Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501 |
Resumo: | O presente trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos. O objetivo foi identificar alternativas teórico-metodológicas que possam contribuir para o ensino de ciências e biologia. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e produção de material didático. A primeira contemplou pesquisas já realizadas sobre o ensino para estudantes cegos e o estudo sobre a especificidade no desenvolvimento desses com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizando conceitos fundamentais de Vygotski, como: “compensação social do defeito”, “mediação” e o uso das “vias colaterais”. A produção de material foi voltada para a elaboração de alternativas metodológicas envolvendo a audiodescrição e a elaboração de modelos didáticos táteis. Pode-se indicar a importância da elaboração de materiais diferenciados e das alternativas metodológicas que, além de permitir um ensino adequado para alunos cegos, podem enriquecer o trabalho para os demais estudantes. |
id |
UFFS-2_38551b58d92d9a5ef28c88e6e71415c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12501 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensinoO presente trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos. O objetivo foi identificar alternativas teórico-metodológicas que possam contribuir para o ensino de ciências e biologia. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e produção de material didático. A primeira contemplou pesquisas já realizadas sobre o ensino para estudantes cegos e o estudo sobre a especificidade no desenvolvimento desses com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizando conceitos fundamentais de Vygotski, como: “compensação social do defeito”, “mediação” e o uso das “vias colaterais”. A produção de material foi voltada para a elaboração de alternativas metodológicas envolvendo a audiodescrição e a elaboração de modelos didáticos táteis. Pode-se indicar a importância da elaboração de materiais diferenciados e das alternativas metodológicas que, além de permitir um ensino adequado para alunos cegos, podem enriquecer o trabalho para os demais estudantes.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1250110.36661/2595-4520.2022v5n1.12501Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 256-2772595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501/8439Copyright (c) 2022 Camila Scanholato Primo, Eliane Brunetto Pertilehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScanholato Primo, CamilaBrunetto Pertile, Eliane2022-07-22T19:12:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12501Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:12:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino |
title |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino |
spellingShingle |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino Scanholato Primo, Camila |
title_short |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino |
title_full |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino |
title_fullStr |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino |
title_full_unstemmed |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino |
title_sort |
Ciências e biologia para alunos cegos: metodologias de ensino |
author |
Scanholato Primo, Camila |
author_facet |
Scanholato Primo, Camila Brunetto Pertile, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Brunetto Pertile, Eliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scanholato Primo, Camila Brunetto Pertile, Eliane |
description |
O presente trabalho aborda o processo ensino-aprendizagem com estudantes cegos. O objetivo foi identificar alternativas teórico-metodológicas que possam contribuir para o ensino de ciências e biologia. Para tanto, fez-se pesquisa bibliográfica e produção de material didático. A primeira contemplou pesquisas já realizadas sobre o ensino para estudantes cegos e o estudo sobre a especificidade no desenvolvimento desses com base na Teoria Histórico-Cultural, utilizando conceitos fundamentais de Vygotski, como: “compensação social do defeito”, “mediação” e o uso das “vias colaterais”. A produção de material foi voltada para a elaboração de alternativas metodológicas envolvendo a audiodescrição e a elaboração de modelos didáticos táteis. Pode-se indicar a importância da elaboração de materiais diferenciados e das alternativas metodológicas que, além de permitir um ensino adequado para alunos cegos, podem enriquecer o trabalho para os demais estudantes. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12501 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12501/8439 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Camila Scanholato Primo, Eliane Brunetto Pertile http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Camila Scanholato Primo, Eliane Brunetto Pertile http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 256-277 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613594214400 |