Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Fabrícia Damando, Cabral, Tânia Cristina Baptista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGSTEM / UERGS), com o objetivo de evidenciar o caminho percorrido por um grupo de pesquisa. na concepção, criação e gestão de um curso de pós-graduação. A partir de questionários respondidos pelas duas turmas do curso e de um grupo focal realizado com professores e alunos do curso, foram investigadas três dimensões previstas na concepção do curso: (i) Contexto acadêmico; (ii) a realidade local; (iii) internacionalização e contexto institucional. A investigação mostrou que as dimensões i e ii estão em bom nível de institucionalização no curso, enquanto a dimensão iii precisa ser fortalecida nas próximas ações do curso, embora já tenha havido importantes ações internacionais de professores e alunos. Os resultados também mostram o quão significativo é avaliar continuamente o PPG, bem como revisitar e problematizar seus objetivos iniciais ao longo do processo de gestão
id UFFS-2_4f74a173b9f0689921a60485af74f9a5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12576
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e MatemáticaEste artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGSTEM / UERGS), com o objetivo de evidenciar o caminho percorrido por um grupo de pesquisa. na concepção, criação e gestão de um curso de pós-graduação. A partir de questionários respondidos pelas duas turmas do curso e de um grupo focal realizado com professores e alunos do curso, foram investigadas três dimensões previstas na concepção do curso: (i) Contexto acadêmico; (ii) a realidade local; (iii) internacionalização e contexto institucional. A investigação mostrou que as dimensões i e ii estão em bom nível de institucionalização no curso, enquanto a dimensão iii precisa ser fortalecida nas próximas ações do curso, embora já tenha havido importantes ações internacionais de professores e alunos. Os resultados também mostram o quão significativo é avaliar continuamente o PPG, bem como revisitar e problematizar seus objetivos iniciais ao longo do processo de gestãoUniversidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1257610.36661/2595-4520.2021v4i5.12576Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 223-2402595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576/8064Copyright (c) 2021 Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Fabrícia Damando Santos, Tânia Cristina Baptista Cabralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luciano Andreatta Carvalho daSantos, Fabrícia DamandoCabral, Tânia Cristina Baptista2021-08-23T14:01:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12576Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-23T14:01:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
title Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
spellingShingle Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
title_short Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
title_full Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
title_fullStr Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
title_full_unstemmed Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
title_sort Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
author Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
author_facet Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
Santos, Fabrícia Damando
Cabral, Tânia Cristina Baptista
author_role author
author2 Santos, Fabrícia Damando
Cabral, Tânia Cristina Baptista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Luciano Andreatta Carvalho da
Santos, Fabrícia Damando
Cabral, Tânia Cristina Baptista
description Este artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGSTEM / UERGS), com o objetivo de evidenciar o caminho percorrido por um grupo de pesquisa. na concepção, criação e gestão de um curso de pós-graduação. A partir de questionários respondidos pelas duas turmas do curso e de um grupo focal realizado com professores e alunos do curso, foram investigadas três dimensões previstas na concepção do curso: (i) Contexto acadêmico; (ii) a realidade local; (iii) internacionalização e contexto institucional. A investigação mostrou que as dimensões i e ii estão em bom nível de institucionalização no curso, enquanto a dimensão iii precisa ser fortalecida nas próximas ações do curso, embora já tenha havido importantes ações internacionais de professores e alunos. Os resultados também mostram o quão significativo é avaliar continuamente o PPG, bem como revisitar e problematizar seus objetivos iniciais ao longo do processo de gestão
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12576
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576/8064
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 223-240
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613631963136