Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11888 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888 |
Resumo: | A educação sexual busca sempre ampliar os conhecimentos dos jovens sobre sexualidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi adotar diferentes metodologias de ensino na abordagem da Educação Sexual com estudantes do Ensino Médio e analisar os conhecimentos dos mesmos sobre essa temática, tendo como principal foco a prevenção contra IST e gravidez não programada na adolescência. O estudo tem caráter descritivo e uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário e observação direta com anotações sistematizadas como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa envolveu as seguintes etapas em sequência: dinâmicas; aula expositiva dialogada; aplicação de questionário para análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o tema da pesquisa; análise dos resultados; e produção e aplicação de um jogo didático. As dinâmicas “Caixa Secreta” e “Percebendo a contaminação” permitiram, respectivamente, a investigação das dúvidas dos estudantes em um ambiente confortável para exposição dos seus questionamentos e a simulação lúdica do perigo das IST. Como forma de preencher algumas lacunas de compreensão observadas na análise feita após a as dinâmicas e a aula expositiva, aplicou-se o jogo didático “Na trilha da prevenção” (produto dessa pesquisa). Por meio dessa atividade lúdica, os estudantes expressaram motivação e agiram de forma interativa na busca das respostas corretas. |
id |
UFFS-2_61b234919ee782510bab18f38c27ec65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11888 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médioA educação sexual busca sempre ampliar os conhecimentos dos jovens sobre sexualidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi adotar diferentes metodologias de ensino na abordagem da Educação Sexual com estudantes do Ensino Médio e analisar os conhecimentos dos mesmos sobre essa temática, tendo como principal foco a prevenção contra IST e gravidez não programada na adolescência. O estudo tem caráter descritivo e uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário e observação direta com anotações sistematizadas como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa envolveu as seguintes etapas em sequência: dinâmicas; aula expositiva dialogada; aplicação de questionário para análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o tema da pesquisa; análise dos resultados; e produção e aplicação de um jogo didático. As dinâmicas “Caixa Secreta” e “Percebendo a contaminação” permitiram, respectivamente, a investigação das dúvidas dos estudantes em um ambiente confortável para exposição dos seus questionamentos e a simulação lúdica do perigo das IST. Como forma de preencher algumas lacunas de compreensão observadas na análise feita após a as dinâmicas e a aula expositiva, aplicou-se o jogo didático “Na trilha da prevenção” (produto dessa pesquisa). Por meio dessa atividade lúdica, os estudantes expressaram motivação e agiram de forma interativa na busca das respostas corretas.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1188810.36661/2595-4520.2021v4i6.11888Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 106-126Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 106-1262595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888/8166Copyright (c) 2021 Márcia Maria Braga Bantim, Alana Cecília de Menezes Sobreira, Fabrício Bonfim Sudériohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBantim, Márcia Maria BragaSobreira, Alana Cecília de MenezesSudério, Fabrício Bonfim2024-08-01T12:01:53Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11888Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:01:53Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio |
title |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio |
spellingShingle |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio Bantim, Márcia Maria Braga Bantim, Márcia Maria Braga |
title_short |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio |
title_full |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio |
title_fullStr |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio |
title_sort |
Estratégias de ensino na abordagem do tema educação sexual com estudantes do ensino médio |
author |
Bantim, Márcia Maria Braga |
author_facet |
Bantim, Márcia Maria Braga Bantim, Márcia Maria Braga Sobreira, Alana Cecília de Menezes Sudério, Fabrício Bonfim Sobreira, Alana Cecília de Menezes Sudério, Fabrício Bonfim |
author_role |
author |
author2 |
Sobreira, Alana Cecília de Menezes Sudério, Fabrício Bonfim |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bantim, Márcia Maria Braga Sobreira, Alana Cecília de Menezes Sudério, Fabrício Bonfim |
description |
A educação sexual busca sempre ampliar os conhecimentos dos jovens sobre sexualidade. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi adotar diferentes metodologias de ensino na abordagem da Educação Sexual com estudantes do Ensino Médio e analisar os conhecimentos dos mesmos sobre essa temática, tendo como principal foco a prevenção contra IST e gravidez não programada na adolescência. O estudo tem caráter descritivo e uma abordagem qualitativa, utilizando-se de questionário e observação direta com anotações sistematizadas como instrumentos de coleta de dados. A pesquisa envolveu as seguintes etapas em sequência: dinâmicas; aula expositiva dialogada; aplicação de questionário para análise dos conhecimentos dos estudantes sobre o tema da pesquisa; análise dos resultados; e produção e aplicação de um jogo didático. As dinâmicas “Caixa Secreta” e “Percebendo a contaminação” permitiram, respectivamente, a investigação das dúvidas dos estudantes em um ambiente confortável para exposição dos seus questionamentos e a simulação lúdica do perigo das IST. Como forma de preencher algumas lacunas de compreensão observadas na análise feita após a as dinâmicas e a aula expositiva, aplicou-se o jogo didático “Na trilha da prevenção” (produto dessa pesquisa). Por meio dessa atividade lúdica, os estudantes expressaram motivação e agiram de forma interativa na busca das respostas corretas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888 10.36661/2595-4520.2021v4i6.11888 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11888/8166 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 106-126 Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 6 (2021): Insignare Scientia Journal; 106-126 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183209803186176 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.11888 |