“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156 |
Resumo: | O ensino de Virologia é desafiador no Ensino Médio devido inúmeras estruturas microscópicas e conceitos abstratos. Entretanto, há carência de metodologias e recursos didáticos para ensinar conteúdos de Microbiologia na Educação Básica. Por isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Mundo da virologia” como recurso pedagógico auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Virologia em uma escola pública do estado do Piauí. A pesquisa foi de campo, com abordagem quali-quantitativa e enfoque descritivo, no qual participaram 38 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Floriano, Piauí. A coleta dos dados foi por um questionário pré e pós-teste. Os dados qualitativos foram submetidos a análise Textual Discursiva e os quantitativos ao teste Wilcoxon para dados pareados (p < 0,05) e ganho normalizado da aprendizagem (g). Os alunos possuíam conhecimentos fragmentados e descontextualizados acerca dos componentes básicos dos vírus. Após a aplicação do recurso didático, os resultados forneceram evidências que os educandos assimilaram os conteúdos abordados, com g=0,85. Além disso, também foi observado participação ativa dos alunos durante a aplicação do jogo didático. Portanto, o jogo é uma ferramenta didática complementar importante no processo de ensino de Ciências. |
id |
UFFS-2_1356660fda464d46a9bc1dd426a78517 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12156 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de MicrobiologiaO ensino de Virologia é desafiador no Ensino Médio devido inúmeras estruturas microscópicas e conceitos abstratos. Entretanto, há carência de metodologias e recursos didáticos para ensinar conteúdos de Microbiologia na Educação Básica. Por isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Mundo da virologia” como recurso pedagógico auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Virologia em uma escola pública do estado do Piauí. A pesquisa foi de campo, com abordagem quali-quantitativa e enfoque descritivo, no qual participaram 38 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Floriano, Piauí. A coleta dos dados foi por um questionário pré e pós-teste. Os dados qualitativos foram submetidos a análise Textual Discursiva e os quantitativos ao teste Wilcoxon para dados pareados (p < 0,05) e ganho normalizado da aprendizagem (g). Os alunos possuíam conhecimentos fragmentados e descontextualizados acerca dos componentes básicos dos vírus. Após a aplicação do recurso didático, os resultados forneceram evidências que os educandos assimilaram os conteúdos abordados, com g=0,85. Além disso, também foi observado participação ativa dos alunos durante a aplicação do jogo didático. Portanto, o jogo é uma ferramenta didática complementar importante no processo de ensino de Ciências. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1215610.36661/2595-4520.2021v4i6.12156Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 265-2812595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156/8209Copyright (c) 2021 Jaíra Patrinne Pereira da Silva, Wanderson Lopes dos Santos Freitas, Breno Machado de Almeida, Maurício Dos Santos Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jaíra Patrinne Pereira daFreitas, Wanderson Lopes dos SantosAlmeida, Breno Machado deAraújo, Maurício Dos Santos2021-10-09T06:00:29Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12156Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:29Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia |
title |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia |
spellingShingle |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia Silva, Jaíra Patrinne Pereira da |
title_short |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia |
title_full |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia |
title_fullStr |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia |
title_full_unstemmed |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia |
title_sort |
“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia |
author |
Silva, Jaíra Patrinne Pereira da |
author_facet |
Silva, Jaíra Patrinne Pereira da Freitas, Wanderson Lopes dos Santos Almeida, Breno Machado de Araújo, Maurício Dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Freitas, Wanderson Lopes dos Santos Almeida, Breno Machado de Araújo, Maurício Dos Santos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jaíra Patrinne Pereira da Freitas, Wanderson Lopes dos Santos Almeida, Breno Machado de Araújo, Maurício Dos Santos |
description |
O ensino de Virologia é desafiador no Ensino Médio devido inúmeras estruturas microscópicas e conceitos abstratos. Entretanto, há carência de metodologias e recursos didáticos para ensinar conteúdos de Microbiologia na Educação Básica. Por isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Mundo da virologia” como recurso pedagógico auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Virologia em uma escola pública do estado do Piauí. A pesquisa foi de campo, com abordagem quali-quantitativa e enfoque descritivo, no qual participaram 38 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Floriano, Piauí. A coleta dos dados foi por um questionário pré e pós-teste. Os dados qualitativos foram submetidos a análise Textual Discursiva e os quantitativos ao teste Wilcoxon para dados pareados (p < 0,05) e ganho normalizado da aprendizagem (g). Os alunos possuíam conhecimentos fragmentados e descontextualizados acerca dos componentes básicos dos vírus. Após a aplicação do recurso didático, os resultados forneceram evidências que os educandos assimilaram os conteúdos abordados, com g=0,85. Além disso, também foi observado participação ativa dos alunos durante a aplicação do jogo didático. Portanto, o jogo é uma ferramenta didática complementar importante no processo de ensino de Ciências. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12156 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156/8209 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 265-281 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613278593024 |