Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tomé, Gabriela Mariano
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Jorge, Amanda Trovati, Sachs, Juliane Priscila Diniz, Sachs, Luís Guilherme
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12136
Resumo: A cinética química tem sido apontada por professores e estudantes como um conteúdo difícil de se ensinar e aprender significativamente. Em parte, as dificuldades de aprendizagem significativa desse conteúdo advêm dos métodos de ensino descontextualizados, que desconsideram os conhecimentos prévios e experiências dos estudantes. Por outro lado, muitas vezes, essas dificuldades decorrem da complexidade do conteúdo para os quais os estudantes não dispõem ou não conseguem acessar subsunçores para estabelecerem vínculos com o conteúdo, entre outras coisas. A esse respeito, os modelos didáticos podem atuar para a construção e/ou disponibilização de subsunçores na estrutura cognitiva dos estudantes para que esses consigam estabelecer relações substantivas com as representações científicas e, assim, aprenderem significativamente. Tendo isso em consideração, o objetivo deste trabalho foi o de elaborar um modelo didático experimental com características ou comportamentos análogos aos eventos e objetos estudados pela cinética química de 2ª ordem e que possa servir para auxiliar o professor a mediar a aprendizagem significativa desse conteúdo. No ensaio de elaboração do modelo, foram usados 12 conjuntos de baralhos de 54 cartas cada; os pares de cartas, que eram da cor escolhida, simulavam o produto da reação, sendo retiradas do jogo. Cada rodada realizada foi associada a uma unidade de tempo. O teste preliminar demonstrou que o modelo construído possuí alguns aspectos análogos àqueles que envolvem os eventos da cinética química de segunda ordem, indicando potencialidade para atuar como um modelo didático para a facilitação da aprendizagem significativa do conteúdo.
id UFFS-2_243d9955dae05fed7471f9a151772603
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12136
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordemA cinética química tem sido apontada por professores e estudantes como um conteúdo difícil de se ensinar e aprender significativamente. Em parte, as dificuldades de aprendizagem significativa desse conteúdo advêm dos métodos de ensino descontextualizados, que desconsideram os conhecimentos prévios e experiências dos estudantes. Por outro lado, muitas vezes, essas dificuldades decorrem da complexidade do conteúdo para os quais os estudantes não dispõem ou não conseguem acessar subsunçores para estabelecerem vínculos com o conteúdo, entre outras coisas. A esse respeito, os modelos didáticos podem atuar para a construção e/ou disponibilização de subsunçores na estrutura cognitiva dos estudantes para que esses consigam estabelecer relações substantivas com as representações científicas e, assim, aprenderem significativamente. Tendo isso em consideração, o objetivo deste trabalho foi o de elaborar um modelo didático experimental com características ou comportamentos análogos aos eventos e objetos estudados pela cinética química de 2ª ordem e que possa servir para auxiliar o professor a mediar a aprendizagem significativa desse conteúdo. No ensaio de elaboração do modelo, foram usados 12 conjuntos de baralhos de 54 cartas cada; os pares de cartas, que eram da cor escolhida, simulavam o produto da reação, sendo retiradas do jogo. Cada rodada realizada foi associada a uma unidade de tempo. O teste preliminar demonstrou que o modelo construído possuí alguns aspectos análogos àqueles que envolvem os eventos da cinética química de segunda ordem, indicando potencialidade para atuar como um modelo didático para a facilitação da aprendizagem significativa do conteúdo.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213610.36661/2595-4520.2021v4i3.12136Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 469-4862595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12136/7827Copyright (c) 2021 Gabriela Mariano Tomé, Amanda Trovati Jorge, Juliane Priscila Diniz Sachs, Luís Guilherme Sachshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTomé, Gabriela MarianoJorge, Amanda TrovatiSachs, Juliane Priscila DinizSachs, Luís Guilherme2021-07-13T05:20:44Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12136Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:44Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem
title Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem
spellingShingle Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem
Tomé, Gabriela Mariano
title_short Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem
title_full Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem
title_fullStr Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem
title_full_unstemmed Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem
title_sort Cinética química: um modelo didático para o estudo de reações de 2ª ordem
author Tomé, Gabriela Mariano
author_facet Tomé, Gabriela Mariano
Jorge, Amanda Trovati
Sachs, Juliane Priscila Diniz
Sachs, Luís Guilherme
author_role author
author2 Jorge, Amanda Trovati
Sachs, Juliane Priscila Diniz
Sachs, Luís Guilherme
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tomé, Gabriela Mariano
Jorge, Amanda Trovati
Sachs, Juliane Priscila Diniz
Sachs, Luís Guilherme
description A cinética química tem sido apontada por professores e estudantes como um conteúdo difícil de se ensinar e aprender significativamente. Em parte, as dificuldades de aprendizagem significativa desse conteúdo advêm dos métodos de ensino descontextualizados, que desconsideram os conhecimentos prévios e experiências dos estudantes. Por outro lado, muitas vezes, essas dificuldades decorrem da complexidade do conteúdo para os quais os estudantes não dispõem ou não conseguem acessar subsunçores para estabelecerem vínculos com o conteúdo, entre outras coisas. A esse respeito, os modelos didáticos podem atuar para a construção e/ou disponibilização de subsunçores na estrutura cognitiva dos estudantes para que esses consigam estabelecer relações substantivas com as representações científicas e, assim, aprenderem significativamente. Tendo isso em consideração, o objetivo deste trabalho foi o de elaborar um modelo didático experimental com características ou comportamentos análogos aos eventos e objetos estudados pela cinética química de 2ª ordem e que possa servir para auxiliar o professor a mediar a aprendizagem significativa desse conteúdo. No ensaio de elaboração do modelo, foram usados 12 conjuntos de baralhos de 54 cartas cada; os pares de cartas, que eram da cor escolhida, simulavam o produto da reação, sendo retiradas do jogo. Cada rodada realizada foi associada a uma unidade de tempo. O teste preliminar demonstrou que o modelo construído possuí alguns aspectos análogos àqueles que envolvem os eventos da cinética química de segunda ordem, indicando potencialidade para atuar como um modelo didático para a facilitação da aprendizagem significativa do conteúdo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12136
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12136
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12136
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12136/7827
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 469-486
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613251330048