Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borsekowsky, Alana Rafaela
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Keske, Cátia, Pires, Fabiana Lasta Beck, Ketzer, Felipe, Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066
Resumo: Este artigo resulta de uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, voltado a uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental. Trata de uma vivência que procurou romper com métodos de ensino tradicionais, comumente utilizados nas aulas de Ciências da Natureza. Uma experiência amparada em diferentes metodologias, com ênfase na atividade prática, para desenvolver conceitos de Física e Astronomia. O objetivo principal foi articular os temas e desenvolver as aulas, tendo como pressuposto balizador a Teoria da Aprendizagem Significativa. Consequentemente, a avaliação também teve de ser revista, ao encontro da proposta metodológica das aulas. Os principais resultados apontam para um maior envolvimento dos estudantes, que com o rompimento das resistências iniciais provocadas pelas metodologias ativas, evidenciaram predisposição para a aprendizagem. Nesse contexto, evidencia-se que os pressupostos da Aprendizagem Significativa se adaptam à Educação de Jovens e Adultos, considerando suas premissas de trabalhar conceitos científicos relevantes para o cotidiano e de associá-los aos conhecimentos prévios dos estudantes, usando-os como ancoragem para os próximos. 
id UFFS-2_8c0949b4a2e7cfd9055614f6f1219cb6
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12066
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciênciasEste artigo resulta de uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, voltado a uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental. Trata de uma vivência que procurou romper com métodos de ensino tradicionais, comumente utilizados nas aulas de Ciências da Natureza. Uma experiência amparada em diferentes metodologias, com ênfase na atividade prática, para desenvolver conceitos de Física e Astronomia. O objetivo principal foi articular os temas e desenvolver as aulas, tendo como pressuposto balizador a Teoria da Aprendizagem Significativa. Consequentemente, a avaliação também teve de ser revista, ao encontro da proposta metodológica das aulas. Os principais resultados apontam para um maior envolvimento dos estudantes, que com o rompimento das resistências iniciais provocadas pelas metodologias ativas, evidenciaram predisposição para a aprendizagem. Nesse contexto, evidencia-se que os pressupostos da Aprendizagem Significativa se adaptam à Educação de Jovens e Adultos, considerando suas premissas de trabalhar conceitos científicos relevantes para o cotidiano e de associá-los aos conhecimentos prévios dos estudantes, usando-os como ancoragem para os próximos. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1206610.36661/2595-4520.2021v4i2.12066Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 13-222595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066/7751Copyright (c) 2021 Alana Rafaela Borsekowsky, Cátia Keske, Fabiana Lasta Beck Pires, Felipe Ketzer, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacherhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorsekowsky, Alana RafaelaKeske, CátiaPires, Fabiana Lasta BeckKetzer, FelipeNonenmacher, Sandra Elisabet Bazana2021-07-13T05:21:47Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12066Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:47Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
title Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
spellingShingle Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
Borsekowsky, Alana Rafaela
title_short Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
title_full Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
title_fullStr Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
title_sort Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
author Borsekowsky, Alana Rafaela
author_facet Borsekowsky, Alana Rafaela
Keske, Cátia
Pires, Fabiana Lasta Beck
Ketzer, Felipe
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
author_role author
author2 Keske, Cátia
Pires, Fabiana Lasta Beck
Ketzer, Felipe
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borsekowsky, Alana Rafaela
Keske, Cátia
Pires, Fabiana Lasta Beck
Ketzer, Felipe
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
description Este artigo resulta de uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, voltado a uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental. Trata de uma vivência que procurou romper com métodos de ensino tradicionais, comumente utilizados nas aulas de Ciências da Natureza. Uma experiência amparada em diferentes metodologias, com ênfase na atividade prática, para desenvolver conceitos de Física e Astronomia. O objetivo principal foi articular os temas e desenvolver as aulas, tendo como pressuposto balizador a Teoria da Aprendizagem Significativa. Consequentemente, a avaliação também teve de ser revista, ao encontro da proposta metodológica das aulas. Os principais resultados apontam para um maior envolvimento dos estudantes, que com o rompimento das resistências iniciais provocadas pelas metodologias ativas, evidenciaram predisposição para a aprendizagem. Nesse contexto, evidencia-se que os pressupostos da Aprendizagem Significativa se adaptam à Educação de Jovens e Adultos, considerando suas premissas de trabalhar conceitos científicos relevantes para o cotidiano e de associá-los aos conhecimentos prévios dos estudantes, usando-os como ancoragem para os próximos. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12066
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066/7751
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 13-22
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613167443968