A produção do conhecimento em ensino de ciências no Oeste Potiguar: análise das dissertações defendidas em dois programas de pós-graduação em ensino
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12559 |
Resumo: | É notória a expansão e interiorização dos programas de pós-graduação em ensino no Brasil nas últimas décadas. Tendo tal crescimento como ponto de partida, buscamos abordar as discussões feitas em dois programas no interior do RN, Brasil, o PPGE-UERN/Pau dos Ferros e o POSENSINO–UERN/IFRN/UFERSA-Mossoró. Com esse objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza mista (SAMPIERI; COLLADO; LÚCIO, 2014). Compuseram o corpus trinta e nove dissertações e os textos foram codificados no software IRAMUTEQ, versão 0.7 alfa 2, desenvolvido por Ratinaud (2009). Os dados obtidos apontam resultados preliminares que indicam perfis característicos de cada um dos programas analisados. Enquanto o PPGE apresenta pesquisas com predominância no caráter disciplinar e marco teórico para aprendizagem significativa, o POSENSINO apresenta trabalhos mais interdisciplinares com dois grandes marcos de concentração teórica, a aprendizagem significativa e o enfoque CTS. Nota-se ainda que o corpus formado apresenta cinco clusters que podem indicar três grandes categorias. Assim, foi possível inferir que os programas, mesmo “jovens”, possuem uma identidade consolidada em termos de marcos teóricos e perfil disciplinar/interdisciplinar, mas também apontam para gargalos na formação dos pós-graduandos, na medida em que estão ausentes algumas perspectivas teóricas importantes para o ensino de ciências em nosso país. |
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