O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11829 |
Resumo: | A Educação do Campo prioriza o ensino de qualidade e defende o respeito às especificidades dos sujeitos e dos seus territórios. Sob essa perspectiva, a disciplina de Ciências apresenta desafios em sua prática, já que exige conhecimentos e ferramentas adequadas de intervenção, no intuito de avalizar significações sociais, políticas, econômicas e culturais. Em busca de atender às referidas expectativas, descrevemos o presente relato de experiência, desenvolvido a partir da temática “Quintais”, com ações que envolvem o ensino de Ciências (foco em Agroecologia) e que utilizam, como recurso pedagógico, a Facilitação Gráfica. Assim, destacamos uma proposta pedagógica motivadora e participativa, havendo grande satisfação por parte dos envolvidos, além de possibilitar reflexões sobre a produção de conhecimentos, que, por sua vez, visa superar a educação fragmentada e descontextualizada. Ainda, salientamos certas significações acerca do papel do docente, da importância da Agroecologia e da valorização do campo. |
id |
UFFS-2_409236d0cae1f5d416851ae061eb07c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11829 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintaisA Educação do Campo prioriza o ensino de qualidade e defende o respeito às especificidades dos sujeitos e dos seus territórios. Sob essa perspectiva, a disciplina de Ciências apresenta desafios em sua prática, já que exige conhecimentos e ferramentas adequadas de intervenção, no intuito de avalizar significações sociais, políticas, econômicas e culturais. Em busca de atender às referidas expectativas, descrevemos o presente relato de experiência, desenvolvido a partir da temática “Quintais”, com ações que envolvem o ensino de Ciências (foco em Agroecologia) e que utilizam, como recurso pedagógico, a Facilitação Gráfica. Assim, destacamos uma proposta pedagógica motivadora e participativa, havendo grande satisfação por parte dos envolvidos, além de possibilitar reflexões sobre a produção de conhecimentos, que, por sua vez, visa superar a educação fragmentada e descontextualizada. Ainda, salientamos certas significações acerca do papel do docente, da importância da Agroecologia e da valorização do campo.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-11-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1182910.36661/2595-4520.2020v3i4.11829Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 437-4472595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11829/7553Copyright (c) 2020 Cristiane Lopes Rocha de Oliveira, Ramon da Silva Teixeira, Fernanda Maria Coutinho de Andrade, Sara Gonçalves Barbosa, Glauber Cardoso Guimarãeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLopes Rocha de Oliveira, Cristianeda Silva Teixeira, RamonCoutinho de Andrade, Fernanda MariaGonçalves Barbosa, SaraCardoso Guimarães, Glauber2021-07-13T05:22:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11829Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:22:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais |
title |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais |
spellingShingle |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais Lopes Rocha de Oliveira, Cristiane |
title_short |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais |
title_full |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais |
title_fullStr |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais |
title_full_unstemmed |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais |
title_sort |
O uso da Facilitação Gráfica como recurso potencialmente significativo no ensino de Ciências: uma proposta que envolve a agrobiodiversidade dos quintais |
author |
Lopes Rocha de Oliveira, Cristiane |
author_facet |
Lopes Rocha de Oliveira, Cristiane da Silva Teixeira, Ramon Coutinho de Andrade, Fernanda Maria Gonçalves Barbosa, Sara Cardoso Guimarães, Glauber |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Teixeira, Ramon Coutinho de Andrade, Fernanda Maria Gonçalves Barbosa, Sara Cardoso Guimarães, Glauber |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes Rocha de Oliveira, Cristiane da Silva Teixeira, Ramon Coutinho de Andrade, Fernanda Maria Gonçalves Barbosa, Sara Cardoso Guimarães, Glauber |
description |
A Educação do Campo prioriza o ensino de qualidade e defende o respeito às especificidades dos sujeitos e dos seus territórios. Sob essa perspectiva, a disciplina de Ciências apresenta desafios em sua prática, já que exige conhecimentos e ferramentas adequadas de intervenção, no intuito de avalizar significações sociais, políticas, econômicas e culturais. Em busca de atender às referidas expectativas, descrevemos o presente relato de experiência, desenvolvido a partir da temática “Quintais”, com ações que envolvem o ensino de Ciências (foco em Agroecologia) e que utilizam, como recurso pedagógico, a Facilitação Gráfica. Assim, destacamos uma proposta pedagógica motivadora e participativa, havendo grande satisfação por parte dos envolvidos, além de possibilitar reflexões sobre a produção de conhecimentos, que, por sua vez, visa superar a educação fragmentada e descontextualizada. Ainda, salientamos certas significações acerca do papel do docente, da importância da Agroecologia e da valorização do campo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11829 10.36661/2595-4520.2020v3i4.11829 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11829 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i4.11829 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11829/7553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 4 (2020): Edição especial: Dossiê Educação do Campo e suas Interfaces com o Ensino de Ciências; 437-447 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221612862308352 |