Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformações
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11428 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias de professores de Física na implementação de aulas experimentais. Buscamos compreender as seguintes questões: que estratégias são utilizadas em aulas experimentais? Ao longo da carreira, essas estratégias foram consolidadas ou reformuladas? Quais elementos influenciaram esses processos? E de que forma? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo com quatro professores de Física do ensino básico, no primeiro semestre de 2018. Realizamos entrevistas narrativas, as quais foram coletadas por registros de áudio. A análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. As narrativas evidenciam a ausência da experimentação no início de carreira dos professores, e a utilização do experimento em uma perspectiva verificacionista. Com o passar do tempo, alguns docentes mantiveram essa postura, enquanto outros repensaram suas ações. Os principais fatores que influenciaram esses processos foram a modalidade de ensino, a personalidade e o embasamento na literatura. |
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Narrativas de professores de Física sobre a implementação de aulas experimentais: permanências e transformaçõesEsta pesquisa tem como objetivo investigar as trajetórias de professores de Física na implementação de aulas experimentais. Buscamos compreender as seguintes questões: que estratégias são utilizadas em aulas experimentais? Ao longo da carreira, essas estratégias foram consolidadas ou reformuladas? Quais elementos influenciaram esses processos? E de que forma? Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa de caráter narrativo com quatro professores de Física do ensino básico, no primeiro semestre de 2018. Realizamos entrevistas narrativas, as quais foram coletadas por registros de áudio. A análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. As narrativas evidenciam a ausência da experimentação no início de carreira dos professores, e a utilização do experimento em uma perspectiva verificacionista. Com o passar do tempo, alguns docentes mantiveram essa postura, enquanto outros repensaram suas ações. Os principais fatores que influenciaram esses processos foram a modalidade de ensino, a personalidade e o embasamento na literatura. Universidade Federal da Fronteira Sul2020-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1142810.36661/2595-4520.2020v3i2.11428Revista Insignare Scientia - RIS; v. 3 n. 2 (2020): Revista Insignare Scientia; 176-1942595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11428/7474Copyright (c) 2020 Rodrigo Alexander Medeiros, Leandro da Silva Barcelloshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMedeiros, Rodrigo AlexanderBarcellos, Leandro da Silva2021-07-13T05:23:48Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11428Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:23:48Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
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