Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication System
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12148 |
Resumo: | Signos visuais estão presentes em materiais instrucionais utilizados na educação da Pessoa com Deficiência (PcD), em especial neste estudo, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório na modalidade de Pesquisa Documental. Nosso objetivo neste artigo consistiu em realizar uma análise de imagens do corpo humano extraídas de cartões do Picture Exchange Communication System (PECS) disponíveis em um Blog de acesso público: http://pecsemportugues.blogspot.com/2008/06/corpo-humano.html. Os resultados demonstraram que: (i) invariavelmente, existem signos visuais e verbo-visuais arbitrários entre si, assim como apresentam signos que não apresentam correspondência direta entre o signo visual, a escritura e o corpo humano real; (ii) as imagens utilizadas no PECS, assim como quaisquer outras imagens, colonizam os aprendizes na prevalência de aspectos culturais não universais (não hegemônicos): cor da cútis, prevalentemente, branca; aspectos relacionados ao gênero e papéis sexuais masculinos e femininos, além do uso de estereótipos em relação a signos arbitrários que, não necessariamente, representam os diferentes contextos educativos da criança autista. Conclui-se, portanto, que a utilização dos cartões PECS requer cuidado e consideração semiológica por parte dos educadores. |
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Material para o Ensino de Ciências para Crianças com Limitações Comunicativas: Proposta de Análise Semiológica de Cartões do Picture Exchange Communication SystemSignos visuais estão presentes em materiais instrucionais utilizados na educação da Pessoa com Deficiência (PcD), em especial neste estudo, as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a partir de um estudo exploratório na modalidade de Pesquisa Documental. Nosso objetivo neste artigo consistiu em realizar uma análise de imagens do corpo humano extraídas de cartões do Picture Exchange Communication System (PECS) disponíveis em um Blog de acesso público: http://pecsemportugues.blogspot.com/2008/06/corpo-humano.html. Os resultados demonstraram que: (i) invariavelmente, existem signos visuais e verbo-visuais arbitrários entre si, assim como apresentam signos que não apresentam correspondência direta entre o signo visual, a escritura e o corpo humano real; (ii) as imagens utilizadas no PECS, assim como quaisquer outras imagens, colonizam os aprendizes na prevalência de aspectos culturais não universais (não hegemônicos): cor da cútis, prevalentemente, branca; aspectos relacionados ao gênero e papéis sexuais masculinos e femininos, além do uso de estereótipos em relação a signos arbitrários que, não necessariamente, representam os diferentes contextos educativos da criança autista. Conclui-se, portanto, que a utilização dos cartões PECS requer cuidado e consideração semiológica por parte dos educadores.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1214810.36661/2595-4520.2021v4i3.12148Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 633-6532595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12148/7837Copyright (c) 2021 Paulo César Gomes, Alexandra Bujokas de Siqueira, Tiago Fernando Alves de Mourahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGomes, Paulo CésarSiqueira, Alexandra Bujokas deMoura, Tiago Fernando Alves de2021-07-13T05:20:37Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12148Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:37Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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