Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11757 |
Resumo: | O objetivo do artigo é relatar o desenvolvimento das práticas avaliativas adotadas como estratégias docentes ao longo de um conjunto de seis semestres letivos, nos quais três deles foram caracterizados pelo uso de rubricas e três deles não, em uma disciplina de Cálculo Numérico ministrada pelo mesmo professor a diferentes cursos de graduação. A metodologia adotada é mista (quanti-quali), com predominância do viés quantitativo e foco na intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Ao todo, foram analisados desempenhos de 305 alunos. Os dados foram tratados por meio da Estatística Descritiva e foi realizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis, no qual se constatou diferença nos desempenhos entre os semestres com e sem adoção de rubricas. O pos hoc identificou que apenas o semestre 2017.2 (sem rubricas) não diferiu do semestre 2019.1 (com rubricas). Conclui-se, de forma geral, que os resultados se mostraram favoráveis à adoção de rubricas na avaliação discente. |
id |
UFFS-2_34030a15a30b53b00be3fedb5997cf3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11757 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentesO objetivo do artigo é relatar o desenvolvimento das práticas avaliativas adotadas como estratégias docentes ao longo de um conjunto de seis semestres letivos, nos quais três deles foram caracterizados pelo uso de rubricas e três deles não, em uma disciplina de Cálculo Numérico ministrada pelo mesmo professor a diferentes cursos de graduação. A metodologia adotada é mista (quanti-quali), com predominância do viés quantitativo e foco na intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Ao todo, foram analisados desempenhos de 305 alunos. Os dados foram tratados por meio da Estatística Descritiva e foi realizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis, no qual se constatou diferença nos desempenhos entre os semestres com e sem adoção de rubricas. O pos hoc identificou que apenas o semestre 2017.2 (sem rubricas) não diferiu do semestre 2019.1 (com rubricas). Conclui-se, de forma geral, que os resultados se mostraram favoráveis à adoção de rubricas na avaliação discente.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-06-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1175710.36661/2595-4520.2021v4i4.11757Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 203-2262595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11757/7964Copyright (c) 2021 Leandro Blass, Valesca Brasil Iralahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBlass, LeandroBrasil Irala, Valesca2021-06-22T14:03:55Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11757Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-06-22T14:03:55Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes |
title |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes |
spellingShingle |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes Blass, Leandro |
title_short |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes |
title_full |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes |
title_fullStr |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes |
title_full_unstemmed |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes |
title_sort |
Usar ou não usar rubricas? um olhar para as práticas avaliativas a partir dos desempenhos discentes |
author |
Blass, Leandro |
author_facet |
Blass, Leandro Brasil Irala, Valesca |
author_role |
author |
author2 |
Brasil Irala, Valesca |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Blass, Leandro Brasil Irala, Valesca |
description |
O objetivo do artigo é relatar o desenvolvimento das práticas avaliativas adotadas como estratégias docentes ao longo de um conjunto de seis semestres letivos, nos quais três deles foram caracterizados pelo uso de rubricas e três deles não, em uma disciplina de Cálculo Numérico ministrada pelo mesmo professor a diferentes cursos de graduação. A metodologia adotada é mista (quanti-quali), com predominância do viés quantitativo e foco na intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013). Ao todo, foram analisados desempenhos de 305 alunos. Os dados foram tratados por meio da Estatística Descritiva e foi realizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis, no qual se constatou diferença nos desempenhos entre os semestres com e sem adoção de rubricas. O pos hoc identificou que apenas o semestre 2017.2 (sem rubricas) não diferiu do semestre 2019.1 (com rubricas). Conclui-se, de forma geral, que os resultados se mostraram favoráveis à adoção de rubricas na avaliação discente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11757 10.36661/2595-4520.2021v4i4.11757 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11757 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i4.11757 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11757/7964 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Leandro Blass, Valesca Brasil Irala http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Leandro Blass, Valesca Brasil Irala http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 4 (2021): Revista Insignare Scientia; 203-226 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612785762304 |