Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scanholato Primo, Camila
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Brunetto Pertile, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501
Resumo: O presente trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos. O objetivo foi identificar alternativas teórico-metodológicas que possam contribuir para o ensino de ciências e biologia. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e produção de material didático. A primeira contemplou pesquisas já realizadas sobre o ensino para estudantes cegos e o estudo sobre a especificidade no desenvolvimento desses com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizando conceitos fundamentais de Vygotski, como: “compensação social do defeito”, “mediação” e o uso das “vias colaterais”. A produção de material foi voltada para a elaboração de alternativas metodológicas envolvendo a audiodescrição e a elaboração de modelos didáticos táteis. Pode-se indicar a importância da elaboração de materiais diferenciados e das alternativas metodológicas que, além de permitir um ensino adequado para alunos cegos, podem enriquecer o trabalho para os demais estudantes.
id UFFS-2_38551b58d92d9a5ef28c88e6e71415c0
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12501
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensinoO presente trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos. O objetivo foi identificar alternativas teórico-metodológicas que possam contribuir para o ensino de ciências e biologia. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e produção de material didático. A primeira contemplou pesquisas já realizadas sobre o ensino para estudantes cegos e o estudo sobre a especificidade no desenvolvimento desses com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizando conceitos fundamentais de Vygotski, como: “compensação social do defeito”, “mediação” e o uso das “vias colaterais”. A produção de material foi voltada para a elaboração de alternativas metodológicas envolvendo a audiodescrição e a elaboração de modelos didáticos táteis. Pode-se indicar a importância da elaboração de materiais diferenciados e das alternativas metodológicas que, além de permitir um ensino adequado para alunos cegos, podem enriquecer o trabalho para os demais estudantes.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1250110.36661/2595-4520.2022v5n1.12501Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 256-2772595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501/8439Copyright (c) 2022 Camila Scanholato Primo, Eliane Brunetto Pertilehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScanholato Primo, CamilaBrunetto Pertile, Eliane2022-07-22T19:12:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12501Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:12:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
title Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
spellingShingle Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
Scanholato Primo, Camila
title_short Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
title_full Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
title_fullStr Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
title_full_unstemmed Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
title_sort Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
author Scanholato Primo, Camila
author_facet Scanholato Primo, Camila
Brunetto Pertile, Eliane
author_role author
author2 Brunetto Pertile, Eliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scanholato Primo, Camila
Brunetto Pertile, Eliane
description O presente trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos. O objetivo foi identificar alternativas teórico-metodológicas que possam contribuir para o ensino de ciências e biologia. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e produção de material didático. A primeira contemplou pesquisas já realizadas sobre o ensino para estudantes cegos e o estudo sobre a especificidade no desenvolvimento desses com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizando conceitos fundamentais de Vygotski, como: “compensação social do defeito”, “mediação” e o uso das “vias colaterais”. A produção de material foi voltada para a elaboração de alternativas metodológicas envolvendo a audiodescrição e a elaboração de modelos didáticos táteis. Pode-se indicar a importância da elaboração de materiais diferenciados e das alternativas metodológicas que, além de permitir um ensino adequado para alunos cegos, podem enriquecer o trabalho para os demais estudantes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12501
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501/8439
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Camila Scanholato Primo, Eliane Brunetto Pertile
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Camila Scanholato Primo, Eliane Brunetto Pertile
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 256-277
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613594214400