Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Soares, Jeferson Rosa, Costa, Márcio Tavares, Pessano, Edward Frederico Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225
Resumo: Considerando a relevância da educação ambiental (EA), esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico da realidade escolar, de uma instituição de ensino pública do município de Uruguaiana/RS. Para tanto, os espaços físicos e geográficos, bem como os recursos humanos da escola foram analisados. Ademais, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Administrativo Pedagógico (PPAP) dessa instituição, a fim de identificar a abordagem curricular com a temática relacionada à EA. Ainda, buscou-se conhecer a formação dos professores atuantes nessa instituição. Os resultados demonstraram que, embora exista no PPAP da escola a orientação para uma abordagem da temática ambiental, quase a metade dos professores investigados não obteve formação continuada com essa temática, fator que potencializa o não desenvolvimento de ações em sala de aula, relacionada à EA.
id UFFS-2_77cf34a7e6b93bb84e275fdc57fcb80c
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11225
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RSConsiderando a relevância da educação ambiental (EA), esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico da realidade escolar, de uma instituição de ensino pública do município de Uruguaiana/RS. Para tanto, os espaços físicos e geográficos, bem como os recursos humanos da escola foram analisados. Ademais, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Administrativo Pedagógico (PPAP) dessa instituição, a fim de identificar a abordagem curricular com a temática relacionada à EA. Ainda, buscou-se conhecer a formação dos professores atuantes nessa instituição. Os resultados demonstraram que, embora exista no PPAP da escola a orientação para uma abordagem da temática ambiental, quase a metade dos professores investigados não obteve formação continuada com essa temática, fator que potencializa o não desenvolvimento de ações em sala de aula, relacionada à EA.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1122510.36661/2595-4520.2020v3i5.11225Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 25-44Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 5 (2020): Insignare Scientia Journal; 25-442595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225/7625Copyright (c) 2020 MARLISE DE SOUZA SILVEIRA, Jeferson Rosa Soares, Márcio Tavares Costa, Edward Frederico Castro Pessanohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZASoares, Jeferson RosaCosta, Márcio TavaresPessano, Edward Frederico Castro2024-08-01T12:03:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11225Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
title Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
spellingShingle Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA
title_short Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
title_full Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
title_fullStr Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
title_full_unstemmed Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
title_sort Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
author SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA
author_facet SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA
Soares, Jeferson Rosa
Costa, Márcio Tavares
Pessano, Edward Frederico Castro
author_role author
author2 Soares, Jeferson Rosa
Costa, Márcio Tavares
Pessano, Edward Frederico Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA
Soares, Jeferson Rosa
Costa, Márcio Tavares
Pessano, Edward Frederico Castro
description Considerando a relevância da educação ambiental (EA), esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico da realidade escolar, de uma instituição de ensino pública do município de Uruguaiana/RS. Para tanto, os espaços físicos e geográficos, bem como os recursos humanos da escola foram analisados. Ademais, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Administrativo Pedagógico (PPAP) dessa instituição, a fim de identificar a abordagem curricular com a temática relacionada à EA. Ainda, buscou-se conhecer a formação dos professores atuantes nessa instituição. Os resultados demonstraram que, embora exista no PPAP da escola a orientação para uma abordagem da temática ambiental, quase a metade dos professores investigados não obteve formação continuada com essa temática, fator que potencializa o não desenvolvimento de ações em sala de aula, relacionada à EA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11225
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225/7625
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 25-44
Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 5 (2020): Insignare Scientia Journal; 25-44
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1816704927769034752