Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bantim, Márcia Maria Braga
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sobreira, Alana Cecília de Menezes, Sudério, Fabrício Bonfim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888
Resumo: A educação sexual busca sempre ampliar os conhecimentos dos jovens sobre sexualidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi adotar diferentes metodologias de ensino na abordagem da Educação Sexual com estudantes do Ensino Médio e analisar os conhecimentos dos mesmos sobre essa temática, tendo como principal foco a prevenção contra IST e gravidez não programada na adolescência. O estudo tem caráter descritivo e uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário e observação direta com anotações sistematizadas como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa envolveu as seguintes etapas em sequência: dinâmicas; aula expositiva dialogada; aplicação de questionário para análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o tema da pesquisa; análise dos resultados; e produção e aplicação de um jogo didático. As dinâmicas “Caixa Secreta” e “Percebendo a contaminação” permitiram, respectivamente, a investigação das dúvidas dos estudantes em um ambiente confortável para exposição dos seus questionamentos e a simulação lúdica do perigo das IST. Como forma de preencher algumas lacunas de compreensão observadas na análise feita após a as dinâmicas e a aula expositiva, aplicou-se o jogo didático “Na trilha da prevenção” (produto dessa pesquisa). Por meio dessa atividade lúdica, os estudantes expressaram motivação e agiram de forma interativa na busca das respostas corretas.
id UFFS-2_61b234919ee782510bab18f38c27ec65
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11888
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médioA educação sexual busca sempre ampliar os conhecimentos dos jovens sobre sexualidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi adotar diferentes metodologias de ensino na abordagem da Educação Sexual com estudantes do Ensino Médio e analisar os conhecimentos dos mesmos sobre essa temática, tendo como principal foco a prevenção contra IST e gravidez não programada na adolescência. O estudo tem caráter descritivo e uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário e observação direta com anotações sistematizadas como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa envolveu as seguintes etapas em sequência: dinâmicas; aula expositiva dialogada; aplicação de questionário para análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o tema da pesquisa; análise dos resultados; e produção e aplicação de um jogo didático. As dinâmicas “Caixa Secreta” e “Percebendo a contaminação” permitiram, respectivamente, a investigação das dúvidas dos estudantes em um ambiente confortável para exposição dos seus questionamentos e a simulação lúdica do perigo das IST. Como forma de preencher algumas lacunas de compreensão observadas na análise feita após a as dinâmicas e a aula expositiva, aplicou-se o jogo didático “Na trilha da prevenção” (produto dessa pesquisa). Por meio dessa atividade lúdica, os estudantes expressaram motivação e agiram de forma interativa na busca das respostas corretas.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1188810.36661/2595-4520.2021v4i6.11888Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 106-1262595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888/8166Copyright (c) 2021 Márcia Maria Braga Bantim, Alana Cecília de Menezes Sobreira, Fabrício Bonfim Sudériohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBantim, Márcia Maria BragaSobreira, Alana Cecília de MenezesSudério, Fabrício Bonfim2021-10-09T06:00:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11888Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
title Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
spellingShingle Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
Bantim, Márcia Maria Braga
title_short Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
title_full Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
title_fullStr Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
title_full_unstemmed Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
title_sort Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
author Bantim, Márcia Maria Braga
author_facet Bantim, Márcia Maria Braga
Sobreira, Alana Cecília de Menezes
Sudério, Fabrício Bonfim
author_role author
author2 Sobreira, Alana Cecília de Menezes
Sudério, Fabrício Bonfim
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bantim, Márcia Maria Braga
Sobreira, Alana Cecília de Menezes
Sudério, Fabrício Bonfim
description A educação sexual busca sempre ampliar os conhecimentos dos jovens sobre sexualidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi adotar diferentes metodologias de ensino na abordagem da Educação Sexual com estudantes do Ensino Médio e analisar os conhecimentos dos mesmos sobre essa temática, tendo como principal foco a prevenção contra IST e gravidez não programada na adolescência. O estudo tem caráter descritivo e uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário e observação direta com anotações sistematizadas como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa envolveu as seguintes etapas em sequência: dinâmicas; aula expositiva dialogada; aplicação de questionário para análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o tema da pesquisa; análise dos resultados; e produção e aplicação de um jogo didático. As dinâmicas “Caixa Secreta” e “Percebendo a contaminação” permitiram, respectivamente, a investigação das dúvidas dos estudantes em um ambiente confortável para exposição dos seus questionamentos e a simulação lúdica do perigo das IST. Como forma de preencher algumas lacunas de compreensão observadas na análise feita após a as dinâmicas e a aula expositiva, aplicou-se o jogo didático “Na trilha da prevenção” (produto dessa pesquisa). Por meio dessa atividade lúdica, os estudantes expressaram motivação e agiram de forma interativa na busca das respostas corretas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11888
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11888
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888/8166
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 106-126
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612883279872