Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGSTEM / UERGS), com o objetivo de evidenciar o caminho percorrido por um grupo de pesquisa. na concepção, criação e gestão de um curso de pós-graduação. A partir de questionários respondidos pelas duas turmas do curso e de um grupo focal realizado com professores e alunos do curso, foram investigadas três dimensões previstas na concepção do curso: (i) Contexto acadêmico; (ii) a realidade local; (iii) internacionalização e contexto institucional. A investigação mostrou que as dimensões i e ii estão em bom nível de institucionalização no curso, enquanto a dimensão iii precisa ser fortalecida nas próximas ações do curso, embora já tenha havido importantes ações internacionais de professores e alunos. Os resultados também mostram o quão significativo é avaliar continuamente o PPG, bem como revisitar e problematizar seus objetivos iniciais ao longo do processo de gestão |
id |
UFFS-2_4f74a173b9f0689921a60485af74f9a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12576 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e MatemáticaEste artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGSTEM / UERGS), com o objetivo de evidenciar o caminho percorrido por um grupo de pesquisa. na concepção, criação e gestão de um curso de pós-graduação. A partir de questionários respondidos pelas duas turmas do curso e de um grupo focal realizado com professores e alunos do curso, foram investigadas três dimensões previstas na concepção do curso: (i) Contexto acadêmico; (ii) a realidade local; (iii) internacionalização e contexto institucional. A investigação mostrou que as dimensões i e ii estão em bom nível de institucionalização no curso, enquanto a dimensão iii precisa ser fortalecida nas próximas ações do curso, embora já tenha havido importantes ações internacionais de professores e alunos. Os resultados também mostram o quão significativo é avaliar continuamente o PPG, bem como revisitar e problematizar seus objetivos iniciais ao longo do processo de gestãoUniversidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1257610.36661/2595-4520.2021v4i5.12576Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 223-2402595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576/8064Copyright (c) 2021 Luciano Andreatta Carvalho da Costa, Fabrícia Damando Santos, Tânia Cristina Baptista Cabralhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Luciano Andreatta Carvalho daSantos, Fabrícia DamandoCabral, Tânia Cristina Baptista2021-08-23T14:01:05Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12576Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-23T14:01:05Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática |
title |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática |
spellingShingle |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
title_short |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática |
title_full |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática |
title_fullStr |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática |
title_full_unstemmed |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática |
title_sort |
Aprendizagens colhidas nos primeiros anos de um PPG em docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática |
author |
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da |
author_facet |
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da Santos, Fabrícia Damando Cabral, Tânia Cristina Baptista |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Fabrícia Damando Cabral, Tânia Cristina Baptista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciano Andreatta Carvalho da Santos, Fabrícia Damando Cabral, Tânia Cristina Baptista |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma investigação realizada com o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGSTEM / UERGS), com o objetivo de evidenciar o caminho percorrido por um grupo de pesquisa. na concepção, criação e gestão de um curso de pós-graduação. A partir de questionários respondidos pelas duas turmas do curso e de um grupo focal realizado com professores e alunos do curso, foram investigadas três dimensões previstas na concepção do curso: (i) Contexto acadêmico; (ii) a realidade local; (iii) internacionalização e contexto institucional. A investigação mostrou que as dimensões i e ii estão em bom nível de institucionalização no curso, enquanto a dimensão iii precisa ser fortalecida nas próximas ações do curso, embora já tenha havido importantes ações internacionais de professores e alunos. Os resultados também mostram o quão significativo é avaliar continuamente o PPG, bem como revisitar e problematizar seus objetivos iniciais ao longo do processo de gestão |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12576 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12576 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12576/8064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 223-240 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613631963136 |