“Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jaíra Patrinne Pereira da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Freitas, Wanderson Lopes dos Santos, Almeida, Breno Machado de, Araújo, Maurício Dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156
Resumo: O ensino de Virologia é desafiador no Ensino Médio devido inúmeras estruturas microscópicas e conceitos abstratos. Entretanto, há carência de metodologias e recursos didáticos para ensinar conteúdos de Microbiologia na Educação Básica. Por isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Mundo da virologia” como recurso pedagógico auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Virologia em uma escola pública do estado do Piauí. A pesquisa foi de campo, com abordagem quali-quantitativa e enfoque descritivo, no qual participaram 38 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Floriano, Piauí. A coleta dos dados foi por um questionário pré e pós-teste. Os dados qualitativos foram submetidos a análise Textual Discursiva e os quantitativos ao teste Wilcoxon para dados pareados (p < 0,05) e ganho normalizado da aprendizagem (g). Os alunos possuíam conhecimentos fragmentados e descontextualizados acerca dos componentes básicos dos vírus. Após a aplicação do recurso didático, os resultados forneceram evidências que os educandos assimilaram os conteúdos abordados, com g=0,85. Além disso, também foi observado participação ativa dos alunos durante a aplicação do jogo didático. Portanto, o jogo é uma ferramenta didática complementar importante no processo de ensino de Ciências.  
id UFFS-2_1356660fda464d46a9bc1dd426a78517
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12156
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de MicrobiologiaO ensino de Virologia é desafiador no Ensino Médio devido inúmeras estruturas microscópicas e conceitos abstratos. Entretanto, há carência de metodologias e recursos didáticos para ensinar conteúdos de Microbiologia na Educação Básica. Por isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Mundo da virologia” como recurso pedagógico auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Virologia em uma escola pública do estado do Piauí. A pesquisa foi de campo, com abordagem quali-quantitativa e enfoque descritivo, no qual participaram 38 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Floriano, Piauí. A coleta dos dados foi por um questionário pré e pós-teste. Os dados qualitativos foram submetidos a análise Textual Discursiva e os quantitativos ao teste Wilcoxon para dados pareados (p < 0,05) e ganho normalizado da aprendizagem (g). Os alunos possuíam conhecimentos fragmentados e descontextualizados acerca dos componentes básicos dos vírus. Após a aplicação do recurso didático, os resultados forneceram evidências que os educandos assimilaram os conteúdos abordados, com g=0,85. Além disso, também foi observado participação ativa dos alunos durante a aplicação do jogo didático. Portanto, o jogo é uma ferramenta didática complementar importante no processo de ensino de Ciências.  Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1215610.36661/2595-4520.2021v4i6.12156Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 265-2812595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156/8209Copyright (c) 2021 Jaíra Patrinne Pereira da Silva, Wanderson Lopes dos Santos Freitas, Breno Machado de Almeida, Maurício Dos Santos Araújohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jaíra Patrinne Pereira daFreitas, Wanderson Lopes dos SantosAlmeida, Breno Machado deAraújo, Maurício Dos Santos2021-10-09T06:00:29Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12156Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:29Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
title “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
spellingShingle “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
Silva, Jaíra Patrinne Pereira da
title_short “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
title_full “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
title_fullStr “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
title_full_unstemmed “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
title_sort “Mundo da virologia”: estratégia didática no ensino de Microbiologia
author Silva, Jaíra Patrinne Pereira da
author_facet Silva, Jaíra Patrinne Pereira da
Freitas, Wanderson Lopes dos Santos
Almeida, Breno Machado de
Araújo, Maurício Dos Santos
author_role author
author2 Freitas, Wanderson Lopes dos Santos
Almeida, Breno Machado de
Araújo, Maurício Dos Santos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jaíra Patrinne Pereira da
Freitas, Wanderson Lopes dos Santos
Almeida, Breno Machado de
Araújo, Maurício Dos Santos
description O ensino de Virologia é desafiador no Ensino Médio devido inúmeras estruturas microscópicas e conceitos abstratos. Entretanto, há carência de metodologias e recursos didáticos para ensinar conteúdos de Microbiologia na Educação Básica. Por isso, o presente estudo teve como objetivo avaliar o jogo “Mundo da virologia” como recurso pedagógico auxiliar ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos de Virologia em uma escola pública do estado do Piauí. A pesquisa foi de campo, com abordagem quali-quantitativa e enfoque descritivo, no qual participaram 38 alunos da 2ª série do Ensino Médio de uma escola pública de Floriano, Piauí. A coleta dos dados foi por um questionário pré e pós-teste. Os dados qualitativos foram submetidos a análise Textual Discursiva e os quantitativos ao teste Wilcoxon para dados pareados (p < 0,05) e ganho normalizado da aprendizagem (g). Os alunos possuíam conhecimentos fragmentados e descontextualizados acerca dos componentes básicos dos vírus. Após a aplicação do recurso didático, os resultados forneceram evidências que os educandos assimilaram os conteúdos abordados, com g=0,85. Além disso, também foi observado participação ativa dos alunos durante a aplicação do jogo didático. Portanto, o jogo é uma ferramenta didática complementar importante no processo de ensino de Ciências.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12156
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12156/8209
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 265-281
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613278593024