Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hartleben, Carla Hax
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Trombetta, Fernanda, Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069
Resumo: Ao ser planejada a rotina e pensada as atividades para crianças espera-se abranger o seu desenvolvimento integral, observando as singularidades e as características. Sugere-se que sejam observados questionamentos, curiosidades e a construção do conhecimento, as quais elas desenvolvem ainda na infância. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa é: O que emerge sobre a Pesquisa em Sala de Aula pelos educadores que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais de Igrejinha-RS? Para o desenvolvimento da pesquisa foram convidados os Educadores Multimeios da rede municipal de Igrejinha-RS, que atuam com crianças de quatro a seis anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O objetivo geral foi proporcionar uma discussão reflexiva acerca da Pesquisa em Sala de Aula e as possibilidades de aplicabilidade como um princípio pedagógico na Educação Infantil por meio de uma Comunidade Aprendente. Foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa-ação. Uma formação de professores por meio de uma Comunidade Aprendente foi realizada com os Educadores Multimeios sendo possível discutir sobre as práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, bem como refletir e experenciar a utilização da Pesquisa em Sala de Aula como um princípio pedagógico para as crianças nas escolas da rede municipal de Igrejinha-RS.
id UFFS-2_1da652f5af952836111a716b2c9434eb
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12069
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação InfantilAo ser planejada a rotina e pensada as atividades para crianças espera-se abranger o seu desenvolvimento integral, observando as singularidades e as características. Sugere-se que sejam observados questionamentos, curiosidades e a construção do conhecimento, as quais elas desenvolvem ainda na infância. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa é: O que emerge sobre a Pesquisa em Sala de Aula pelos educadores que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais de Igrejinha-RS? Para o desenvolvimento da pesquisa foram convidados os Educadores Multimeios da rede municipal de Igrejinha-RS, que atuam com crianças de quatro a seis anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O objetivo geral foi proporcionar uma discussão reflexiva acerca da Pesquisa em Sala de Aula e as possibilidades de aplicabilidade como um princípio pedagógico na Educação Infantil por meio de uma Comunidade Aprendente. Foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa-ação. Uma formação de professores por meio de uma Comunidade Aprendente foi realizada com os Educadores Multimeios sendo possível discutir sobre as práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, bem como refletir e experenciar a utilização da Pesquisa em Sala de Aula como um princípio pedagógico para as crianças nas escolas da rede municipal de Igrejinha-RS.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1206910.36661/2595-4520.2021v4i2.12069Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 44-552595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069/7761Copyright (c) 2021 Carla Hax Hartleben, Fernando Trombetta, Marcos Eduardo Maciel Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHartleben, Carla HaxTrombetta, FernandaMaciel Ribeiro, Marcus Eduardo2021-07-13T05:21:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12069Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:39Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
title Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
spellingShingle Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
Hartleben, Carla Hax
title_short Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
title_full Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
title_fullStr Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
title_full_unstemmed Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
title_sort Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
author Hartleben, Carla Hax
author_facet Hartleben, Carla Hax
Trombetta, Fernanda
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
author_role author
author2 Trombetta, Fernanda
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hartleben, Carla Hax
Trombetta, Fernanda
Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo
description Ao ser planejada a rotina e pensada as atividades para crianças espera-se abranger o seu desenvolvimento integral, observando as singularidades e as características. Sugere-se que sejam observados questionamentos, curiosidades e a construção do conhecimento, as quais elas desenvolvem ainda na infância. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa é: O que emerge sobre a Pesquisa em Sala de Aula pelos educadores que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais de Igrejinha-RS? Para o desenvolvimento da pesquisa foram convidados os Educadores Multimeios da rede municipal de Igrejinha-RS, que atuam com crianças de quatro a seis anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O objetivo geral foi proporcionar uma discussão reflexiva acerca da Pesquisa em Sala de Aula e as possibilidades de aplicabilidade como um princípio pedagógico na Educação Infantil por meio de uma Comunidade Aprendente. Foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa-ação. Uma formação de professores por meio de uma Comunidade Aprendente foi realizada com os Educadores Multimeios sendo possível discutir sobre as práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, bem como refletir e experenciar a utilização da Pesquisa em Sala de Aula como um princípio pedagógico para as crianças nas escolas da rede municipal de Igrejinha-RS.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12069
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069/7761
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Carla Hax Hartleben, Fernando Trombetta, Marcos Eduardo Maciel Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Carla Hax Hartleben, Fernando Trombetta, Marcos Eduardo Maciel Ribeiro
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 44-55
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613170589696