O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699 |
Resumo: | As metodologias de ensino consideradas tradicionais estão sendo gradativamente substituídas por novas abordagens de ensino, de modo a integrar diversas áreas do conhecimento por meio de determinados temas. A temática do lixo eletrônico, presente na proposta do novo Currículo do estado do Acre, busca desenvolver competências e habilidades que estimulem o estudante a pensar de forma crítica e reflexiva, além de identificar os riscos à saúde causados pela composição química de objetos do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar como a aplicação de uma aula desenvolvida à luz da BNCC, trabalhando os riscos à saúde das pessoas e do meio ambiente, enfatizado os conhecimentos químicos envolvidos. A aula foi realizada de forma remota e contou com a participação de estudantes de química, professores da UFAC e de outras instituições. Percebeu-se que os estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e que não descartavam adequadamente o lixo eletrônico. Por meio de um questionário, verificou-se que mesmo após a discussão da temática na aula, nem todos os participantes se demonstraram conscientes dos impactos negativos causados pela omissão quanto ao manuseio e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos. |
id |
UFFS-2_4e7aab373869589994a147af19d609c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12699 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação BásicaAs metodologias de ensino consideradas tradicionais estão sendo gradativamente substituídas por novas abordagens de ensino, de modo a integrar diversas áreas do conhecimento por meio de determinados temas. A temática do lixo eletrônico, presente na proposta do novo Currículo do estado do Acre, busca desenvolver competências e habilidades que estimulem o estudante a pensar de forma crítica e reflexiva, além de identificar os riscos à saúde causados pela composição química de objetos do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar como a aplicação de uma aula desenvolvida à luz da BNCC, trabalhando os riscos à saúde das pessoas e do meio ambiente, enfatizado os conhecimentos químicos envolvidos. A aula foi realizada de forma remota e contou com a participação de estudantes de química, professores da UFAC e de outras instituições. Percebeu-se que os estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e que não descartavam adequadamente o lixo eletrônico. Por meio de um questionário, verificou-se que mesmo após a discussão da temática na aula, nem todos os participantes se demonstraram conscientes dos impactos negativos causados pela omissão quanto ao manuseio e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1269910.36661/2595-4520.2022v5n1.12699Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 574-5912595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699/8459Copyright (c) 2022 Kauany Andressa de Oliveira Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Souza, Kauany AndressaLoureiro Santos, Alcides2022-07-22T19:43:31Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12699Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:43:31Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica |
title |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica |
spellingShingle |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica de Oliveira Souza, Kauany Andressa |
title_short |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica |
title_full |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica |
title_fullStr |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica |
title_full_unstemmed |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica |
title_sort |
O lixo eletrônico e seus riscos à saúde: uma abordagem voltada para a Educação Básica |
author |
de Oliveira Souza, Kauany Andressa |
author_facet |
de Oliveira Souza, Kauany Andressa Loureiro Santos, Alcides |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro Santos, Alcides |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Souza, Kauany Andressa Loureiro Santos, Alcides |
description |
As metodologias de ensino consideradas tradicionais estão sendo gradativamente substituídas por novas abordagens de ensino, de modo a integrar diversas áreas do conhecimento por meio de determinados temas. A temática do lixo eletrônico, presente na proposta do novo Currículo do estado do Acre, busca desenvolver competências e habilidades que estimulem o estudante a pensar de forma crítica e reflexiva, além de identificar os riscos à saúde causados pela composição química de objetos do cotidiano. Este trabalho tem como objetivo relatar como a aplicação de uma aula desenvolvida à luz da BNCC, trabalhando os riscos à saúde das pessoas e do meio ambiente, enfatizado os conhecimentos químicos envolvidos. A aula foi realizada de forma remota e contou com a participação de estudantes de química, professores da UFAC e de outras instituições. Percebeu-se que os estudantes não possuíam conhecimento prévio sobre o assunto e que não descartavam adequadamente o lixo eletrônico. Por meio de um questionário, verificou-se que mesmo após a discussão da temática na aula, nem todos os participantes se demonstraram conscientes dos impactos negativos causados pela omissão quanto ao manuseio e o descarte inadequado dos resíduos eletrônicos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12699 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12699 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12699/8459 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Kauany Andressa de Oliveira Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Kauany Andressa de Oliveira Souza http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 574-591 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613664468992 |