O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Souza, Kauany Andressa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Loureiro Santos, Alcides
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699
Resumo: As metodologias de ensino consideradas tradicionais estão sendo gradativamente substituídas por novas abordagens de ensino, de modo a integrar diversas áreas do conhecimento por meio de determinados temas. A temática do lixo eletrônico, presente na proposta do novo Currículo do estado do Acre, busca desenvolver competências e habilidades que estimulem o estudante a pensar de forma crítica e reflexiva, além de identificar os riscos à saúde causados pela composição química de objetos do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar como a aplicação de uma aula desenvolvida à luz da BNCC, trabalhando os riscos à saúde das pessoas e do meio ambiente, enfatizado os conhecimentos químicos envolvidos.  A aula foi realizada de forma remota e contou com a participação de estudantes de química, professores da UFAC e de outras instituições. Percebeu-se que os estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e que não descartavam adequadamente o lixo eletrônico. Por meio de um questionário, verificou-se que mesmo após a discussão da temática na aula, nem todos os participantes se demonstraram conscientes dos impactos negativos causados pela omissão quanto ao manuseio e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos.
id UFFS-2_4e7aab373869589994a147af19d609c4
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12699
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação BásicaAs metodologias de ensino consideradas tradicionais estão sendo gradativamente substituídas por novas abordagens de ensino, de modo a integrar diversas áreas do conhecimento por meio de determinados temas. A temática do lixo eletrônico, presente na proposta do novo Currículo do estado do Acre, busca desenvolver competências e habilidades que estimulem o estudante a pensar de forma crítica e reflexiva, além de identificar os riscos à saúde causados pela composição química de objetos do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar como a aplicação de uma aula desenvolvida à luz da BNCC, trabalhando os riscos à saúde das pessoas e do meio ambiente, enfatizado os conhecimentos químicos envolvidos.  A aula foi realizada de forma remota e contou com a participação de estudantes de química, professores da UFAC e de outras instituições. Percebeu-se que os estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e que não descartavam adequadamente o lixo eletrônico. Por meio de um questionário, verificou-se que mesmo após a discussão da temática na aula, nem todos os participantes se demonstraram conscientes dos impactos negativos causados pela omissão quanto ao manuseio e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1269910.36661/2595-4520.2022v5n1.12699Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 574-5912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699/8459Copyright (c) 2022 Kauany Andressa de Oliveira Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Souza, Kauany AndressaLoureiro Santos, Alcides2022-07-22T19:43:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12699Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:43:31Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
title O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
spellingShingle O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
de Oliveira Souza, Kauany Andressa
title_short O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
title_full O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
title_fullStr O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
title_full_unstemmed O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
title_sort O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
author de Oliveira Souza, Kauany Andressa
author_facet de Oliveira Souza, Kauany Andressa
Loureiro Santos, Alcides
author_role author
author2 Loureiro Santos, Alcides
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Souza, Kauany Andressa
Loureiro Santos, Alcides
description As metodologias de ensino consideradas tradicionais estão sendo gradativamente substituídas por novas abordagens de ensino, de modo a integrar diversas áreas do conhecimento por meio de determinados temas. A temática do lixo eletrônico, presente na proposta do novo Currículo do estado do Acre, busca desenvolver competências e habilidades que estimulem o estudante a pensar de forma crítica e reflexiva, além de identificar os riscos à saúde causados pela composição química de objetos do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar como a aplicação de uma aula desenvolvida à luz da BNCC, trabalhando os riscos à saúde das pessoas e do meio ambiente, enfatizado os conhecimentos químicos envolvidos.  A aula foi realizada de forma remota e contou com a participação de estudantes de química, professores da UFAC e de outras instituições. Percebeu-se que os estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e que não descartavam adequadamente o lixo eletrônico. Por meio de um questionário, verificou-se que mesmo após a discussão da temática na aula, nem todos os participantes se demonstraram conscientes dos impactos negativos causados pela omissão quanto ao manuseio e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12699
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12699
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699/8459
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Kauany Andressa de Oliveira Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Kauany Andressa de Oliveira Souza
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 574-591
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613664468992