Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lunardi, Larissa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Emmel, Rúbia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127
Resumo: : Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) nos processos de formação docente inicial de Ciências e Biologia e as compreensões sobre os motivos para ensinar Ciências às novas gerações. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi escritas narrativas realizadas, em diários de formação, por 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III do 3º semestre de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A perspectiva de análise adotada foi a Análise Textual Discursiva (ATD) elaborada por meio de processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram três categorias: Ciências e cotidiano; Ciências para preservar o meio ambiente; e Ciências para ser crítico. A partir dessas categorias, percebeu-se que as escritas narrativas permitem aos licenciandos, no movimento de IFAC, a reflexão sobre os motivos para ensinar Ciências, os quais fazem parte da sua constituição docente e que estarão refletidos em suas futuras práticas pedagógicas.  
id UFFS-2_778cb438a25dfcf7f5b3af475cd2c8e5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12127
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações: Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) nos processos de formação docente inicial de Ciências e Biologia e as compreensões sobre os motivos para ensinar Ciências às novas gerações. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi escritas narrativas realizadas, em diários de formação, por 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III do 3º semestre de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A perspectiva de análise adotada foi a Análise Textual Discursiva (ATD) elaborada por meio de processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram três categorias: Ciências e cotidiano; Ciências para preservar o meio ambiente; e Ciências para ser crítico. A partir dessas categorias, percebeu-se que as escritas narrativas permitem aos licenciandos, no movimento de IFAC, a reflexão sobre os motivos para ensinar Ciências, os quais fazem parte da sua constituição docente e que estarão refletidos em suas futuras práticas pedagógicas.  Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1212710.36661/2595-4520.2021v4i3.12127Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 179-1932595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127/7818Copyright (c) 2021 Larissa Lunardi, Rúbia Emmelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLunardi, LarissaEmmel, Rúbia2021-07-13T05:20:51Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12127Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:51Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
title Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
spellingShingle Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
Lunardi, Larissa
title_short Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
title_full Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
title_fullStr Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
title_full_unstemmed Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
title_sort Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
author Lunardi, Larissa
author_facet Lunardi, Larissa
Emmel, Rúbia
author_role author
author2 Emmel, Rúbia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lunardi, Larissa
Emmel, Rúbia
description : Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) nos processos de formação docente inicial de Ciências e Biologia e as compreensões sobre os motivos para ensinar Ciências às novas gerações. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi escritas narrativas realizadas, em diários de formação, por 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III do 3º semestre de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A perspectiva de análise adotada foi a Análise Textual Discursiva (ATD) elaborada por meio de processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram três categorias: Ciências e cotidiano; Ciências para preservar o meio ambiente; e Ciências para ser crítico. A partir dessas categorias, percebeu-se que as escritas narrativas permitem aos licenciandos, no movimento de IFAC, a reflexão sobre os motivos para ensinar Ciências, os quais fazem parte da sua constituição docente e que estarão refletidos em suas futuras práticas pedagógicas.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12127
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127/7818
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Larissa Lunardi, Rúbia Emmel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Larissa Lunardi, Rúbia Emmel
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 179-193
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613236649984