A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12561 |
Resumo: | A política educacional brasileira passa por constantes mudanças, visíveis por meio de muitos fatores. Dentre eles, destacam-se a publicação de marcos legais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs), em 2000, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O presente artigo ocupa-se desses dois documentos, com atenção específica para a área de Ciências da Natureza, analisando, mediante uma pesquisa bibliográfica, as continuidades ou rupturas, semelhanças ou diferenças das competências prescritas em cada um deles. Esses dois documentos foram comparados e os resultados identificaram que uma continuidade ou semelhança entre ambos é a organização em áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, duas diferenças ou rupturas são muitos evidentes, por serem estruturais: a primeira é que, ao contrário dos PCNs do Ensino Médio, a BNCC divide a anterior área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias em duas; e a segunda é que a BNCC não realiza uma separação dos componentes curriculares dentro da área, como ocorria nos PCNs. |
id |
UFFS-2_2cd5c04fc22d8a50bd115222ca3e794d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12561 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCCA política educacional brasileira passa por constantes mudanças, visíveis por meio de muitos fatores. Dentre eles, destacam-se a publicação de marcos legais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs), em 2000, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O presente artigo ocupa-se desses dois documentos, com atenção específica para a área de Ciências da Natureza, analisando, mediante uma pesquisa bibliográfica, as continuidades ou rupturas, semelhanças ou diferenças das competências prescritas em cada um deles. Esses dois documentos foram comparados e os resultados identificaram que uma continuidade ou semelhança entre ambos é a organização em áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, duas diferenças ou rupturas são muitos evidentes, por serem estruturais: a primeira é que, ao contrário dos PCNs do Ensino Médio, a BNCC divide a anterior área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias em duas; e a segunda é que a BNCC não realiza uma separação dos componentes curriculares dentro da área, como ocorria nos PCNs.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1256110.36661/2595-4520.2021v4i5.12561Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 105-1222595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12561/8051Copyright (c) 2021 Luis Duarte Vieira, Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Luis DuarteNicolodi, Jean CarlosDarroz, Luiz Marcelo2021-08-21T05:40:16Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12561Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-21T05:40:16Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC |
title |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC |
spellingShingle |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC Vieira, Luis Duarte |
title_short |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC |
title_full |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC |
title_fullStr |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC |
title_full_unstemmed |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC |
title_sort |
A área de Ciências da Natureza nos PCNs e na BNCC |
author |
Vieira, Luis Duarte |
author_facet |
Vieira, Luis Duarte Nicolodi, Jean Carlos Darroz, Luiz Marcelo |
author_role |
author |
author2 |
Nicolodi, Jean Carlos Darroz, Luiz Marcelo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Luis Duarte Nicolodi, Jean Carlos Darroz, Luiz Marcelo |
description |
A política educacional brasileira passa por constantes mudanças, visíveis por meio de muitos fatores. Dentre eles, destacam-se a publicação de marcos legais da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs), em 2000, e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2018. O presente artigo ocupa-se desses dois documentos, com atenção específica para a área de Ciências da Natureza, analisando, mediante uma pesquisa bibliográfica, as continuidades ou rupturas, semelhanças ou diferenças das competências prescritas em cada um deles. Esses dois documentos foram comparados e os resultados identificaram que uma continuidade ou semelhança entre ambos é a organização em áreas de conhecimento. Ao mesmo tempo, duas diferenças ou rupturas são muitos evidentes, por serem estruturais: a primeira é que, ao contrário dos PCNs do Ensino Médio, a BNCC divide a anterior área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias em duas; e a segunda é que a BNCC não realiza uma separação dos componentes curriculares dentro da área, como ocorria nos PCNs. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12561 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12561 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12561 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12561/8051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luis Duarte Vieira, Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luis Duarte Vieira, Luiz Marcelo Darroz, Jean Carlos Nicolodi http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 105-122 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613607845888 |