A Educação pela Pesquisa como abordagem facilitadora da argumentação dialógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Thelma Duarte Brandolt
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Valderez Marina do Rosário
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11775
Resumo: O presente artigo constitui um recorte de uma pesquisa realizada em nível de doutorado e que tem a argumentação em sala de aula como escopo central. A partir de entendimentos decorrentes de uma aproximação com o tema e do reconhecimento de seu aspecto nebuloso e complexo, emergiu o delineamento dessa investigação. Tal delineamento partiu de um olhar voltado a abordagens que reconhecem a pesquisa como princípio pedagógico e que, portanto, valorizam os processos argumentativos para a reconstrução do conhecimento. Envolveu, ainda, a indicação de escolha por uma perspectiva de ênfase para o estudo e o desenvolvimento da argumentação por meio da apresentação de três perspectivas possíveis, quais sejam: a lógica, a retórica e a dialógica. Definidos esses marcos, estabeleceu-se como objetivo central desse estudo avaliar o processo de construção de argumentos desenvolvido por meio da Educação pela Pesquisa à luz de distintas vertentes argumentativas. Em termos metodológicos, o estudo caracterizou-se como qualitativo, de natureza teórica. Nele, foi produzida a   tessitura de um arcabouço teórico que procurou evidenciar distanciamentos e pontos de contato entre as principais vertentes argumentativas e os pressupostos da Educação pela Pesquisa. Os resultados revelaram aproximações com a perspectiva dialógica, conduzindo à conclusão de que a concepção, a intencionalidade e a operacionalização da argumentação desenvolvida por meio da Educação pela Pesquisa associam-se à vertente dialógica do tema.
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