La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varella, Rafael Brandao
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12900
Resumo: A meta científica pode ser resumida como busca pelo aprimoramento explicativo dos fenômenos naturais. Para tal, a Ciência toma um aspecto particular de um objeto como partida da investigação, a fim de descrever suas propriedades mensuráveis. Mesmo oferecendo uma visão altamente compartimentalizada e especializada da natureza, este formato, estabelecido ainda no século XVII, doravante tornou-se a visão dominante do mundo e expressão da realidade total. Ao mesmo tempo, seus aspectos de conhecimento falível, provisório e conjectural, ainda que fundamentais para o progresso humano, têm sido substituídos por um discurso de infalibilidade inatacável, contraproducente e antipedagógico. É na formação acadêmica o momento para abordagem dos aspectos históricos e epistemológicos que caracterizam a atividade científica, aqui exemplificados em seis pontos, que uma visão de Ciência mais humanizada e representada como tentativa eternamente provisória de explicação dos fenômenos pode manifestar-se.
id UFFS-2_31e7aca0191c209ff4fb5bbd7d9384d0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12900
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivoThe importance of the historical and epistemological approach in scientific teaching as a counterpoint to a view of Science as definitive knowledgeA importância da abordagem histórica e epistemológica no ensino científico como contraponto à uma visão de Ciência como saber definitivoA meta científica pode ser resumida como busca pelo aprimoramento explicativo dos fenômenos naturais. Para tal, a Ciência toma um aspecto particular de um objeto como partida da investigação, a fim de descrever suas propriedades mensuráveis. Mesmo oferecendo uma visão altamente compartimentalizada e especializada da natureza, este formato, estabelecido ainda no século XVII, doravante tornou-se a visão dominante do mundo e expressão da realidade total. Ao mesmo tempo, seus aspectos de conhecimento falível, provisório e conjectural, ainda que fundamentais para o progresso humano, têm sido substituídos por um discurso de infalibilidade inatacável, contraproducente e antipedagógico. É na formação acadêmica o momento para abordagem dos aspectos históricos e epistemológicos que caracterizam a atividade científica, aqui exemplificados em seis pontos, que uma visão de Ciência mais humanizada e representada como tentativa eternamente provisória de explicação dos fenômenos pode manifestar-se.El objetivo científico se puede resumir como la búsqueda de la mejora explicativa de los fenómenos naturales. Con este fin, la ciencia toma un aspecto particular de un objeto como punto de partida para la investigación, con el fin de describir sus propiedades medibles. Incluso ofreciendo una visión de la naturaleza muy compartimentada y especializada, este formato, establecido en el siglo XVII, se convirtió en adelante en la visión dominante del mundo y la expresión de la realidad total. Al mismo tiempo, sus aspectos de conocimiento falible, provisional y conjetural, aunque fundamentales para el progreso humano, han sido sustituidos por un discurso de infalibilidad inatacable, contraproducente y antipedagógica. Es en la formación académica el momento de abordar los aspectos históricos y epistemológicos que caracterizan la actividad científica, ejemplificados aquí en seis puntos, que puede manifestarse una visión más humanizada de la Ciencia y representada como un intento eternamente provisional de explicar los fenómenos.The scientific goal can be summarized as the search for the explanatory improvement of natural phenomena. To this end, Science takes a particular aspect of an object as a starting point for investigation, in order to describe its measurable properties. Even offering a highly compartmentalized and specialized view of nature, this format, established in the 17th century, henceforth became the dominant view of the world and the expression of total reality. At the same time, its aspects of fallible, provisional and conjectural knowledge, although fundamental to human progress, have been replaced by a discourse of unassailable, counterproductive and anti-pedagogical infallibility. It is in academic training the moment to approach the historical and epistemological aspects that characterize scientific activity, exemplified here in six points, that a more humanized view of Science and represented as an eternally provisional attempt to explain phenomena can manifest itself.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1290010.36661/2595-4520.2022v5n4.12900Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 387-3992595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12900/8666Copyright (c) 2022 Rafael Brandao Varellahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVarella, Rafael Brandao2022-12-22T21:32:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12900Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-12-22T21:32:13Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo
The importance of the historical and epistemological approach in scientific teaching as a counterpoint to a view of Science as definitive knowledge
A importância da abordagem histórica e epistemológica no ensino científico como contraponto à uma visão de Ciência como saber definitivo
title La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo
spellingShingle La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo
Varella, Rafael Brandao
title_short La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo
title_full La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo
title_fullStr La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo
title_full_unstemmed La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo
title_sort La importancia del enfoque histórico y epistemológico en la enseñanza científica como contrapunto a una visión de la Ciencia como conocimiento definitivo
author Varella, Rafael Brandao
author_facet Varella, Rafael Brandao
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Varella, Rafael Brandao
description A meta científica pode ser resumida como busca pelo aprimoramento explicativo dos fenômenos naturais. Para tal, a Ciência toma um aspecto particular de um objeto como partida da investigação, a fim de descrever suas propriedades mensuráveis. Mesmo oferecendo uma visão altamente compartimentalizada e especializada da natureza, este formato, estabelecido ainda no século XVII, doravante tornou-se a visão dominante do mundo e expressão da realidade total. Ao mesmo tempo, seus aspectos de conhecimento falível, provisório e conjectural, ainda que fundamentais para o progresso humano, têm sido substituídos por um discurso de infalibilidade inatacável, contraproducente e antipedagógico. É na formação acadêmica o momento para abordagem dos aspectos históricos e epistemológicos que caracterizam a atividade científica, aqui exemplificados em seis pontos, que uma visão de Ciência mais humanizada e representada como tentativa eternamente provisória de explicação dos fenômenos pode manifestar-se.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12900
10.36661/2595-4520.2022v5n4.12900
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12900
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n4.12900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12900/8666
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rafael Brandao Varella
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rafael Brandao Varella
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 4 (2022): Revista Insignare Scientia; 387-399
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613729480704