Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Rodrigo Alexander
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barcellos, Leandro da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11428
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias de professores de Física na implementação de aulas experimentais. Buscamos compreender as seguintes questões: que estratégias são utilizadas em aulas experimentais? Ao longo da carreira, essas estratégias foram consolidadas ou reformuladas? Quais elementos influenciaram esses processos? E de que forma? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo com quatro professores de Física do ensino básico, no primeiro semestre de 2018. Realizamos entrevistas narrativas, as quais foram coletadas por registros de áudio. A análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. As narrativas evidenciam a ausência da experimentação no início de carreira dos professores, e a utilização do experimento em uma perspectiva verificacionista. Com o passar do tempo, alguns docentes mantiveram essa postura, enquanto outros repensaram suas ações. Os principais fatores que influenciaram esses processos foram a modalidade de ensino, a personalidade e o embasamento na literatura.
id UFFS-2_9b3593d630de8f8b64a5618162f6d735
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11428
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformaçõesEsta pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias de professores de Física na implementação de aulas experimentais. Buscamos compreender as seguintes questões: que estratégias são utilizadas em aulas experimentais? Ao longo da carreira, essas estratégias foram consolidadas ou reformuladas? Quais elementos influenciaram esses processos? E de que forma? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo com quatro professores de Física do ensino básico, no primeiro semestre de 2018. Realizamos entrevistas narrativas, as quais foram coletadas por registros de áudio. A análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. As narrativas evidenciam a ausência da experimentação no início de carreira dos professores, e a utilização do experimento em uma perspectiva verificacionista. Com o passar do tempo, alguns docentes mantiveram essa postura, enquanto outros repensaram suas ações. Os principais fatores que influenciaram esses processos foram a modalidade de ensino, a personalidade e o embasamento na literatura. Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1142810.36661/2595-4520.2020v3i2.11428Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 176-1942595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11428/7474Copyright (c) 2020 Rodrigo Alexander Medeiros, Leandro da Silva Barcelloshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Rodrigo AlexanderBarcellos, Leandro da Silva2021-07-13T05:23:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11428Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
title Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
spellingShingle Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
Medeiros, Rodrigo Alexander
title_short Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
title_full Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
title_fullStr Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
title_full_unstemmed Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
title_sort Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
author Medeiros, Rodrigo Alexander
author_facet Medeiros, Rodrigo Alexander
Barcellos, Leandro da Silva
author_role author
author2 Barcellos, Leandro da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Rodrigo Alexander
Barcellos, Leandro da Silva
description Esta pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias de professores de Física na implementação de aulas experimentais. Buscamos compreender as seguintes questões: que estratégias são utilizadas em aulas experimentais? Ao longo da carreira, essas estratégias foram consolidadas ou reformuladas? Quais elementos influenciaram esses processos? E de que forma? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo com quatro professores de Física do ensino básico, no primeiro semestre de 2018. Realizamos entrevistas narrativas, as quais foram coletadas por registros de áudio. A análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. As narrativas evidenciam a ausência da experimentação no início de carreira dos professores, e a utilização do experimento em uma perspectiva verificacionista. Com o passar do tempo, alguns docentes mantiveram essa postura, enquanto outros repensaram suas ações. Os principais fatores que influenciaram esses processos foram a modalidade de ensino, a personalidade e o embasamento na literatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11428
10.36661/2595-4520.2020v3i2.11428
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11428
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i2.11428
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11428/7474
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Rodrigo Alexander Medeiros, Leandro da Silva Barcellos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Rodrigo Alexander Medeiros, Leandro da Silva Barcellos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 176-194
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221612452315136