A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Juliana Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12078
Resumo: O artigo “A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e o espantoso poder da Geografia na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario” foi um projeto de intervenção, construído por educandos (as) do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre/RS. A pesquisa teve como objetivo abordar, através de conceitos geográficos (espaço, lugar, território), a história, a cultura, a identidade e a espacialidade do Bairro Mário Quintana, em que os educandos, a partir de suas dúvidas, curiosidades, ansiedades, problematizações e interesses, produziram conhecimentos geográficos a respeito da localidade, enxergando o bairro como um Lugar, alterando regimes de visibilidade, de um espaço violento, perigoso, estigmatizado como “território do crime” pelos constantes homicídios e “toques de recolher” para uma visibilidade que fortaleceu e valorizou a identidade do lugar e o sentimento de pertencimento, construindo uma cidadania espacial nos adolescentes participantes do projeto. A aplicação da metodologia da pesquisa-ação, entendida como uma intervenção pontual em problema coletivo a ser solucionado, proporcionou aos educandos voz sobre as vivências na localidade, e compreendê-las, papel do ensino de Geografia: “entender o lugar para compreender o mundo”.      
id UFFS-2_6a12821ccf66d681ffc8f68f5fb258b2
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12078
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMarioO artigo “A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e o espantoso poder da Geografia na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario” foi um projeto de intervenção, construído por educandos (as) do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre/RS. A pesquisa teve como objetivo abordar, através de conceitos geográficos (espaço, lugar, território), a história, a cultura, a identidade e a espacialidade do Bairro Mário Quintana, em que os educandos, a partir de suas dúvidas, curiosidades, ansiedades, problematizações e interesses, produziram conhecimentos geográficos a respeito da localidade, enxergando o bairro como um Lugar, alterando regimes de visibilidade, de um espaço violento, perigoso, estigmatizado como “território do crime” pelos constantes homicídios e “toques de recolher” para uma visibilidade que fortaleceu e valorizou a identidade do lugar e o sentimento de pertencimento, construindo uma cidadania espacial nos adolescentes participantes do projeto. A aplicação da metodologia da pesquisa-ação, entendida como uma intervenção pontual em problema coletivo a ser solucionado, proporcionou aos educandos voz sobre as vivências na localidade, e compreendê-las, papel do ensino de Geografia: “entender o lugar para compreender o mundo”.      Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1207810.36661/2595-4520.2021v4i2.12078Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 135-1472595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12078/7760Copyright (c) 2021 Juliana Garcia Nuneshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Juliana Garcia2021-07-13T05:21:32Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12078Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:32Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario
title A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario
spellingShingle A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario
Nunes, Juliana Garcia
title_short A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario
title_full A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario
title_fullStr A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario
title_full_unstemmed A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario
title_sort A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario
author Nunes, Juliana Garcia
author_facet Nunes, Juliana Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Juliana Garcia
description O artigo “A incrível proeza dos alunos-pesquisadores na construção de conhecimentos geográficos e o espantoso poder da Geografia na leitura do lugar – Experiências do projeto #SomosMario” foi um projeto de intervenção, construído por educandos (as) do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal do Bairro Mário Quintana, comunidade da periferia de Porto Alegre/RS. A pesquisa teve como objetivo abordar, através de conceitos geográficos (espaço, lugar, território), a história, a cultura, a identidade e a espacialidade do Bairro Mário Quintana, em que os educandos, a partir de suas dúvidas, curiosidades, ansiedades, problematizações e interesses, produziram conhecimentos geográficos a respeito da localidade, enxergando o bairro como um Lugar, alterando regimes de visibilidade, de um espaço violento, perigoso, estigmatizado como “território do crime” pelos constantes homicídios e “toques de recolher” para uma visibilidade que fortaleceu e valorizou a identidade do lugar e o sentimento de pertencimento, construindo uma cidadania espacial nos adolescentes participantes do projeto. A aplicação da metodologia da pesquisa-ação, entendida como uma intervenção pontual em problema coletivo a ser solucionado, proporcionou aos educandos voz sobre as vivências na localidade, e compreendê-las, papel do ensino de Geografia: “entender o lugar para compreender o mundo”.      
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12078
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12078
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12078
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12078/7760
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Juliana Garcia Nunes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Juliana Garcia Nunes
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 135-147
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613185269760