Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138 |
Resumo: | A educação e promoção à saúde buscam concretizar a atenção integral à saúde da população em geral, com melhorias nas práticas de cuidado prestado pelos profissionais da saúde. Estão pautadas no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas. Para tanto, torna-se importante uma construção coletiva de ações de educação permanente em saúde que promovam a assistência de qualidade para a população. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do profissional de saúde responsável pela educação permanente em saúde e seu entendimento no contexto hospitalar, de uma Instituição de grande porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo, como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos relatos dos profissionais, identificou-se que os profissionais coordenadores têm um grande desafio junto às organizações de saúde para a implementação de uma EPS pautada em ações educativas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas durante a EPS que envolvam a interdisciplinaridade, participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídas |
id |
UFFS-2_77296815c38d3e544b84fc7cffd43ac0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12138 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalarA educação e promoção à saúde buscam concretizar a atenção integral à saúde da população em geral, com melhorias nas práticas de cuidado prestado pelos profissionais da saúde. Estão pautadas no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas. Para tanto, torna-se importante uma construção coletiva de ações de educação permanente em saúde que promovam a assistência de qualidade para a população. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do profissional de saúde responsável pela educação permanente em saúde e seu entendimento no contexto hospitalar, de uma Instituição de grande porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo, como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos relatos dos profissionais, identificou-se que os profissionais coordenadores têm um grande desafio junto às organizações de saúde para a implementação de uma EPS pautada em ações educativas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas durante a EPS que envolvam a interdisciplinaridade, participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídasUniversidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213810.36661/2595-4520.2021v4i3.12138Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 386-4002595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138/7835Copyright (c) 2021 Rosa Maria Zorzan de Paula, Leonardo Tonello, Eliane Gonçalves dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessZorzan de Paula, Rosa MariaTonello, Leonardodos Santos, Eliane Gonçalves2021-07-13T05:20:39Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12138Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:39Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar |
title |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar |
spellingShingle |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar Zorzan de Paula, Rosa Maria |
title_short |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar |
title_full |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar |
title_fullStr |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar |
title_full_unstemmed |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar |
title_sort |
Educação Permanente em Saúde: Perfil profissional no contexto hospitalar |
author |
Zorzan de Paula, Rosa Maria |
author_facet |
Zorzan de Paula, Rosa Maria Tonello, Leonardo dos Santos, Eliane Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Tonello, Leonardo dos Santos, Eliane Gonçalves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zorzan de Paula, Rosa Maria Tonello, Leonardo dos Santos, Eliane Gonçalves |
description |
A educação e promoção à saúde buscam concretizar a atenção integral à saúde da população em geral, com melhorias nas práticas de cuidado prestado pelos profissionais da saúde. Estão pautadas no diálogo e na problematização dos processos educativos, com o objetivo de reflexão das ações desenvolvidas. Para tanto, torna-se importante uma construção coletiva de ações de educação permanente em saúde que promovam a assistência de qualidade para a população. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil do profissional de saúde responsável pela educação permanente em saúde e seu entendimento no contexto hospitalar, de uma Instituição de grande porte do noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, tendo, como instrumento de coleta, um questionário semiestruturado. Para a análise, utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir da análise dos relatos dos profissionais, identificou-se que os profissionais coordenadores têm um grande desafio junto às organizações de saúde para a implementação de uma EPS pautada em ações educativas tendo como base as necessidades institucionais. Conclui-se que o uso de estratégias e dinâmicas durante a EPS que envolvam a interdisciplinaridade, participação efetiva dos agentes de saúde na formação, visando à qualificação do atendimento e cuidados com as normas instituídas |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12138 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12138/7835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rosa Maria Zorzan de Paula, Leonardo Tonello, Eliane Gonçalves dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Rosa Maria Zorzan de Paula, Leonardo Tonello, Eliane Gonçalves dos Santos http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 386-400 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613254475776 |