Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Samira Cassote Grandi
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Gomes, Luciano Carvalhais, França Júnior, Marcelo Christiano da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12141
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi identificar e analisar as estatégias utilizadas por professores de Física sobre os conceitos da Termodinâmica presente em periódicos e eventos nacionais do Ensino de Física, além de apresentar estratégias que venha tornar este ensino mais significativo ao aluno. Os dados foram construídos primeiramente por uma seleção dos periódicos por meio do portal de periódicos da CAPES que apresentassem qualis A1 e A2 no novo qualis, e posteriormente realizou-se um levantamento de trabalhos publicados e apresentados em eventos no período de 2010 a 2020. Os trabalhos foram analisados com base na Análise de Conteúdo. Entre os conceitos mais estudados está o de calor, temperatura e processos de transferência, e as estratégias vão desde experimentos, simulações, problematizações, textos e questionários. Os resultados apontam para a necessidade da exploração dos significados e diferenciação dos conceitos de calor e temperatura, por se tratar dos conceitos base da Termodinâmica e apesar da eficiência de algumas abordagens, destaca-se a necessidade da clareza dos objetivos e focos pretendidos com o recurso utilizado e os delineamentos após sua utilização para que estes não recaiam em apenas ludicidade.
id UFFS-2_9b8f77960a9a478d1c2dde4fbfbb0a37
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12141
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizaçõesEste trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi identificar e analisar as estatégias utilizadas por professores de Física sobre os conceitos da Termodinâmica presente em periódicos e eventos nacionais do Ensino de Física, além de apresentar estratégias que venha tornar este ensino mais significativo ao aluno. Os dados foram construídos primeiramente por uma seleção dos periódicos por meio do portal de periódicos da CAPES que apresentassem qualis A1 e A2 no novo qualis, e posteriormente realizou-se um levantamento de trabalhos publicados e apresentados em eventos no período de 2010 a 2020. Os trabalhos foram analisados com base na Análise de Conteúdo. Entre os conceitos mais estudados está o de calor, temperatura e processos de transferência, e as estratégias vão desde experimentos, simulações, problematizações, textos e questionários. Os resultados apontam para a necessidade da exploração dos significados e diferenciação dos conceitos de calor e temperatura, por se tratar dos conceitos base da Termodinâmica e apesar da eficiência de algumas abordagens, destaca-se a necessidade da clareza dos objetivos e focos pretendidos com o recurso utilizado e os delineamentos após sua utilização para que estes não recaiam em apenas ludicidade.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1214110.36661/2595-4520.2021v4i4.12141Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 542-5622595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12141/7832Copyright (c) 2021 Samira Cassote Grandi França, Luciano Carvalhais Gomes, Marcelo Christiano da França Júniorhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFrança, Samira Cassote GrandiGomes, Luciano CarvalhaisFrança Júnior, Marcelo Christiano da2021-07-13T05:20:33Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12141Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:33Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações
title Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações
spellingShingle Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações
França, Samira Cassote Grandi
title_short Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações
title_full Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações
title_fullStr Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações
title_full_unstemmed Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações
title_sort Uma proposta para o Ensino de Física por meio de problematizações
author França, Samira Cassote Grandi
author_facet França, Samira Cassote Grandi
Gomes, Luciano Carvalhais
França Júnior, Marcelo Christiano da
author_role author
author2 Gomes, Luciano Carvalhais
França Júnior, Marcelo Christiano da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Samira Cassote Grandi
Gomes, Luciano Carvalhais
França Júnior, Marcelo Christiano da
description Este trabalho apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo foi identificar e analisar as estatégias utilizadas por professores de Física sobre os conceitos da Termodinâmica presente em periódicos e eventos nacionais do Ensino de Física, além de apresentar estratégias que venha tornar este ensino mais significativo ao aluno. Os dados foram construídos primeiramente por uma seleção dos periódicos por meio do portal de periódicos da CAPES que apresentassem qualis A1 e A2 no novo qualis, e posteriormente realizou-se um levantamento de trabalhos publicados e apresentados em eventos no período de 2010 a 2020. Os trabalhos foram analisados com base na Análise de Conteúdo. Entre os conceitos mais estudados está o de calor, temperatura e processos de transferência, e as estratégias vão desde experimentos, simulações, problematizações, textos e questionários. Os resultados apontam para a necessidade da exploração dos significados e diferenciação dos conceitos de calor e temperatura, por se tratar dos conceitos base da Termodinâmica e apesar da eficiência de algumas abordagens, destaca-se a necessidade da clareza dos objetivos e focos pretendidos com o recurso utilizado e os delineamentos após sua utilização para que estes não recaiam em apenas ludicidade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12141
10.36661/2595-4520.2021v4i4.12141
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12141
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i4.12141
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12141/7832
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 542-562
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613259718656