“¿Los hijos de los hijos de nuestros hijos verán?”: La telenovela Pantanal y la Educación Ambiental en Mato Grosso do Sul
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13096 |
Resumo: | O bioma pantaneiro tem atualmente grande notoriedade diante da exibição da telenovela ‘Pantanal”, gravada na região sul-mato-grossense, local com cenários turísticos, de imensa biodiversidade e aspectos que são transmitidos em “horário nobre” pela televisão brasileira. Na telenovela, são tratadas temáticas relevantes acerca das questões socioambientais, como a produção agropecuária sustentável, a relação da sociedade com a terra em uma perspectiva afetiva, a utilização de tecnologias limpas, problemas ambientais locais como queimadas, seca, extinção de espécies e as ações antrópicas na região. Dando ênfase a isto, optou-se pela discussão dos temas na ótica da Educação Ambiental. Assim, considerando a obra televisiva, apresentou-se uma discussão sobre como essa literatura pode corroborar com a reflexão das questões socioambientais presentes no bioma Pantanal, sobretudo na contribuição dos temas relacionadas às políticas públicas de Educação Ambiental, concernente aos processos jurídicos e educacionais presentes à constituição da dimensão ambiental numa perspectiva crítica. Deste modo, identificou-se diálogos entre os personagens a respeito de fake news e o negacionismo presente atualmente em discursos de cunho socioambiental. Ademais, os temas que são de ordem econômica, política, cultural e ambiental devem ser discutidos numa abordagem interdisciplinar e/ou transversal entre os componentes curriculares como Ciências, Biologia, Geografia, Matemática, História etc. |
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“¿Los hijos de los hijos de nuestros hijos verán?”: La telenovela Pantanal y la Educación Ambiental en Mato Grosso do Sul“Will our children’s children’s children see?”: The soap opera Pantanal and Environmental Education in Mato Grosso do Sul“Os filhos dos filhos dos nossos filhos verão?” A novela Pantanal e a Educação Ambiental em Mato Grosso do SulO bioma pantaneiro tem atualmente grande notoriedade diante da exibição da telenovela ‘Pantanal”, gravada na região sul-mato-grossense, local com cenários turísticos, de imensa biodiversidade e aspectos que são transmitidos em “horário nobre” pela televisão brasileira. Na telenovela, são tratadas temáticas relevantes acerca das questões socioambientais, como a produção agropecuária sustentável, a relação da sociedade com a terra em uma perspectiva afetiva, a utilização de tecnologias limpas, problemas ambientais locais como queimadas, seca, extinção de espécies e as ações antrópicas na região. Dando ênfase a isto, optou-se pela discussão dos temas na ótica da Educação Ambiental. Assim, considerando a obra televisiva, apresentou-se uma discussão sobre como essa literatura pode corroborar com a reflexão das questões socioambientais presentes no bioma Pantanal, sobretudo na contribuição dos temas relacionadas às políticas públicas de Educação Ambiental, concernente aos processos jurídicos e educacionais presentes à constituição da dimensão ambiental numa perspectiva crítica. Deste modo, identificou-se diálogos entre os personagens a respeito de fake news e o negacionismo presente atualmente em discursos de cunho socioambiental. Ademais, os temas que são de ordem econômica, política, cultural e ambiental devem ser discutidos numa abordagem interdisciplinar e/ou transversal entre os componentes curriculares como Ciências, Biologia, Geografia, Matemática, História etc.El bioma Pantanal tiene actualmente gran notoriedad de cara a la telenovela 'Pantanal', grabada en la región de Mato Grosso do Sul, un lugar con escenarios turísticos, de inmensa biodiversidad y aspectos que son transmitidos en “prime time” por la televisión brasileña. En la telenovela se abordan temas relevantes sobre temas socioambientales como la producción agrícola sustentable, la relación de la sociedad con la tierra en una perspectiva afectiva, el uso de tecnologías limpias, problemáticas ambientales locales como incendios, sequías, extinción de especies y acciones antrópicas. en la región. Con énfasis en esto, optamos por discutir los temas desde la perspectiva de la Educación Ambiental. Así, considerando el trabajo televisado, se presentó una discusión sobre cómo esta literatura puede corroborar el reflejo de las cuestiones socioambientales presentes en el bioma Pantanal, especialmente en la contribución de temas relacionados con las políticas públicas de Educación Ambiental, concernientes a los procesos legales y educativos. presente en la constitución de la dimensión ambiental en una perspectiva crítica. De esta forma, se identificaron diálogos entre los personajes sobre fake news y el negacionismo presente actualmente en los discursos socioambientales. Además, los temas de carácter económico, político, cultural y ambiental deben ser discutidos en un enfoque interdisciplinario y/o transversal entre componentes curriculares como Ciencias, Biología, Geografía, Matemáticas, Historia, etc.The Pantanal biome currently has great notoriety in the face of the telenovela ‘Pantanal’, recorded in the Mato Grosso do Sul region, a place with tourist scenarios, of immense biodiversity and aspects that are broadcast in “prime time” by Brazilian television. In the telenovela, relevant themes about socio-environmental issues are addressed, such as sustainable agricultural production, society's relationship with the land in an affective perspective, the use of clean technologies, local environmental problems such as fires, drought, species extinction and actions anthropic in the region. Emphasizing this, we chose to discuss the themes from the perspective of Environmental Education. Thus, considering the televised work, a discussion was presented on how this literature can corroborate the reflection of socio-environmental issues present in the Pantanal biome, especially in the contribution of themes related to public policies of Environmental Education, concerning the legal and educational processes present in the constitution of the environmental dimension in a critical perspective. In this way, dialogues were identified between the characters about fake news and the denialism currently present in socio-environmental discourses. Furthermore, themes that are of an economic, political, cultural and environmental nature must be discussed in an interdisciplinary and/or transversal approach between curricular components such as Science, Biology, Geography, Mathematics, History, etc.Universidade Federal da Fronteira Sul2023-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1309610.36661/2595-4520.2023v6n1.13096Revista Insignare Scientia - RIS; v. 6 n. 1 (2023): Revista Insignare Scientia; 301-3222595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13096/8801Copyright (c) 2023 Luiz Henrique Ortelhado Valverdehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOrtelhado Valverde, Luiz HenriqueSantos Garcia Costa, AdlerAlves da Silva, GilcelanyCampelo Junior, Marcos Viniciusde Castro Wiziack, Suzete Rosana2023-05-09T14:04:27Zoai:ojs.192.168.253.137:article/13096Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2023-05-09T14:04:27Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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