Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225 |
Resumo: | Considerando a relevância da educação ambiental (EA), esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico da realidade escolar, de uma instituição de ensino pública do município de Uruguaiana/RS. Para tanto, os espaços físicos e geográficos, bem como os recursos humanos da escola foram analisados. Ademais, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Administrativo Pedagógico (PPAP) dessa instituição, a fim de identificar a abordagem curricular com a temática relacionada à EA. Ainda, buscou-se conhecer a formação dos professores atuantes nessa instituição. Os resultados demonstraram que, embora exista no PPAP da escola a orientação para uma abordagem da temática ambiental, quase a metade dos professores investigados não obteve formação continuada com essa temática, fator que potencializa o não desenvolvimento de ações em sala de aula, relacionada à EA. |
id |
UFFS-2_77cf34a7e6b93bb84e275fdc57fcb80c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11225 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RSConsiderando a relevância da educação ambiental (EA), esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico da realidade escolar, de uma instituição de ensino pública do município de Uruguaiana/RS. Para tanto, os espaços físicos e geográficos, bem como os recursos humanos da escola foram analisados. Ademais, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Administrativo Pedagógico (PPAP) dessa instituição, a fim de identificar a abordagem curricular com a temática relacionada à EA. Ainda, buscou-se conhecer a formação dos professores atuantes nessa instituição. Os resultados demonstraram que, embora exista no PPAP da escola a orientação para uma abordagem da temática ambiental, quase a metade dos professores investigados não obteve formação continuada com essa temática, fator que potencializa o não desenvolvimento de ações em sala de aula, relacionada à EA.Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1122510.36661/2595-4520.2020v3i5.11225Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 25-44Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 5 (2020): Insignare Scientia Journal; 25-442595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225/7625Copyright (c) 2020 MARLISE DE SOUZA SILVEIRA, Jeferson Rosa Soares, Márcio Tavares Costa, Edward Frederico Castro Pessanohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZASoares, Jeferson RosaCosta, Márcio TavaresPessano, Edward Frederico Castro2024-08-01T12:03:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11225Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS |
title |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS |
spellingShingle |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA |
title_short |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS |
title_full |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS |
title_fullStr |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS |
title_full_unstemmed |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS |
title_sort |
Investigando a abordagem da Educação Ambiental em uma escola no município de Uruguaiana/RS |
author |
SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA |
author_facet |
SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA Soares, Jeferson Rosa Costa, Márcio Tavares Pessano, Edward Frederico Castro |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Jeferson Rosa Costa, Márcio Tavares Pessano, Edward Frederico Castro |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVEIRA, MARLISE GRECCO DE SOUZA Soares, Jeferson Rosa Costa, Márcio Tavares Pessano, Edward Frederico Castro |
description |
Considerando a relevância da educação ambiental (EA), esse trabalho tem por objetivo realizar um diagnóstico da realidade escolar, de uma instituição de ensino pública do município de Uruguaiana/RS. Para tanto, os espaços físicos e geográficos, bem como os recursos humanos da escola foram analisados. Ademais, foi realizada uma análise documental do Projeto Político Administrativo Pedagógico (PPAP) dessa instituição, a fim de identificar a abordagem curricular com a temática relacionada à EA. Ainda, buscou-se conhecer a formação dos professores atuantes nessa instituição. Os resultados demonstraram que, embora exista no PPAP da escola a orientação para uma abordagem da temática ambiental, quase a metade dos professores investigados não obteve formação continuada com essa temática, fator que potencializa o não desenvolvimento de ações em sala de aula, relacionada à EA. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11225 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11225 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11225/7625 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 25-44 Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 5 (2020): Insignare Scientia Journal; 25-44 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1816704927769034752 |