Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315 |
Resumo: | A educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para a conquista de uma sociedade sustentável. O objetivo do trabalho foi sensibilizar a comunidade de quatro Instituições Públicas de Ensino no município de Formiga/MG para a sustentabilidade ambiental, por meio do enfoque na educação ambiental. Para tanto, foram realizadas palestras sobre: destino e aproveitamento do lixo, preservação de recursos hídricos, sustentabilidade e biodiversidade e hortas orgânicas. Constatou-se uma excelente participação nas palestras nas quatro instituições públicas de ensino e, os resultados mostraram melhoria nos debates sobre educação ambiental, destacando a participação das mesmas com ampliação dos seus conhecimentos e uma sensibilização dos envolvidos na preservação do meio ambiente por meio de ações práticas que visam redução, recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos, assim como a destinação correta dos resíduos contaminantes. Ainda, é importante considerar os alunos como multiplicadores dos conhecimentos sobre as questões ambientais e procurar integrar a comunidade utilizando a temática ambiental. |
id |
UFFS-2_4c3eaa4a45b47f040b5966068cd25c8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12315 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidadeA educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para a conquista de uma sociedade sustentável. O objetivo do trabalho foi sensibilizar a comunidade de quatro Instituições Públicas de Ensino no município de Formiga/MG para a sustentabilidade ambiental, por meio do enfoque na educação ambiental. Para tanto, foram realizadas palestras sobre: destino e aproveitamento do lixo, preservação de recursos hídricos, sustentabilidade e biodiversidade e hortas orgânicas. Constatou-se uma excelente participação nas palestras nas quatro instituições públicas de ensino e, os resultados mostraram melhoria nos debates sobre educação ambiental, destacando a participação das mesmas com ampliação dos seus conhecimentos e uma sensibilização dos envolvidos na preservação do meio ambiente por meio de ações práticas que visam redução, recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos, assim como a destinação correta dos resíduos contaminantes. Ainda, é importante considerar os alunos como multiplicadores dos conhecimentos sobre as questões ambientais e procurar integrar a comunidade utilizando a temática ambiental.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1231510.36661/2595-4520.2022v5n1.12315Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 151-1682595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315/8434Copyright (c) 2022 Daiane Ferreira Arantes Beraldo, Lucas Oliveira Silva, Tiago Emanuel Rodrigues, Thomas do Vale, Silvane Vestenahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeraldo, Daiane Ferreira ArantesSilva, Lucas OliveiraRodrigues, Tiago EmanuelVale, Thomas doVestena, Silvane2022-07-22T18:58:06Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12315Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T18:58:06Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade |
title |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade |
spellingShingle |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade Beraldo, Daiane Ferreira Arantes |
title_short |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade |
title_full |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade |
title_fullStr |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade |
title_sort |
Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade |
author |
Beraldo, Daiane Ferreira Arantes |
author_facet |
Beraldo, Daiane Ferreira Arantes Silva, Lucas Oliveira Rodrigues, Tiago Emanuel Vale, Thomas do Vestena, Silvane |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lucas Oliveira Rodrigues, Tiago Emanuel Vale, Thomas do Vestena, Silvane |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beraldo, Daiane Ferreira Arantes Silva, Lucas Oliveira Rodrigues, Tiago Emanuel Vale, Thomas do Vestena, Silvane |
description |
A educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para a conquista de uma sociedade sustentável. O objetivo do trabalho foi sensibilizar a comunidade de quatro Instituições Públicas de Ensino no município de Formiga/MG para a sustentabilidade ambiental, por meio do enfoque na educação ambiental. Para tanto, foram realizadas palestras sobre: destino e aproveitamento do lixo, preservação de recursos hídricos, sustentabilidade e biodiversidade e hortas orgânicas. Constatou-se uma excelente participação nas palestras nas quatro instituições públicas de ensino e, os resultados mostraram melhoria nos debates sobre educação ambiental, destacando a participação das mesmas com ampliação dos seus conhecimentos e uma sensibilização dos envolvidos na preservação do meio ambiente por meio de ações práticas que visam redução, recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos, assim como a destinação correta dos resíduos contaminantes. Ainda, é importante considerar os alunos como multiplicadores dos conhecimentos sobre as questões ambientais e procurar integrar a comunidade utilizando a temática ambiental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12315 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315/8434 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 151-168 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613293273088 |