Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beraldo, Daiane Ferreira Arantes
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Lucas Oliveira, Rodrigues, Tiago Emanuel, Vale, Thomas do, Vestena, Silvane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315
Resumo: A educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para a conquista de uma sociedade sustentável. O objetivo do trabalho foi sensibilizar a comunidade de quatro Instituições Públicas de Ensino no município de Formiga/MG para a sustentabilidade ambiental, por meio do enfoque na educação ambiental. Para tanto, foram realizadas palestras sobre: destino e aproveitamento do lixo, preservação de recursos hídricos, sustentabilidade e biodiversidade e hortas orgânicas. Constatou-se uma excelente participação nas palestras nas quatro instituições públicas de ensino e, os resultados mostraram melhoria nos debates sobre educação ambiental, destacando a participação das mesmas com ampliação dos seus conhecimentos e uma sensibilização dos envolvidos na preservação do meio ambiente por meio de ações práticas que visam redução, recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos, assim como a destinação correta dos resíduos contaminantes. Ainda, é importante considerar os alunos como multiplicadores dos conhecimentos sobre as questões ambientais e procurar integrar a comunidade utilizando a temática ambiental.
id UFFS-2_4c3eaa4a45b47f040b5966068cd25c8d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12315
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidadeA educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para a conquista de uma sociedade sustentável. O objetivo do trabalho foi sensibilizar a comunidade de quatro Instituições Públicas de Ensino no município de Formiga/MG para a sustentabilidade ambiental, por meio do enfoque na educação ambiental. Para tanto, foram realizadas palestras sobre: destino e aproveitamento do lixo, preservação de recursos hídricos, sustentabilidade e biodiversidade e hortas orgânicas. Constatou-se uma excelente participação nas palestras nas quatro instituições públicas de ensino e, os resultados mostraram melhoria nos debates sobre educação ambiental, destacando a participação das mesmas com ampliação dos seus conhecimentos e uma sensibilização dos envolvidos na preservação do meio ambiente por meio de ações práticas que visam redução, recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos, assim como a destinação correta dos resíduos contaminantes. Ainda, é importante considerar os alunos como multiplicadores dos conhecimentos sobre as questões ambientais e procurar integrar a comunidade utilizando a temática ambiental.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1231510.36661/2595-4520.2022v5n1.12315Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 151-1682595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315/8434Copyright (c) 2022 Daiane Ferreira Arantes Beraldo, Lucas Oliveira Silva, Tiago Emanuel Rodrigues, Thomas do Vale, Silvane Vestenahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeraldo, Daiane Ferreira ArantesSilva, Lucas OliveiraRodrigues, Tiago EmanuelVale, Thomas doVestena, Silvane2022-07-22T18:58:06Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12315Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T18:58:06Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
title Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
spellingShingle Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
Beraldo, Daiane Ferreira Arantes
title_short Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
title_full Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
title_fullStr Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
title_full_unstemmed Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
title_sort Educação ambiental em instituições públicas de ensino como estratégia para a sustentabilidade
author Beraldo, Daiane Ferreira Arantes
author_facet Beraldo, Daiane Ferreira Arantes
Silva, Lucas Oliveira
Rodrigues, Tiago Emanuel
Vale, Thomas do
Vestena, Silvane
author_role author
author2 Silva, Lucas Oliveira
Rodrigues, Tiago Emanuel
Vale, Thomas do
Vestena, Silvane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Beraldo, Daiane Ferreira Arantes
Silva, Lucas Oliveira
Rodrigues, Tiago Emanuel
Vale, Thomas do
Vestena, Silvane
description A educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. A implantação da educação ambiental nas escolas pode ser considerada uma das formas mais eficazes para a conquista de uma sociedade sustentável. O objetivo do trabalho foi sensibilizar a comunidade de quatro Instituições Públicas de Ensino no município de Formiga/MG para a sustentabilidade ambiental, por meio do enfoque na educação ambiental. Para tanto, foram realizadas palestras sobre: destino e aproveitamento do lixo, preservação de recursos hídricos, sustentabilidade e biodiversidade e hortas orgânicas. Constatou-se uma excelente participação nas palestras nas quatro instituições públicas de ensino e, os resultados mostraram melhoria nos debates sobre educação ambiental, destacando a participação das mesmas com ampliação dos seus conhecimentos e uma sensibilização dos envolvidos na preservação do meio ambiente por meio de ações práticas que visam redução, recuperação, reutilização e reciclagem de resíduos, assim como a destinação correta dos resíduos contaminantes. Ainda, é importante considerar os alunos como multiplicadores dos conhecimentos sobre as questões ambientais e procurar integrar a comunidade utilizando a temática ambiental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12315
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12315/8434
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 151-168
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613293273088