Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12155 |
Resumo: | Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção de alunos do 3° do ensino médio de uma escola pública em Tefé/AM sobre como atividades diferenciadas, na forma de aulas experimentais, poderiam facilitar sua aprendizagem de Química. Para tal, um questionário foi aplicado aos alunos, assim como uma entrevista oral ao professor da disciplina. Os resultados revelaram que, apesar de terem dificuldades com cálculos químicos, 72% dos alunos gostam da disciplina. Além disso, professor e alunos concordam sobre a importância de aulas experimentais no seu aprendizado. Embora a escola possua biblioteca e computadores com acesso à internet, tais recursos raramente eram utilizados, sendo a justificativa dos alunos desse turno (noturno) o cansaço físico e o horário reduzido na escola. O conhecimento era transmitido pela via oral e escrita, sendo o livro didático a principal fonte adotada. Recursos didáticos audiovisuais não eram disponibilizados. Apenas 3% dos alunos relataram ter participado de alguma atividade prática, o que sugere uma exploração ainda superficial dessa metodologia. Contudo, 66% indicaram o uso de aulas práticas como facilitador do aprendizado de Química. Tais resultados, conjuntamente, indicam ser necessário uma reflexão do docente sobre sua prática pedagógica no sentido de adoção de melhorias na metodologia de ensino aplicada. |
id |
UFFS-2_5eeea856840278b952d900a12ac4f83a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12155 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AMEste trabalho teve como objetivo verificar a percepção de alunos do 3° do ensino médio de uma escola pública em Tefé/AM sobre como atividades diferenciadas, na forma de aulas experimentais, poderiam facilitar sua aprendizagem de Química. Para tal, um questionário foi aplicado aos alunos, assim como uma entrevista oral ao professor da disciplina. Os resultados revelaram que, apesar de terem dificuldades com cálculos químicos, 72% dos alunos gostam da disciplina. Além disso, professor e alunos concordam sobre a importância de aulas experimentais no seu aprendizado. Embora a escola possua biblioteca e computadores com acesso à internet, tais recursos raramente eram utilizados, sendo a justificativa dos alunos desse turno (noturno) o cansaço físico e o horário reduzido na escola. O conhecimento era transmitido pela via oral e escrita, sendo o livro didático a principal fonte adotada. Recursos didáticos audiovisuais não eram disponibilizados. Apenas 3% dos alunos relataram ter participado de alguma atividade prática, o que sugere uma exploração ainda superficial dessa metodologia. Contudo, 66% indicaram o uso de aulas práticas como facilitador do aprendizado de Química. Tais resultados, conjuntamente, indicam ser necessário uma reflexão do docente sobre sua prática pedagógica no sentido de adoção de melhorias na metodologia de ensino aplicada.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1215510.36661/2595-4520.2022v5n1.12155Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 209-2342595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12155/8437Copyright (c) 2022 Agmar José de Jesus Silva, Vera Sintia da Silva Egashttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Agmar José de JesusEgas, Vera Sintia da Silva2022-07-22T19:08:00Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12155Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM |
title |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM |
spellingShingle |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM Silva, Agmar José de Jesus |
title_short |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM |
title_full |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM |
title_fullStr |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM |
title_full_unstemmed |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM |
title_sort |
Percepção da importância do uso de atividades experimentais na aprendizagem de química de um grupo de estudantes concluintes do ensino médio em uma escola pública em Tefé/AM |
author |
Silva, Agmar José de Jesus |
author_facet |
Silva, Agmar José de Jesus Egas, Vera Sintia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Egas, Vera Sintia da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Agmar José de Jesus Egas, Vera Sintia da Silva |
description |
Este trabalho teve como objetivo verificar a percepção de alunos do 3° do ensino médio de uma escola pública em Tefé/AM sobre como atividades diferenciadas, na forma de aulas experimentais, poderiam facilitar sua aprendizagem de Química. Para tal, um questionário foi aplicado aos alunos, assim como uma entrevista oral ao professor da disciplina. Os resultados revelaram que, apesar de terem dificuldades com cálculos químicos, 72% dos alunos gostam da disciplina. Além disso, professor e alunos concordam sobre a importância de aulas experimentais no seu aprendizado. Embora a escola possua biblioteca e computadores com acesso à internet, tais recursos raramente eram utilizados, sendo a justificativa dos alunos desse turno (noturno) o cansaço físico e o horário reduzido na escola. O conhecimento era transmitido pela via oral e escrita, sendo o livro didático a principal fonte adotada. Recursos didáticos audiovisuais não eram disponibilizados. Apenas 3% dos alunos relataram ter participado de alguma atividade prática, o que sugere uma exploração ainda superficial dessa metodologia. Contudo, 66% indicaram o uso de aulas práticas como facilitador do aprendizado de Química. Tais resultados, conjuntamente, indicam ser necessário uma reflexão do docente sobre sua prática pedagógica no sentido de adoção de melhorias na metodologia de ensino aplicada. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12155 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12155 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12155 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12155 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12155/8437 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Agmar José de Jesus Silva, Vera Sintia da Silva Egas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Agmar José de Jesus Silva, Vera Sintia da Silva Egas http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 209-234 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613277544448 |