Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12066 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066 |
Resumo: | Este artigo resulta de uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, voltado a uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental. Trata de uma vivência que procurou romper com métodos de ensino tradicionais, comumente utilizados nas aulas de Ciências da Natureza. Uma experiência amparada em diferentes metodologias, com ênfase na atividade prática, para desenvolver conceitos de Física e Astronomia. O objetivo principal foi articular os temas e desenvolver as aulas, tendo como pressuposto balizador a Teoria da Aprendizagem Significativa. Consequentemente, a avaliação também teve de ser revista, ao encontro da proposta metodológica das aulas. Os principais resultados apontam para um maior envolvimento dos estudantes, que com o rompimento das resistências iniciais provocadas pelas metodologias ativas, evidenciaram predisposição para a aprendizagem. Nesse contexto, evidencia-se que os pressupostos da Aprendizagem Significativa se adaptam à Educação de Jovens e Adultos, considerando suas premissas de trabalhar conceitos científicos relevantes para o cotidiano e de associá-los aos conhecimentos prévios dos estudantes, usando-os como ancoragem para os próximos. |
id |
UFFS-2_8c0949b4a2e7cfd9055614f6f1219cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12066 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciênciasEste artigo resulta de uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, voltado a uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental. Trata de uma vivência que procurou romper com métodos de ensino tradicionais, comumente utilizados nas aulas de Ciências da Natureza. Uma experiência amparada em diferentes metodologias, com ênfase na atividade prática, para desenvolver conceitos de Física e Astronomia. O objetivo principal foi articular os temas e desenvolver as aulas, tendo como pressuposto balizador a Teoria da Aprendizagem Significativa. Consequentemente, a avaliação também teve de ser revista, ao encontro da proposta metodológica das aulas. Os principais resultados apontam para um maior envolvimento dos estudantes, que com o rompimento das resistências iniciais provocadas pelas metodologias ativas, evidenciaram predisposição para a aprendizagem. Nesse contexto, evidencia-se que os pressupostos da Aprendizagem Significativa se adaptam à Educação de Jovens e Adultos, considerando suas premissas de trabalhar conceitos científicos relevantes para o cotidiano e de associá-los aos conhecimentos prévios dos estudantes, usando-os como ancoragem para os próximos. Universidade Federal da Fronteira Sul2021-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1206610.36661/2595-4520.2021v4i2.12066Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 13-22Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 2 (2021): Special Edition: XVI Meeting on Research in School: in defense of school, science, and democracy; 13-222595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066/7751Copyright (c) 2021 Alana Rafaela Borsekowsky, Cátia Keske, Fabiana Lasta Beck Pires, Felipe Ketzer, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacherhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBorsekowsky, Alana RafaelaKeske, CátiaPires, Fabiana Lasta BeckKetzer, FelipeNonenmacher, Sandra Elisabet Bazana2024-08-01T12:06:49Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12066Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:06:49Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências |
title |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências |
spellingShingle |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências Borsekowsky, Alana Rafaela Borsekowsky, Alana Rafaela |
title_short |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências |
title_full |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências |
title_fullStr |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências |
title_sort |
Aprendizagem significativa: transformando a sala de aula em laboratório para o ensino de ciências |
author |
Borsekowsky, Alana Rafaela |
author_facet |
Borsekowsky, Alana Rafaela Borsekowsky, Alana Rafaela Keske, Cátia Pires, Fabiana Lasta Beck Ketzer, Felipe Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana Keske, Cátia Pires, Fabiana Lasta Beck Ketzer, Felipe Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana |
author_role |
author |
author2 |
Keske, Cátia Pires, Fabiana Lasta Beck Ketzer, Felipe Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borsekowsky, Alana Rafaela Keske, Cátia Pires, Fabiana Lasta Beck Ketzer, Felipe Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana |
description |
Este artigo resulta de uma experiência de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, voltado a uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no Ensino Fundamental. Trata de uma vivência que procurou romper com métodos de ensino tradicionais, comumente utilizados nas aulas de Ciências da Natureza. Uma experiência amparada em diferentes metodologias, com ênfase na atividade prática, para desenvolver conceitos de Física e Astronomia. O objetivo principal foi articular os temas e desenvolver as aulas, tendo como pressuposto balizador a Teoria da Aprendizagem Significativa. Consequentemente, a avaliação também teve de ser revista, ao encontro da proposta metodológica das aulas. Os principais resultados apontam para um maior envolvimento dos estudantes, que com o rompimento das resistências iniciais provocadas pelas metodologias ativas, evidenciaram predisposição para a aprendizagem. Nesse contexto, evidencia-se que os pressupostos da Aprendizagem Significativa se adaptam à Educação de Jovens e Adultos, considerando suas premissas de trabalhar conceitos científicos relevantes para o cotidiano e de associá-los aos conhecimentos prévios dos estudantes, usando-os como ancoragem para os próximos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066 10.36661/2595-4520.2021v4i2.12066 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12066 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12066/7751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 2 (2021): Edição Especial: XVI Encontro sobre Investigação na Escola: em defesa da escola, da ciência e da democracia; 13-22 Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 2 (2021): Special Edition: XVI Meeting on Research in School: in defense of school, science, and democracy; 13-22 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183209828352000 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i2.12066 |