Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves Constantino, Ana Luiza
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Machado Dorneles, Aline, Soares Motta, Cezar, Silva Dos Santos, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898
Resumo: Relata-se a experiência em planejar e desenvolver um júri simulado a partir da resolução de uma situação simulada com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande.  Neste contexto, foi abordada a problemática da permanência ou não de uma refinaria de petróleo localizada na área urbana da cidade. Os alunos foram separados em dois grupos: contra ou favor da permanência da refinaria. Então, realizou-se a simulação de um tribunal na sala de aula, com propósito de oportunizar uma experiência permeada por momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação em sala de aula. Dialoga-se com os pressupostos do educar pela pesquisa e enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir dos aprendizados e reflexões de uma prática educativa e da constituição do ser professor de Química, por meio das escritas narrativas dos integrantes do PIBID. O processo de documentar a experiência de fazer pesquisa em sala de aula oportuniza ao professor compreender o seu fazer docente, e assim refletir, teorizar e construir conhecimento.   Palavras-chave: Educar pela pesquisa; júri simulado; escrita narrativa.
id UFFS-2_70b8e5f38fd6ca25a928abaf2faf8f0d
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/10898
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhadaRelata-se a experiência em planejar e desenvolver um júri simulado a partir da resolução de uma situação simulada com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande.  Neste contexto, foi abordada a problemática da permanência ou não de uma refinaria de petróleo localizada na área urbana da cidade. Os alunos foram separados em dois grupos: contra ou favor da permanência da refinaria. Então, realizou-se a simulação de um tribunal na sala de aula, com propósito de oportunizar uma experiência permeada por momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação em sala de aula. Dialoga-se com os pressupostos do educar pela pesquisa e enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir dos aprendizados e reflexões de uma prática educativa e da constituição do ser professor de Química, por meio das escritas narrativas dos integrantes do PIBID. O processo de documentar a experiência de fazer pesquisa em sala de aula oportuniza ao professor compreender o seu fazer docente, e assim refletir, teorizar e construir conhecimento.   Palavras-chave: Educar pela pesquisa; júri simulado; escrita narrativa.Universidade Federal da Fronteira Sul2019-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1089810.36661/2595-4520.2019v2i2.10898Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 240-2542595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898/7221Copyright (c) 2019 Ana Luiza Alves Constantino, Aline Machado Dorneles, Cezar Soares Motta, Aline Silva Dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlves Constantino, Ana LuizaMachado Dorneles, AlineSoares Motta, CezarSilva Dos Santos, Aline2021-07-13T05:26:46Zoai:ojs.192.168.253.137:article/10898Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:26:46Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
title Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
spellingShingle Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
Alves Constantino, Ana Luiza
title_short Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
title_full Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
title_fullStr Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
title_full_unstemmed Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
title_sort Pesquisa na Sala de Aula de Química: narrativas das aprendizagens da docência partilhada
author Alves Constantino, Ana Luiza
author_facet Alves Constantino, Ana Luiza
Machado Dorneles, Aline
Soares Motta, Cezar
Silva Dos Santos, Aline
author_role author
author2 Machado Dorneles, Aline
Soares Motta, Cezar
Silva Dos Santos, Aline
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves Constantino, Ana Luiza
Machado Dorneles, Aline
Soares Motta, Cezar
Silva Dos Santos, Aline
description Relata-se a experiência em planejar e desenvolver um júri simulado a partir da resolução de uma situação simulada com os alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola pública a partir da atuação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Química do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Rio Grande.  Neste contexto, foi abordada a problemática da permanência ou não de uma refinaria de petróleo localizada na área urbana da cidade. Os alunos foram separados em dois grupos: contra ou favor da permanência da refinaria. Então, realizou-se a simulação de um tribunal na sala de aula, com propósito de oportunizar uma experiência permeada por momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação em sala de aula. Dialoga-se com os pressupostos do educar pela pesquisa e enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade, a partir dos aprendizados e reflexões de uma prática educativa e da constituição do ser professor de Química, por meio das escritas narrativas dos integrantes do PIBID. O processo de documentar a experiência de fazer pesquisa em sala de aula oportuniza ao professor compreender o seu fazer docente, e assim refletir, teorizar e construir conhecimento.   Palavras-chave: Educar pela pesquisa; júri simulado; escrita narrativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898
10.36661/2595-4520.2019v2i2.10898
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2019v2i2.10898
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/10898/7221
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 2 n. 2 (2019): Revista Insignare Scientia; 240-254
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221611991990272