Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149 |
Resumo: | Por muitos anos, criou-se um grande estigma na sociedade em relação à temática do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), seja pelos equívocos em relação à condição e ao modo de transmissão do vírus, seja pelo preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV. É imprescindível que, como profissionais da área das ciências, possamos iniciar um processo de desmistificação de tais preconceitos ainda tão enraizados e, a partir de uma iniciativa didática, possamos promover a divulgação científica para estudantes nos últimos anos do ensino fundamental. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se mostra de grande utilidade pela familiaridade que se há com ela. O objetivo deste trabalho é abordar a temática HIV/aids por meio da construção de uma cartilha e produção de podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica (para o desenvolvimento da cartilha) e entrevista (podcast). |
id |
UFFS-2_60a90dc48d129f5dcfd9fde92f095504 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/13149 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestiónBooklet and podcast as a didactic tool for teaching science: HIV and AIDS in questionCartilha e podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências: HIV e aids em questãoPor muitos anos, criou-se um grande estigma na sociedade em relação à temática do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), seja pelos equívocos em relação à condição e ao modo de transmissão do vírus, seja pelo preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV. É imprescindível que, como profissionais da área das ciências, possamos iniciar um processo de desmistificação de tais preconceitos ainda tão enraizados e, a partir de uma iniciativa didática, possamos promover a divulgação científica para estudantes nos últimos anos do ensino fundamental. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se mostra de grande utilidade pela familiaridade que se há com ela. O objetivo deste trabalho é abordar a temática HIV/aids por meio da construção de uma cartilha e produção de podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica (para o desenvolvimento da cartilha) e entrevista (podcast).Desde hace muchos años se há creado un gran estigma en la sociedad, en relación al virus VIH (Virus de Inmunodeficiencia Humana) y al SIDA (Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida), ya sea por las errores sobre la condición y el modo de transmisión de virus, o incluso por la se prejuzga con los transportistas, que fueron y siguen siendo marginados por muchos. Por lo tanto, es necesario socializar correctamente la información, desmitificando los preceptos socialmente arraigados, y así incentivar a los estudiantes a ser protagonistas, buscando conocer y comprender científicamente los contenidos. En ese sentido, el objetivo de este trabajo es abordar los temas de VIH y SIDA a través de un folleto y un podcast como herramientas didácticas para la enseñanza de las ciencias. Metodológicamente, el estudio se desarrolló a través de investigación bibliográfica (cuaderno) y entrevista (podcast).For many years, a big stigma has been created in our society, about the topic of the HIV’s virus (Human Immunodeficiency Virus) and the aids (acquired immunodeficiency syndrome) both of them, in reason of the fallacies regarding the condition and also the means of transmission, or even by the prejudice itself with the HIV’s carriers, those who after all these years are still marginalized by many people in the society. It is essential, we as science professionals, to start a process of demystifying such misconceptions still rooted in our society, and from a didactic and instructive initiative, promoting scientific dissemination for children in elementary school, we seek to develop critical thinking in students, urging them curiosity for research, with this they can be able to be active agents in their own learning, in addition deconstructing possible fears and prejudices present in the community in, which they live, about the carriers of the virus. In this virtue, the purpose of this work is to approach the HIV and aids theme through the booklet and podcast as a didactic tool for teaching science. Methodologically, the study was developed through bibliography research (booklet) and the interview (podcast).Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1314910.36661/2595-4520.2023v6n1.13149Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 484-501Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 1 (2023): Insignare Scientia Journal; 484-5012595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149/8832Copyright (c) 2023 Leandro Turmena, Daiara Manfio, Renan Martins, Tainara Marine Rech, Nicolli Mendes dos Santos, Schelder Gabriel Bertoncello Rosa, Deborah Catharine de Assis Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, RenanRech, Tainara MarineSantos, Nicolli Mendes dosRosa, Schelder Gabriel BertoncelloTurmena, LeandroZimmermann, Daiara ManfioLeite, Deborah Catharine de AssisKovalski, Mara Luciane2024-08-01T11:59:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13149Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:59:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión Booklet and podcast as a didactic tool for teaching science: HIV and AIDS in question Cartilha e podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências: HIV e aids em questão |
title |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión |
spellingShingle |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión Martins, Renan |
title_short |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión |
title_full |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión |
title_fullStr |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión |
title_full_unstemmed |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión |
title_sort |
Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión |
author |
Martins, Renan |
author_facet |
Martins, Renan Rech, Tainara Marine Santos, Nicolli Mendes dos Rosa, Schelder Gabriel Bertoncello Turmena, Leandro Zimmermann, Daiara Manfio Leite, Deborah Catharine de Assis Kovalski, Mara Luciane |
author_role |
author |
author2 |
Rech, Tainara Marine Santos, Nicolli Mendes dos Rosa, Schelder Gabriel Bertoncello Turmena, Leandro Zimmermann, Daiara Manfio Leite, Deborah Catharine de Assis Kovalski, Mara Luciane |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Renan Rech, Tainara Marine Santos, Nicolli Mendes dos Rosa, Schelder Gabriel Bertoncello Turmena, Leandro Zimmermann, Daiara Manfio Leite, Deborah Catharine de Assis Kovalski, Mara Luciane |
description |
Por muitos anos, criou-se um grande estigma na sociedade em relação à temática do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), seja pelos equívocos em relação à condição e ao modo de transmissão do vírus, seja pelo preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV. É imprescindível que, como profissionais da área das ciências, possamos iniciar um processo de desmistificação de tais preconceitos ainda tão enraizados e, a partir de uma iniciativa didática, possamos promover a divulgação científica para estudantes nos últimos anos do ensino fundamental. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se mostra de grande utilidade pela familiaridade que se há com ela. O objetivo deste trabalho é abordar a temática HIV/aids por meio da construção de uma cartilha e produção de podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica (para o desenvolvimento da cartilha) e entrevista (podcast). |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13149 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2023v6n1.13149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149/8832 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 484-501 Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 1 (2023): Insignare Scientia Journal; 484-501 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704929630257152 |