Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemke, Camila Salgado
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barroso, ´Priscila Farfan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100
Resumo: Este trabalho apresenta a percepção sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade dos estudantes dos cursos técnicos integrado de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Vestuário, ambos formandos nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas Visconde da Graça. A partir da observação participante, das saídas exploratórias, das entrevistas diretas e da análise das ementas de cada curso técnico pretendeu-se conhecer as diferentes abordagens e conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Verificou-se que em grande maioria os estudantes ressaltaram entender a importância do conceito de Desenvolvimento Sustentável para seu curso e sua carreira, porém, os próprios estudantes reconhecem que a Instituição tem pouco foco nas questões ambientais. Os docentes têm autonomia na execução da ementa, de modo que estas questões ficam difusas durante os conteúdos dados aos estudantes, perdendo a potencialidade esperada. A pesquisa ainda indica que maior ênfase no conceito de Sustentabilidade pode favorecer a comunidade escolar para que seus estudantes continuem a desfrutar do potencial da instituição.  
id UFFS-2_835f881d8e217ac9c20d9bcff9e9a789
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12100
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)Este trabalho apresenta a percepção sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade dos estudantes dos cursos técnicos integrado de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Vestuário, ambos formandos nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas Visconde da Graça. A partir da observação participante, das saídas exploratórias, das entrevistas diretas e da análise das ementas de cada curso técnico pretendeu-se conhecer as diferentes abordagens e conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Verificou-se que em grande maioria os estudantes ressaltaram entender a importância do conceito de Desenvolvimento Sustentável para seu curso e sua carreira, porém, os próprios estudantes reconhecem que a Instituição tem pouco foco nas questões ambientais. Os docentes têm autonomia na execução da ementa, de modo que estas questões ficam difusas durante os conteúdos dados aos estudantes, perdendo a potencialidade esperada. A pesquisa ainda indica que maior ênfase no conceito de Sustentabilidade pode favorecer a comunidade escolar para que seus estudantes continuem a desfrutar do potencial da instituição.  Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1210010.36661/2595-4520.2021v4i1.12100Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 189-2052595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100/7793Copyright (c) 2021 Camila Salgado Lemke, ´Priscila Farfan Barrosohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemke, Camila SalgadoBarroso, ´Priscila Farfan2021-07-13T05:21:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12100Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
title Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
spellingShingle Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
Lemke, Camila Salgado
title_short Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
title_full Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
title_fullStr Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
title_full_unstemmed Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
title_sort Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
author Lemke, Camila Salgado
author_facet Lemke, Camila Salgado
Barroso, ´Priscila Farfan
author_role author
author2 Barroso, ´Priscila Farfan
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemke, Camila Salgado
Barroso, ´Priscila Farfan
description Este trabalho apresenta a percepção sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade dos estudantes dos cursos técnicos integrado de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Vestuário, ambos formandos nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas Visconde da Graça. A partir da observação participante, das saídas exploratórias, das entrevistas diretas e da análise das ementas de cada curso técnico pretendeu-se conhecer as diferentes abordagens e conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Verificou-se que em grande maioria os estudantes ressaltaram entender a importância do conceito de Desenvolvimento Sustentável para seu curso e sua carreira, porém, os próprios estudantes reconhecem que a Instituição tem pouco foco nas questões ambientais. Os docentes têm autonomia na execução da ementa, de modo que estas questões ficam difusas durante os conteúdos dados aos estudantes, perdendo a potencialidade esperada. A pesquisa ainda indica que maior ênfase no conceito de Sustentabilidade pode favorecer a comunidade escolar para que seus estudantes continuem a desfrutar do potencial da instituição.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100
10.36661/2595-4520.2021v4i1.12100
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i1.12100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100/7793
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Camila Salgado Lemke, ´Priscila Farfan Barroso
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Camila Salgado Lemke, ´Priscila Farfan Barroso
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 189-205
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613206241280