Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos Oliveira, Rosilene
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: da Costa Cedran, Jaime, Micheline Cortez, Jheniffer, Michellan Kiouranis, Neide Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147
Resumo: A pesquisa que embasou o presente artigo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar as linhas temáticas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação para a Ciência (ENPEC) na década de 2010. Para tanto, realizou-se o levantamento dos dados, referente ao quantitativo de trabalhos publicados em cada linha temática, nos anais do evento, nas edições de 2011 a 2019, de modo que estes dados foram tabulados e representados em um gráfico. Mediante a representação gráfica foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das últimas cinco edições do ENPEC. Desse modo, pode-se verificar que as publicações por linha temática, no período investigado, se comportaram de forma diversa, apontando para a consolidação e criação de algumas linhas, a supressão e a respectiva incorporação em outras, a estabilidade, bem como a diminuição ou aumento na produção de trabalhos. Os aspectos verificados neste estudo são oriundos dos diálogos entre diferentes pesquisadores, da ampliação de pesquisas e da consolidação da área e do evento.
id UFFS-2_b15aff422e3779048f60a352fade9ad5
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12147
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010A pesquisa que embasou o presente artigo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar as linhas temáticas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação para a Ciência (ENPEC) na década de 2010. Para tanto, realizou-se o levantamento dos dados, referente ao quantitativo de trabalhos publicados em cada linha temática, nos anais do evento, nas edições de 2011 a 2019, de modo que estes dados foram tabulados e representados em um gráfico. Mediante a representação gráfica foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das últimas cinco edições do ENPEC. Desse modo, pode-se verificar que as publicações por linha temática, no período investigado, se comportaram de forma diversa, apontando para a consolidação e criação de algumas linhas, a supressão e a respectiva incorporação em outras, a estabilidade, bem como a diminuição ou aumento na produção de trabalhos. Os aspectos verificados neste estudo são oriundos dos diálogos entre diferentes pesquisadores, da ampliação de pesquisas e da consolidação da área e do evento.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1214710.36661/2595-4520.2021v4i3.12147Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 563-5812595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147/7825Copyright (c) 2021 Rosilene dos Santos Oliveira, Jaime da Costa Cedran, Jheniffer Micheline Cortez, Neide Maria Michellan Kiouranishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Oliveira, Rosileneda Costa Cedran, JaimeMicheline Cortez, JhenifferMichellan Kiouranis, Neide Maria2021-07-13T05:20:44Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12147Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:44Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
title Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
spellingShingle Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
dos Santos Oliveira, Rosilene
title_short Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
title_full Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
title_fullStr Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
title_full_unstemmed Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
title_sort Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
author dos Santos Oliveira, Rosilene
author_facet dos Santos Oliveira, Rosilene
da Costa Cedran, Jaime
Micheline Cortez, Jheniffer
Michellan Kiouranis, Neide Maria
author_role author
author2 da Costa Cedran, Jaime
Micheline Cortez, Jheniffer
Michellan Kiouranis, Neide Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos Oliveira, Rosilene
da Costa Cedran, Jaime
Micheline Cortez, Jheniffer
Michellan Kiouranis, Neide Maria
description A pesquisa que embasou o presente artigo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar as linhas temáticas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação para a Ciência (ENPEC) na década de 2010. Para tanto, realizou-se o levantamento dos dados, referente ao quantitativo de trabalhos publicados em cada linha temática, nos anais do evento, nas edições de 2011 a 2019, de modo que estes dados foram tabulados e representados em um gráfico. Mediante a representação gráfica foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das últimas cinco edições do ENPEC. Desse modo, pode-se verificar que as publicações por linha temática, no período investigado, se comportaram de forma diversa, apontando para a consolidação e criação de algumas linhas, a supressão e a respectiva incorporação em outras, a estabilidade, bem como a diminuição ou aumento na produção de trabalhos. Os aspectos verificados neste estudo são oriundos dos diálogos entre diferentes pesquisadores, da ampliação de pesquisas e da consolidação da área e do evento.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12147
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12147
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147/7825
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 563-581
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613269155840