Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127 |
Resumo: | : Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) nos processos de formação docente inicial de Ciências e Biologia e as compreensões sobre os motivos para ensinar Ciências às novas gerações. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi escritas narrativas realizadas, em diários de formação, por 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III do 3º semestre de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A perspectiva de análise adotada foi a Análise Textual Discursiva (ATD) elaborada por meio de processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram três categorias: Ciências e cotidiano; Ciências para preservar o meio ambiente; e Ciências para ser crítico. A partir dessas categorias, percebeu-se que as escritas narrativas permitem aos licenciandos, no movimento de IFAC, a reflexão sobre os motivos para ensinar Ciências, os quais fazem parte da sua constituição docente e que estarão refletidos em suas futuras práticas pedagógicas. |
id |
UFFS-2_778cb438a25dfcf7f5b3af475cd2c8e5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12127 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações: Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) nos processos de formação docente inicial de Ciências e Biologia e as compreensões sobre os motivos para ensinar Ciências às novas gerações. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi escritas narrativas realizadas, em diários de formação, por 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III do 3º semestre de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A perspectiva de análise adotada foi a Análise Textual Discursiva (ATD) elaborada por meio de processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram três categorias: Ciências e cotidiano; Ciências para preservar o meio ambiente; e Ciências para ser crítico. A partir dessas categorias, percebeu-se que as escritas narrativas permitem aos licenciandos, no movimento de IFAC, a reflexão sobre os motivos para ensinar Ciências, os quais fazem parte da sua constituição docente e que estarão refletidos em suas futuras práticas pedagógicas. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1212710.36661/2595-4520.2021v4i3.12127Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 179-1932595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127/7818Copyright (c) 2021 Larissa Lunardi, Rúbia Emmelhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLunardi, LarissaEmmel, Rúbia2021-07-13T05:20:51Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12127Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:51Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações |
title |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações |
spellingShingle |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações Lunardi, Larissa |
title_short |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações |
title_full |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações |
title_fullStr |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações |
title_full_unstemmed |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações |
title_sort |
Investigando os motivos para ensinar Ciências às novas gerações |
author |
Lunardi, Larissa |
author_facet |
Lunardi, Larissa Emmel, Rúbia |
author_role |
author |
author2 |
Emmel, Rúbia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lunardi, Larissa Emmel, Rúbia |
description |
: Este estudo teve como objetivo analisar o modelo de Investigação-Formação-Ação em Ciências (IFAC) nos processos de formação docente inicial de Ciências e Biologia e as compreensões sobre os motivos para ensinar Ciências às novas gerações. Esta pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e documental. O instrumento de coleta de dados utilizado foi escritas narrativas realizadas, em diários de formação, por 14 licenciandos matriculados no componente curricular de Prática enquanto Componente Curricular III do 3º semestre de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. A perspectiva de análise adotada foi a Análise Textual Discursiva (ATD) elaborada por meio de processos de unitarização, categorização e comunicação. A partir da ATD emergiram três categorias: Ciências e cotidiano; Ciências para preservar o meio ambiente; e Ciências para ser crítico. A partir dessas categorias, percebeu-se que as escritas narrativas permitem aos licenciandos, no movimento de IFAC, a reflexão sobre os motivos para ensinar Ciências, os quais fazem parte da sua constituição docente e que estarão refletidos em suas futuras práticas pedagógicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12127 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12127 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12127/7818 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Larissa Lunardi, Rúbia Emmel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Larissa Lunardi, Rúbia Emmel http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 179-193 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613236649984 |