Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suárez Silva, Jennifer Alejandra
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Fortes Braidante, Mara Elisa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa que visa analisar as concepções de um grupo de professores em formação inicial, sobre o processo de ensino-aprendizagem. Identificando se os professores em formação inicial: consideram a aprendizagem significativa como um objetivo da educação; conhecem sua teoria e suas condições para alcança-la na sala de aula e o modelo epistemológico adotado. Além disso, apresenta-se um referencial teórico que aborda a aprendizagem significativa e suas contribuições na formação de professores. Nos resultados obtidos destaca-se a importância da formação inicial de professores e o fortalecimento das concepções pedagógicas e didáticas para conseguir mudanças nos processos educativos.
id UFFS-2_24e88f5178e6f4a959eb6180ae49ad7e
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/7657
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de CiênciasO presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa que visa analisar as concepções de um grupo de professores em formação inicial, sobre o processo de ensino-aprendizagem. Identificando se os professores em formação inicial: consideram a aprendizagem significativa como um objetivo da educação; conhecem sua teoria e suas condições para alcança-la na sala de aula e o modelo epistemológico adotado. Além disso, apresenta-se um referencial teórico que aborda a aprendizagem significativa e suas contribuições na formação de professores. Nos resultados obtidos destaca-se a importância da formação inicial de professores e o fortalecimento das concepções pedagógicas e didáticas para conseguir mudanças nos processos educativos.Universidade Federal da Fronteira Sul2018-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/765710.36661/2595-4520.2018v1i1.7657Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 1 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657/5132Copyright (c) 2018 Jennifer Alejandra Suárez Silva, Mara Elisa Fortes Braidantehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSuárez Silva, Jennifer AlejandraFortes Braidante, Mara Elisa2021-07-13T05:28:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7657Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
title Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
spellingShingle Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
Suárez Silva, Jennifer Alejandra
title_short Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
title_full Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
title_fullStr Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
title_sort Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
author Suárez Silva, Jennifer Alejandra
author_facet Suárez Silva, Jennifer Alejandra
Fortes Braidante, Mara Elisa
author_role author
author2 Fortes Braidante, Mara Elisa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suárez Silva, Jennifer Alejandra
Fortes Braidante, Mara Elisa
description O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa que visa analisar as concepções de um grupo de professores em formação inicial, sobre o processo de ensino-aprendizagem. Identificando se os professores em formação inicial: consideram a aprendizagem significativa como um objetivo da educação; conhecem sua teoria e suas condições para alcança-la na sala de aula e o modelo epistemológico adotado. Além disso, apresenta-se um referencial teórico que aborda a aprendizagem significativa e suas contribuições na formação de professores. Nos resultados obtidos destaca-se a importância da formação inicial de professores e o fortalecimento das concepções pedagógicas e didáticas para conseguir mudanças nos processos educativos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657
10.36661/2595-4520.2018v1i1.7657
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2018v1i1.7657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657/5132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Jennifer Alejandra Suárez Silva, Mara Elisa Fortes Braidante
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Jennifer Alejandra Suárez Silva, Mara Elisa Fortes Braidante
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 1 (2018): Revista Insignare Scientia
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611910201344