Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Renan
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rech, Tainara Marine, Santos, Nicolli Mendes dos, Rosa, Schelder Gabriel Bertoncello, Turmena, Leandro, Zimmermann, Daiara Manfio, Leite, Deborah Catharine de Assis, Kovalski, Mara Luciane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149
Resumo: Por muitos anos, criou-se um grande estigma na sociedade em relação à temática do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), seja pelos equívocos em relação à condição e ao modo de transmissão do vírus, seja pelo preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV. É imprescindível que, como profissionais da área das ciências, possamos iniciar um processo de desmistificação de tais preconceitos ainda tão enraizados e, a partir de uma iniciativa didática, possamos promover a divulgação científica para estudantes nos últimos anos do ensino fundamental. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se mostra de grande utilidade pela familiaridade que se há com ela. O objetivo deste trabalho é abordar a temática HIV/aids por meio da construção de uma cartilha e produção de podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica (para o desenvolvimento da cartilha) e entrevista (podcast).
id UFFS-2_60a90dc48d129f5dcfd9fde92f095504
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/13149
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestiónBooklet and podcast as a didactic tool for teaching science: HIV and AIDS in questionCartilha e podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências: HIV e aids em questãoPor muitos anos, criou-se um grande estigma na sociedade em relação à temática do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), seja pelos equívocos em relação à condição e ao modo de transmissão do vírus, seja pelo preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV. É imprescindível que, como profissionais da área das ciências, possamos iniciar um processo de desmistificação de tais preconceitos ainda tão enraizados e, a partir de uma iniciativa didática, possamos promover a divulgação científica para estudantes nos últimos anos do ensino fundamental. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se mostra de grande utilidade pela familiaridade que se há com ela. O objetivo deste trabalho é abordar a temática HIV/aids por meio da construção de uma cartilha e produção de podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica (para o desenvolvimento da cartilha) e entrevista (podcast).Desde hace muchos años se há creado un gran estigma en la sociedad, en relación al virus VIH (Virus de Inmunodeficiencia Humana) y al SIDA (Síndrome de Inmunodeficiencia Adquirida), ya sea por las errores sobre la condición y el modo de transmisión de virus, o incluso por la se prejuzga con los transportistas, que fueron y siguen siendo marginados por muchos. Por lo tanto, es necesario socializar correctamente la información, desmitificando los preceptos socialmente arraigados, y así incentivar a los estudiantes a ser protagonistas, buscando conocer y comprender científicamente los contenidos. En ese sentido, el objetivo de este trabajo es abordar los temas de VIH y SIDA a través de un folleto y un podcast como herramientas didácticas para la enseñanza de las ciencias. Metodológicamente, el estudio se desarrolló a través de investigación bibliográfica (cuaderno) y entrevista (podcast).For many years, a big stigma has been created in our society, about the topic of the HIV’s virus (Human Immunodeficiency Virus) and the aids (acquired immunodeficiency syndrome) both of them, in reason of the fallacies regarding the condition and also the means of transmission, or even by the prejudice itself with the HIV’s carriers, those who after all these years are still marginalized by many people in the society. It is essential, we as science professionals, to start a process of demystifying such  misconceptions still rooted in our society, and from a didactic and instructive initiative, promoting scientific dissemination for children in elementary school, we seek to develop critical thinking in students, urging them curiosity for research, with this they can be able  to be active agents in their own learning, in addition deconstructing possible fears and prejudices present in the community in, which they live, about the carriers of the virus. In this virtue, the purpose of this work is to approach the HIV and aids theme through the booklet and podcast as a didactic tool for teaching science. Methodologically, the study was developed through bibliography research (booklet) and the interview (podcast).Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1314910.36661/2595-4520.2023v6n1.13149Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 484-501Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 1 (2023): Insignare Scientia Journal; 484-5012595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149/8832Copyright (c) 2023 Leandro Turmena, Daiara Manfio, Renan Martins, Tainara Marine Rech, Nicolli Mendes dos Santos, Schelder Gabriel Bertoncello Rosa, Deborah Catharine de Assis Leitehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, RenanRech, Tainara MarineSantos, Nicolli Mendes dosRosa, Schelder Gabriel BertoncelloTurmena, LeandroZimmermann, Daiara ManfioLeite, Deborah Catharine de AssisKovalski, Mara Luciane2024-08-01T11:59:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13149Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T11:59:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
Booklet and podcast as a didactic tool for teaching science: HIV and AIDS in question
Cartilha e podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências: HIV e aids em questão
title Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
spellingShingle Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
Martins, Renan
title_short Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
title_full Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
title_fullStr Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
title_full_unstemmed Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
title_sort Cuadernillo y podcast como herramienta didáctica para la enseñanza de las ciencias: el VIH y el SIDA em cuestión
author Martins, Renan
author_facet Martins, Renan
Rech, Tainara Marine
Santos, Nicolli Mendes dos
Rosa, Schelder Gabriel Bertoncello
Turmena, Leandro
Zimmermann, Daiara Manfio
Leite, Deborah Catharine de Assis
Kovalski, Mara Luciane
author_role author
author2 Rech, Tainara Marine
Santos, Nicolli Mendes dos
Rosa, Schelder Gabriel Bertoncello
Turmena, Leandro
Zimmermann, Daiara Manfio
Leite, Deborah Catharine de Assis
Kovalski, Mara Luciane
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Renan
Rech, Tainara Marine
Santos, Nicolli Mendes dos
Rosa, Schelder Gabriel Bertoncello
Turmena, Leandro
Zimmermann, Daiara Manfio
Leite, Deborah Catharine de Assis
Kovalski, Mara Luciane
description Por muitos anos, criou-se um grande estigma na sociedade em relação à temática do HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e da aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), seja pelos equívocos em relação à condição e ao modo de transmissão do vírus, seja pelo preconceito em relação às pessoas vivendo com HIV. É imprescindível que, como profissionais da área das ciências, possamos iniciar um processo de desmistificação de tais preconceitos ainda tão enraizados e, a partir de uma iniciativa didática, possamos promover a divulgação científica para estudantes nos últimos anos do ensino fundamental. O uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) se mostra de grande utilidade pela familiaridade que se há com ela. O objetivo deste trabalho é abordar a temática HIV/aids por meio da construção de uma cartilha e produção de podcast como ferramentas didáticas para o ensino de ciências. Metodologicamente, o estudo foi desenvolvido pela pesquisa bibliográfica (para o desenvolvimento da cartilha) e entrevista (podcast).
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149
10.36661/2595-4520.2023v6n1.13149
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2023v6n1.13149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13149/8832
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 484-501
Revista Insignare Scientia; Vol 6 No 1 (2023): Insignare Scientia Journal; 484-501
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704929630257152