Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa que visa analisar as concepções de um grupo de professores em formação inicial, sobre o processo de ensino-aprendizagem. Identificando se os professores em formação inicial: consideram a aprendizagem significativa como um objetivo da educação; conhecem sua teoria e suas condições para alcança-la na sala de aula e o modelo epistemológico adotado. Além disso, apresenta-se um referencial teórico que aborda a aprendizagem significativa e suas contribuições na formação de professores. Nos resultados obtidos destaca-se a importância da formação inicial de professores e o fortalecimento das concepções pedagógicas e didáticas para conseguir mudanças nos processos educativos. |
id |
UFFS-2_24e88f5178e6f4a959eb6180ae49ad7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/7657 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de CiênciasO presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa que visa analisar as concepções de um grupo de professores em formação inicial, sobre o processo de ensino-aprendizagem. Identificando se os professores em formação inicial: consideram a aprendizagem significativa como um objetivo da educação; conhecem sua teoria e suas condições para alcança-la na sala de aula e o modelo epistemológico adotado. Além disso, apresenta-se um referencial teórico que aborda a aprendizagem significativa e suas contribuições na formação de professores. Nos resultados obtidos destaca-se a importância da formação inicial de professores e o fortalecimento das concepções pedagógicas e didáticas para conseguir mudanças nos processos educativos.Universidade Federal da Fronteira Sul2018-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/765710.36661/2595-4520.2018v1i1.7657Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 1 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657/5132Copyright (c) 2018 Jennifer Alejandra Suárez Silva, Mara Elisa Fortes Braidantehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSuárez Silva, Jennifer AlejandraFortes Braidante, Mara Elisa2021-07-13T05:28:26Zoai:ojs.192.168.253.137:article/7657Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:28:26Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências |
title |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências Suárez Silva, Jennifer Alejandra |
title_short |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências |
title_full |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências |
title_sort |
Aprendizagem significativa: concepções na formação inicial de professores de Ciências |
author |
Suárez Silva, Jennifer Alejandra |
author_facet |
Suárez Silva, Jennifer Alejandra Fortes Braidante, Mara Elisa |
author_role |
author |
author2 |
Fortes Braidante, Mara Elisa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suárez Silva, Jennifer Alejandra Fortes Braidante, Mara Elisa |
description |
O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação qualitativa que visa analisar as concepções de um grupo de professores em formação inicial, sobre o processo de ensino-aprendizagem. Identificando se os professores em formação inicial: consideram a aprendizagem significativa como um objetivo da educação; conhecem sua teoria e suas condições para alcança-la na sala de aula e o modelo epistemológico adotado. Além disso, apresenta-se um referencial teórico que aborda a aprendizagem significativa e suas contribuições na formação de professores. Nos resultados obtidos destaca-se a importância da formação inicial de professores e o fortalecimento das concepções pedagógicas e didáticas para conseguir mudanças nos processos educativos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657 10.36661/2595-4520.2018v1i1.7657 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i1.7657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/7657/5132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Jennifer Alejandra Suárez Silva, Mara Elisa Fortes Braidante http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Jennifer Alejandra Suárez Silva, Mara Elisa Fortes Braidante http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 1 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611910201344 |