivo neste artigo consistiu em realizar uma análise de imagens do corpo humano extraídas de cartões do Picture Exchange Communication System (PECS) disponíveis em um Blog de acesso público: http://pecsemportugues.blogspot.com/2008/06/corpo-humano.html. Os resultados demonstraram que: (i) invariavelmente, existem signos visuais e verbo-visuais arbitrários entre si, assim como apresentam signos que não apresentam correspondência direta entre o signo visual, a escritura e o corpo humano real; (ii) as imagens utilizadas no PECS, assim como quaisquer outras imagens, colonizam os aprendizes na prevalência de aspectos culturais não universais (não hegemônicos): cor da cútis, prevalentemente, branca; aspectos relacionados ao gênero e papéis sexuais masculinos e femininos, além do uso de estereótipos em relação a signos arbitrários que, não necessariamente, representam os diferentes contextos educativos da criança autista. Conclui-se, portanto, que a utilização dos cartões PECS requer cuidado e consideração semiológica por parte dos educadores.
id UFFS-2_0815a9db8e8af9f25adb25cee5620dc2
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12148
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication SystemSignos visuais estão presentes em materiais instrucionais utilizados na educação da Pessoa com Deficiência (PcD), em especial neste estudo, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório na modalidade de Pesquisa Documental. Nosso objetivo neste artigo consistiu em realizar uma análise de imagens do corpo humano extraídas de cartões do Picture Exchange Communication System (PECS) disponíveis em um Blog de acesso público: http://pecsemportugues.blogspot.com/2008/06/corpo-humano.html. Os resultados demonstraram que: (i) invariavelmente, existem signos visuais e verbo-visuais arbitrários entre si, assim como apresentam signos que não apresentam correspondência direta entre o signo visual, a escritura e o corpo humano real; (ii) as imagens utilizadas no PECS, assim como quaisquer outras imagens, colonizam os aprendizes na prevalência de aspectos culturais não universais (não hegemônicos): cor da cútis, prevalentemente, branca; aspectos relacionados ao gênero e papéis sexuais masculinos e femininos, além do uso de estereótipos em relação a signos arbitrários que, não necessariamente, representam os diferentes contextos educativos da criança autista. Conclui-se, portanto, que a utilização dos cartões PECS requer cuidado e consideração semiológica por parte dos educadores.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1214810.36661/2595-4520.2021v4i3.12148Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 633-6532595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12148/7837Copyright (c) 2021 Paulo César Gomes, Alexandra Bujokas de Siqueira, Tiago Fernando Alves de Mourahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Paulo CésarSiqueira, Alexandra Bujokas deMoura, Tiago Fernando Alves de2021-07-13T05:20:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12148Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
title Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
spellingShingle Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
Gomes, Paulo César
title_short Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
title_full Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
title_fullStr Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
title_full_unstemmed Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
title_sort Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
author Gomes, Paulo César
author_facet Gomes, Paulo César
Siqueira, Alexandra Bujokas de
Moura, Tiago Fernando Alves de
author_role author
author2 Siqueira, Alexandra Bujokas de
Moura, Tiago Fernando Alves de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Paulo César
Siqueira, Alexandra Bujokas de
Moura, Tiago Fernando Alves de
description Signos visuais estão presentes em materiais instrucionais utilizados na educação da Pessoa com Deficiência (PcD), em especial neste estudo, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório na modalidade de Pesquisa Documental. Nosso objetivo neste artigo consistiu em realizar uma análise de imagens do corpo humano extraídas de cartões do Picture Exchange Communication System (PECS) disponíveis em um Blog de acesso público: http://pecsemportugues.blogspot.com/2008/06/corpo-humano.html. Os resultados demonstraram que: (i) invariavelmente, existem signos visuais e verbo-visuais arbitrários entre si, assim como apresentam signos que não apresentam correspondência direta entre o signo visual, a escritura e o corpo humano real; (ii) as imagens utilizadas no PECS, assim como quaisquer outras imagens, colonizam os aprendizes na prevalência de aspectos culturais não universais (não hegemônicos): cor da cútis, prevalentemente, branca; aspectos relacionados ao gênero e papéis sexuais masculinos e femininos, além do uso de estereótipos em relação a signos arbitrários que, não necessariamente, representam os diferentes contextos educativos da criança autista. Conclui-se, portanto, que a utilização dos cartões PECS requer cuidado e consideração semiológica por parte dos educadores.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12148
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12148
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12148
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12148
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12148/7837
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Paulo César Gomes, Alexandra Bujokas de Siqueira, Tiago Fernando Alves de Moura
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Paulo César Gomes, Alexandra Bujokas de Siqueira, Tiago Fernando Alves de Moura
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 633-653
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613270204416