Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100 |
Resumo: | Este trabalho apresenta a percepção sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade dos estudantes dos cursos técnicos integrado de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Vestuário, ambos formandos nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas Visconde da Graça. A partir da observação participante, das saídas exploratórias, das entrevistas diretas e da análise das ementas de cada curso técnico pretendeu-se conhecer as diferentes abordagens e conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Verificou-se que em grande maioria os estudantes ressaltaram entender a importância do conceito de Desenvolvimento Sustentável para seu curso e sua carreira, porém, os próprios estudantes reconhecem que a Instituição tem pouco foco nas questões ambientais. Os docentes têm autonomia na execução da ementa, de modo que estas questões ficam difusas durante os conteúdos dados aos estudantes, perdendo a potencialidade esperada. A pesquisa ainda indica que maior ênfase no conceito de Sustentabilidade pode favorecer a comunidade escolar para que seus estudantes continuem a desfrutar do potencial da instituição. |
id |
UFFS-2_835f881d8e217ac9c20d9bcff9e9a789 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12100 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG)Este trabalho apresenta a percepção sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade dos estudantes dos cursos técnicos integrado de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Vestuário, ambos formandos nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas Visconde da Graça. A partir da observação participante, das saídas exploratórias, das entrevistas diretas e da análise das ementas de cada curso técnico pretendeu-se conhecer as diferentes abordagens e conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Verificou-se que em grande maioria os estudantes ressaltaram entender a importância do conceito de Desenvolvimento Sustentável para seu curso e sua carreira, porém, os próprios estudantes reconhecem que a Instituição tem pouco foco nas questões ambientais. Os docentes têm autonomia na execução da ementa, de modo que estas questões ficam difusas durante os conteúdos dados aos estudantes, perdendo a potencialidade esperada. A pesquisa ainda indica que maior ênfase no conceito de Sustentabilidade pode favorecer a comunidade escolar para que seus estudantes continuem a desfrutar do potencial da instituição. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1210010.36661/2595-4520.2021v4i1.12100Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 189-2052595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100/7793Copyright (c) 2021 Camila Salgado Lemke, ´Priscila Farfan Barrosohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLemke, Camila SalgadoBarroso, ´Priscila Farfan2021-07-13T05:21:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12100Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) |
title |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) |
spellingShingle |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) Lemke, Camila Salgado |
title_short |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) |
title_full |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) |
title_fullStr |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) |
title_full_unstemmed |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) |
title_sort |
Percepções sobre sustentabilidade dos estudantes do IFSul Campus Pelotas - Visconde da Graça (CaVG) |
author |
Lemke, Camila Salgado |
author_facet |
Lemke, Camila Salgado Barroso, ´Priscila Farfan |
author_role |
author |
author2 |
Barroso, ´Priscila Farfan |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemke, Camila Salgado Barroso, ´Priscila Farfan |
description |
Este trabalho apresenta a percepção sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade dos estudantes dos cursos técnicos integrado de Agropecuária, Agroindústria, Meio Ambiente e Vestuário, ambos formandos nos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense (IFSul), Campus Pelotas Visconde da Graça. A partir da observação participante, das saídas exploratórias, das entrevistas diretas e da análise das ementas de cada curso técnico pretendeu-se conhecer as diferentes abordagens e conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade. Verificou-se que em grande maioria os estudantes ressaltaram entender a importância do conceito de Desenvolvimento Sustentável para seu curso e sua carreira, porém, os próprios estudantes reconhecem que a Instituição tem pouco foco nas questões ambientais. Os docentes têm autonomia na execução da ementa, de modo que estas questões ficam difusas durante os conteúdos dados aos estudantes, perdendo a potencialidade esperada. A pesquisa ainda indica que maior ênfase no conceito de Sustentabilidade pode favorecer a comunidade escolar para que seus estudantes continuem a desfrutar do potencial da instituição. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100 10.36661/2595-4520.2021v4i1.12100 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i1.12100 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12100/7793 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Camila Salgado Lemke, ´Priscila Farfan Barroso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Camila Salgado Lemke, ´Priscila Farfan Barroso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 1 (2021): Revista Insignare Scientia; 189-205 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613206241280 |