Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paranhos de Oliveira, Mariana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: do Rocio Fontoura Teixeira, Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12083
Resumo: Este estudo teve como premissa principal apresentar a importância e as possibilidades que uma biblioteca escolar do campo possui, atentando para as especificidades da identidade do campo e a riqueza cultural que esse espaço produz. Para tanto, as reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de uma revisão bibliográfica e das respostas de educandos do 3º aos 5º anos para a aplicação de uma entrevista estruturada sobre a importância da biblioteca escolar numa escola do campo. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados em sala de aula e biblioteca é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.
id UFFS-2_7025967bf550b38675547290cb0b43ac
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12083
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidadesEste estudo teve como premissa principal apresentar a importância e as possibilidades que uma biblioteca escolar do campo possui, atentando para as especificidades da identidade do campo e a riqueza cultural que esse espaço produz. Para tanto, as reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de uma revisão bibliográfica e das respostas de educandos do 3º aos 5º anos para a aplicação de uma entrevista estruturada sobre a importância da biblioteca escolar numa escola do campo. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados em sala de aula e biblioteca é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1208310.36661/2595-4520.2021v4i2.12083Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 159-1692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12083/7765Copyright (c) 2021 Mariana Paranhos de Oliveira, Maria do Rocio Fontoura Teixeirahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessParanhos de Oliveira, Marianado Rocio Fontoura Teixeira, Maria2021-07-13T05:21:30Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12083Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:30Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades
title Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades
spellingShingle Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades
Paranhos de Oliveira, Mariana
title_short Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades
title_full Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades
title_fullStr Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades
title_full_unstemmed Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades
title_sort Biblioteca escolar em escolas do campo: importância e possibilidades
author Paranhos de Oliveira, Mariana
author_facet Paranhos de Oliveira, Mariana
do Rocio Fontoura Teixeira, Maria
author_role author
author2 do Rocio Fontoura Teixeira, Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paranhos de Oliveira, Mariana
do Rocio Fontoura Teixeira, Maria
description Este estudo teve como premissa principal apresentar a importância e as possibilidades que uma biblioteca escolar do campo possui, atentando para as especificidades da identidade do campo e a riqueza cultural que esse espaço produz. Para tanto, as reflexões apresentadas neste artigo são oriundas de uma revisão bibliográfica e das respostas de educandos do 3º aos 5º anos para a aplicação de uma entrevista estruturada sobre a importância da biblioteca escolar numa escola do campo. Os resultados, da análise realizada, evidenciaram que a união dos saberes campesinos empíricos e dos conhecimentos captados em sala de aula e biblioteca é potente e enriquecedora, gerando uma aprendizagem realmente significativa e colaborativa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12083
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12083
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12083
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12083/7765
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Mariana Paranhos de Oliveira, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Mariana Paranhos de Oliveira, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 159-169
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613189464064