Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069 |
Resumo: | Ao ser planejada a rotina e pensada as atividades para crianças espera-se abranger o seu desenvolvimento integral, observando as singularidades e as características. Sugere-se que sejam observados questionamentos, curiosidades e a construção do conhecimento, as quais elas desenvolvem ainda na infância. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa é: O que emerge sobre a Pesquisa em Sala de Aula pelos educadores que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais de Igrejinha-RS? Para o desenvolvimento da pesquisa foram convidados os Educadores Multimeios da rede municipal de Igrejinha-RS, que atuam com crianças de quatro a seis anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O objetivo geral foi proporcionar uma discussão reflexiva acerca da Pesquisa em Sala de Aula e as possibilidades de aplicabilidade como um princípio pedagógico na Educação Infantil por meio de uma Comunidade Aprendente. Foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa-ação. Uma formação de professores por meio de uma Comunidade Aprendente foi realizada com os Educadores Multimeios sendo possível discutir sobre as práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, bem como refletir e experenciar a utilização da Pesquisa em Sala de Aula como um princípio pedagógico para as crianças nas escolas da rede municipal de Igrejinha-RS. |
id |
UFFS-2_1da652f5af952836111a716b2c9434eb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12069 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação InfantilAo ser planejada a rotina e pensada as atividades para crianças espera-se abranger o seu desenvolvimento integral, observando as singularidades e as características. Sugere-se que sejam observados questionamentos, curiosidades e a construção do conhecimento, as quais elas desenvolvem ainda na infância. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa é: O que emerge sobre a Pesquisa em Sala de Aula pelos educadores que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais de Igrejinha-RS? Para o desenvolvimento da pesquisa foram convidados os Educadores Multimeios da rede municipal de Igrejinha-RS, que atuam com crianças de quatro a seis anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O objetivo geral foi proporcionar uma discussão reflexiva acerca da Pesquisa em Sala de Aula e as possibilidades de aplicabilidade como um princípio pedagógico na Educação Infantil por meio de uma Comunidade Aprendente. Foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa-ação. Uma formação de professores por meio de uma Comunidade Aprendente foi realizada com os Educadores Multimeios sendo possível discutir sobre as práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, bem como refletir e experenciar a utilização da Pesquisa em Sala de Aula como um princípio pedagógico para as crianças nas escolas da rede municipal de Igrejinha-RS.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1206910.36661/2595-4520.2021v4i2.12069Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 44-552595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069/7761Copyright (c) 2021 Carla Hax Hartleben, Fernando Trombetta, Marcos Eduardo Maciel Ribeirohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHartleben, Carla HaxTrombetta, FernandaMaciel Ribeiro, Marcus Eduardo2021-07-13T05:21:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12069Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:39Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil |
title |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil |
spellingShingle |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil Hartleben, Carla Hax |
title_short |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil |
title_full |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil |
title_fullStr |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil |
title_sort |
Desenvolvimento de uma proposta de formação de professores sobre a Pesquisa em Sala de Aula na Educação Infantil |
author |
Hartleben, Carla Hax |
author_facet |
Hartleben, Carla Hax Trombetta, Fernanda Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
author_role |
author |
author2 |
Trombetta, Fernanda Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hartleben, Carla Hax Trombetta, Fernanda Maciel Ribeiro, Marcus Eduardo |
description |
Ao ser planejada a rotina e pensada as atividades para crianças espera-se abranger o seu desenvolvimento integral, observando as singularidades e as características. Sugere-se que sejam observados questionamentos, curiosidades e a construção do conhecimento, as quais elas desenvolvem ainda na infância. Nessa perspectiva, a questão que norteou a pesquisa é: O que emerge sobre a Pesquisa em Sala de Aula pelos educadores que atuam na Educação Infantil nas escolas municipais de Igrejinha-RS? Para o desenvolvimento da pesquisa foram convidados os Educadores Multimeios da rede municipal de Igrejinha-RS, que atuam com crianças de quatro a seis anos nas Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental. O objetivo geral foi proporcionar uma discussão reflexiva acerca da Pesquisa em Sala de Aula e as possibilidades de aplicabilidade como um princípio pedagógico na Educação Infantil por meio de uma Comunidade Aprendente. Foi utilizada a metodologia baseada na pesquisa-ação. Uma formação de professores por meio de uma Comunidade Aprendente foi realizada com os Educadores Multimeios sendo possível discutir sobre as práticas pedagógicas adotadas na Educação Infantil, bem como refletir e experenciar a utilização da Pesquisa em Sala de Aula como um princípio pedagógico para as crianças nas escolas da rede municipal de Igrejinha-RS. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12069 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12069 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12069/7761 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carla Hax Hartleben, Fernando Trombetta, Marcos Eduardo Maciel Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Carla Hax Hartleben, Fernando Trombetta, Marcos Eduardo Maciel Ribeiro http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 44-55 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613170589696 |