Trabalhando a dinâmica de rotação na educação básica a partir do funcionamento de Hand Spinners

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hansen, Taís Regina
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11213
Resumo: Mesmo sendo tão frequentes as mudanças de nossa sociedade, as formas de ensino aprendizagem permanecem sem alterações á décadas. Ainda há muitos professores que adotam o modelo educacional fundamentado na transmissão de conhecimentos, tornando assim, a Física um ensino vazio de significados e uma tarefa pouco prazerosa, ou até mesmo frustrante. Portanto, a maneira como a disciplina é instruída nas escolas deve ser repensada. Nesse sentido as atividades de investigação e demonstrações simples se caracterizam como ótimos recursos didáticos, tendo em vista que as mesmas promovem uma maior compreensão dos conteúdos, além de desenvolver a capacidade crítica e proporcionar o estímulo. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pressupõe-se uma aprendizagem com conteúdos voltados para o cotidiano do estudante, fato que vem sendo desconsiderado em virtude dos vestibulares, que exigem a memorização e reprodução dos conceitos. Assim, realizou-se uma prática com o 1° ano do Ensino Médio no centro educacional La Salle Medianeira onde buscamos, entre outros aspectos, a ligação de conceitos físicos referentes a dinâmica das rotações com o cotidiano dos estudantes, a fim de tornar o processo de ensino-aprendizagem prazeroso e, desta forma, significativo.
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