A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11775 |
Resumo: | O presente artigo constitui um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado e que tem a argumentação em sala de aula como escopo central. A partir de entendimentos decorrentes de uma aproximação com o tema e do reconhecimento de seu aspecto nebuloso e complexo, emergiu o delineamento dessa investigação. Tal delineamento partiu de um olhar voltado a abordagens que reconhecem a pesquisa como princípio pedagógico e que, portanto, valorizam os processos argumentativos para a reconstrução do conhecimento. Envolveu, ainda, a indicação de escolha por uma perspectiva de ênfase para o estudo e o desenvolvimento da argumentação por meio da apresentação de três perspectivas possíveis, quais sejam: a lógica, a retórica e a dialógica. Definidos esses marcos, estabeleceu-se como objetivo central desse estudo avaliar o processo de construção de argumentos desenvolvido por meio da Educação pela Pesquisa à luz de distintas vertentes argumentativas. Em termos metodológicos, o estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza teórica. Nele, foi produzida a tessitura de um arcabouço teórico que procurou evidenciar distanciamentos e pontos de contato entre as principais vertentes argumentativas e os pressupostos da Educação pela Pesquisa. Os resultados revelaram aproximações com a perspectiva dialógica, conduzindo à conclusão de que a concepção, a intencionalidade e a operacionalização da argumentação desenvolvida por meio da Educação pela Pesquisa associam-se à vertente dialógica do tema. |
id |
UFFS-2_3f250a9d2eb6c10a81fd03e93e39c9bc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11775 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógicaO presente artigo constitui um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado e que tem a argumentação em sala de aula como escopo central. A partir de entendimentos decorrentes de uma aproximação com o tema e do reconhecimento de seu aspecto nebuloso e complexo, emergiu o delineamento dessa investigação. Tal delineamento partiu de um olhar voltado a abordagens que reconhecem a pesquisa como princípio pedagógico e que, portanto, valorizam os processos argumentativos para a reconstrução do conhecimento. Envolveu, ainda, a indicação de escolha por uma perspectiva de ênfase para o estudo e o desenvolvimento da argumentação por meio da apresentação de três perspectivas possíveis, quais sejam: a lógica, a retórica e a dialógica. Definidos esses marcos, estabeleceu-se como objetivo central desse estudo avaliar o processo de construção de argumentos desenvolvido por meio da Educação pela Pesquisa à luz de distintas vertentes argumentativas. Em termos metodológicos, o estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza teórica. Nele, foi produzida a tessitura de um arcabouço teórico que procurou evidenciar distanciamentos e pontos de contato entre as principais vertentes argumentativas e os pressupostos da Educação pela Pesquisa. Os resultados revelaram aproximações com a perspectiva dialógica, conduzindo à conclusão de que a concepção, a intencionalidade e a operacionalização da argumentação desenvolvida por meio da Educação pela Pesquisa associam-se à vertente dialógica do tema.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1177510.36661/2595-4520.2020v3i3.11775Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 25-452595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11775/7520Copyright (c) 2020 Thelma Duarte Brandolt Borges, Valderez Marina do Rosário Limahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorges, Thelma Duarte BrandoltLima, Valderez Marina do Rosário2021-07-13T05:23:16Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11775Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:16Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica |
title |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica |
spellingShingle |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica Borges, Thelma Duarte Brandolt |
title_short |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica |
title_full |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica |
title_fullStr |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica |
title_full_unstemmed |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica |
title_sort |
A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica |
author |
Borges, Thelma Duarte Brandolt |
author_facet |
Borges, Thelma Duarte Brandolt Lima, Valderez Marina do Rosário |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Valderez Marina do Rosário |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges, Thelma Duarte Brandolt Lima, Valderez Marina do Rosário |
description |
O presente artigo constitui um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado e que tem a argumentação em sala de aula como escopo central. A partir de entendimentos decorrentes de uma aproximação com o tema e do reconhecimento de seu aspecto nebuloso e complexo, emergiu o delineamento dessa investigação. Tal delineamento partiu de um olhar voltado a abordagens que reconhecem a pesquisa como princípio pedagógico e que, portanto, valorizam os processos argumentativos para a reconstrução do conhecimento. Envolveu, ainda, a indicação de escolha por uma perspectiva de ênfase para o estudo e o desenvolvimento da argumentação por meio da apresentação de três perspectivas possíveis, quais sejam: a lógica, a retórica e a dialógica. Definidos esses marcos, estabeleceu-se como objetivo central desse estudo avaliar o processo de construção de argumentos desenvolvido por meio da Educação pela Pesquisa à luz de distintas vertentes argumentativas. Em termos metodológicos, o estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza teórica. Nele, foi produzida a tessitura de um arcabouço teórico que procurou evidenciar distanciamentos e pontos de contato entre as principais vertentes argumentativas e os pressupostos da Educação pela Pesquisa. Os resultados revelaram aproximações com a perspectiva dialógica, conduzindo à conclusão de que a concepção, a intencionalidade e a operacionalização da argumentação desenvolvida por meio da Educação pela Pesquisa associam-se à vertente dialógica do tema. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11775 10.36661/2595-4520.2020v3i3.11775 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11775 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i3.11775 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11775/7520 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Thelma Duarte Brandolt Borges, Valderez Marina do Rosário Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Thelma Duarte Brandolt Borges, Valderez Marina do Rosário Lima http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 3 (2020): Edição Especial: A Pesquisa como Princípio Pedagógico; 25-45 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612797296640 |