Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898 |
Resumo: | Relata-se a experiência em planejar e desenvolver um júri simulado a partir da resolução de uma situação simulada com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande. Neste contexto, foi abordada a problemática da permanência ou não de uma refinaria de petróleo localizada na área urbana da cidade. Os alunos foram separados em dois grupos: contra ou favor da permanência da refinaria. Então, realizou-se a simulação de um tribunal na sala de aula, com propósito de oportunizar uma experiência permeada por momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação em sala de aula. Dialoga-se com os pressupostos do educar pela pesquisa e enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir dos aprendizados e reflexões de uma prática educativa e da constituição do ser professor de Química, por meio das escritas narrativas dos integrantes do PIBID. O processo de documentar a experiência de fazer pesquisa em sala de aula oportuniza ao professor compreender o seu fazer docente, e assim refletir, teorizar e construir conhecimento. Palavras-chave: Educar pela pesquisa; júri simulado; escrita narrativa. |
id |
UFFS-2_70b8e5f38fd6ca25a928abaf2faf8f0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/10898 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhadaRelata-se a experiência em planejar e desenvolver um júri simulado a partir da resolução de uma situação simulada com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande. Neste contexto, foi abordada a problemática da permanência ou não de uma refinaria de petróleo localizada na área urbana da cidade. Os alunos foram separados em dois grupos: contra ou favor da permanência da refinaria. Então, realizou-se a simulação de um tribunal na sala de aula, com propósito de oportunizar uma experiência permeada por momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação em sala de aula. Dialoga-se com os pressupostos do educar pela pesquisa e enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir dos aprendizados e reflexões de uma prática educativa e da constituição do ser professor de Química, por meio das escritas narrativas dos integrantes do PIBID. O processo de documentar a experiência de fazer pesquisa em sala de aula oportuniza ao professor compreender o seu fazer docente, e assim refletir, teorizar e construir conhecimento. Palavras-chave: Educar pela pesquisa; júri simulado; escrita narrativa.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1089810.36661/2595-4520.2019v2i2.10898Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 240-2542595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898/7221Copyright (c) 2019 Ana Luiza Alves Constantino, Aline Machado Dorneles, Cezar Soares Motta, Aline Silva Dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Constantino, Ana LuizaMachado Dorneles, AlineSoares Motta, CezarSilva Dos Santos, Aline2021-07-13T05:26:46Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10898Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:46Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada |
title |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada |
spellingShingle |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada Alves Constantino, Ana Luiza |
title_short |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada |
title_full |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada |
title_fullStr |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada |
title_full_unstemmed |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada |
title_sort |
Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada |
author |
Alves Constantino, Ana Luiza |
author_facet |
Alves Constantino, Ana Luiza Machado Dorneles, Aline Soares Motta, Cezar Silva Dos Santos, Aline |
author_role |
author |
author2 |
Machado Dorneles, Aline Soares Motta, Cezar Silva Dos Santos, Aline |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves Constantino, Ana Luiza Machado Dorneles, Aline Soares Motta, Cezar Silva Dos Santos, Aline |
description |
Relata-se a experiência em planejar e desenvolver um júri simulado a partir da resolução de uma situação simulada com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande. Neste contexto, foi abordada a problemática da permanência ou não de uma refinaria de petróleo localizada na área urbana da cidade. Os alunos foram separados em dois grupos: contra ou favor da permanência da refinaria. Então, realizou-se a simulação de um tribunal na sala de aula, com propósito de oportunizar uma experiência permeada por momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação em sala de aula. Dialoga-se com os pressupostos do educar pela pesquisa e enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir dos aprendizados e reflexões de uma prática educativa e da constituição do ser professor de Química, por meio das escritas narrativas dos integrantes do PIBID. O processo de documentar a experiência de fazer pesquisa em sala de aula oportuniza ao professor compreender o seu fazer docente, e assim refletir, teorizar e construir conhecimento. Palavras-chave: Educar pela pesquisa; júri simulado; escrita narrativa. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10898 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10898 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898/7221 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 240-254 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221611991990272 |