Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8475 |
Resumo: | Os vestibulares nas Universidades Públicas consistem num dos maiores mecanismos de exclusão social, na medida em que selecionam quem pode ou não ter o direito à Educação Superior Pública e Gratuita, frente a isto e a função social da Educação em Ciências e Biologia, neste artigo, analisam-se as questões de Biologia Celular dos vestibulares da UEPG, no período entre 2010 a 2016, com o intuito de identificar as concepções que emergem destas questões e suas implicações para a Educação em Ciências e Biologia. Foram selecionadas e analisadas 51 questões. Com a análise qualitativa, constatou-se que as questões não trazem uma visão crítica da ciência e de seus desdobramentos para a Educação, que são muito específicas e não problematizam as questões sociais, ou seja, apresentam a pseudoneutralidade da ciência, considerando-se que as provas dos vestibulares muitas vezes determinam a construção dos currículos nas escolas, indiretamente, numa espécie de ação-reação, os estudantes cada vez mais tem acesso a conhecimentos fragmentados, pautados na memorização para a aprovação em vestibulares. |
id |
UFFS-2_36043fd6eaeb447e84269b3b42791e8e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/8475 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e BiologiaOs vestibulares nas Universidades Públicas consistem num dos maiores mecanismos de exclusão social, na medida em que selecionam quem pode ou não ter o direito à Educação Superior Pública e Gratuita, frente a isto e a função social da Educação em Ciências e Biologia, neste artigo, analisam-se as questões de Biologia Celular dos vestibulares da UEPG, no período entre 2010 a 2016, com o intuito de identificar as concepções que emergem destas questões e suas implicações para a Educação em Ciências e Biologia. Foram selecionadas e analisadas 51 questões. Com a análise qualitativa, constatou-se que as questões não trazem uma visão crítica da ciência e de seus desdobramentos para a Educação, que são muito específicas e não problematizam as questões sociais, ou seja, apresentam a pseudoneutralidade da ciência, considerando-se que as provas dos vestibulares muitas vezes determinam a construção dos currículos nas escolas, indiretamente, numa espécie de ação-reação, os estudantes cada vez mais tem acesso a conhecimentos fragmentados, pautados na memorização para a aprovação em vestibulares.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-02-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/847510.36661/2595-4520.2018v1i3.8475Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia2595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8475/7108Copyright (c) 2019 Jussara Aline de Andrade, Rodrigo Diego de Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade, Jussara Aline deSouza, Rodrigo Diego de2021-07-13T05:27:56Zoai:ojs.192.168.253.137:article/8475Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:27:56Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia |
title |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia |
spellingShingle |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia Andrade, Jussara Aline de |
title_short |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia |
title_full |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia |
title_fullStr |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia |
title_full_unstemmed |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia |
title_sort |
Análise das Questões de Biologia Celular nos Vestibulares da UEPG entre 2010 a 2016: implicações para a Educação em Ciências e Biologia |
author |
Andrade, Jussara Aline de |
author_facet |
Andrade, Jussara Aline de Souza, Rodrigo Diego de |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Rodrigo Diego de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Jussara Aline de Souza, Rodrigo Diego de |
description |
Os vestibulares nas Universidades Públicas consistem num dos maiores mecanismos de exclusão social, na medida em que selecionam quem pode ou não ter o direito à Educação Superior Pública e Gratuita, frente a isto e a função social da Educação em Ciências e Biologia, neste artigo, analisam-se as questões de Biologia Celular dos vestibulares da UEPG, no período entre 2010 a 2016, com o intuito de identificar as concepções que emergem destas questões e suas implicações para a Educação em Ciências e Biologia. Foram selecionadas e analisadas 51 questões. Com a análise qualitativa, constatou-se que as questões não trazem uma visão crítica da ciência e de seus desdobramentos para a Educação, que são muito específicas e não problematizam as questões sociais, ou seja, apresentam a pseudoneutralidade da ciência, considerando-se que as provas dos vestibulares muitas vezes determinam a construção dos currículos nas escolas, indiretamente, numa espécie de ação-reação, os estudantes cada vez mais tem acesso a conhecimentos fragmentados, pautados na memorização para a aprovação em vestibulares. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8475 10.36661/2595-4520.2018v1i3.8475 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8475 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2018v1i3.8475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/8475/7108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jussara Aline de Andrade, Rodrigo Diego de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Jussara Aline de Andrade, Rodrigo Diego de Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 1 n. 3 (2018): Revista Insignare Scientia 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611939561472 |