Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147 |
Resumo: | A pesquisa que embasou o presente artigo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar as linhas temáticas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação para a Ciência (ENPEC) na década de 2010. Para tanto, realizou-se o levantamento dos dados, referente ao quantitativo de trabalhos publicados em cada linha temática, nos anais do evento, nas edições de 2011 a 2019, de modo que estes dados foram tabulados e representados em um gráfico. Mediante a representação gráfica foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das últimas cinco edições do ENPEC. Desse modo, pode-se verificar que as publicações por linha temática, no período investigado, se comportaram de forma diversa, apontando para a consolidação e criação de algumas linhas, a supressão e a respectiva incorporação em outras, a estabilidade, bem como a diminuição ou aumento na produção de trabalhos. Os aspectos verificados neste estudo são oriundos dos diálogos entre diferentes pesquisadores, da ampliação de pesquisas e da consolidação da área e do evento. |
id |
UFFS-2_b15aff422e3779048f60a352fade9ad5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12147 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010A pesquisa que embasou o presente artigo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar as linhas temáticas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação para a Ciência (ENPEC) na década de 2010. Para tanto, realizou-se o levantamento dos dados, referente ao quantitativo de trabalhos publicados em cada linha temática, nos anais do evento, nas edições de 2011 a 2019, de modo que estes dados foram tabulados e representados em um gráfico. Mediante a representação gráfica foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das últimas cinco edições do ENPEC. Desse modo, pode-se verificar que as publicações por linha temática, no período investigado, se comportaram de forma diversa, apontando para a consolidação e criação de algumas linhas, a supressão e a respectiva incorporação em outras, a estabilidade, bem como a diminuição ou aumento na produção de trabalhos. Os aspectos verificados neste estudo são oriundos dos diálogos entre diferentes pesquisadores, da ampliação de pesquisas e da consolidação da área e do evento.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1214710.36661/2595-4520.2021v4i3.12147Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 563-5812595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147/7825Copyright (c) 2021 Rosilene dos Santos Oliveira, Jaime da Costa Cedran, Jheniffer Micheline Cortez, Neide Maria Michellan Kiouranishttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos Oliveira, Rosileneda Costa Cedran, JaimeMicheline Cortez, JhenifferMichellan Kiouranis, Neide Maria2021-07-13T05:20:44Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12147Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:44Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010 |
title |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010 |
spellingShingle |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010 dos Santos Oliveira, Rosilene |
title_short |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010 |
title_full |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010 |
title_fullStr |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010 |
title_full_unstemmed |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010 |
title_sort |
Mapeando a pesquisa em Ensino de Ciências: um olhar para as linhas de investigação no ENPEC na década de 2010 |
author |
dos Santos Oliveira, Rosilene |
author_facet |
dos Santos Oliveira, Rosilene da Costa Cedran, Jaime Micheline Cortez, Jheniffer Michellan Kiouranis, Neide Maria |
author_role |
author |
author2 |
da Costa Cedran, Jaime Micheline Cortez, Jheniffer Michellan Kiouranis, Neide Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos Oliveira, Rosilene da Costa Cedran, Jaime Micheline Cortez, Jheniffer Michellan Kiouranis, Neide Maria |
description |
A pesquisa que embasou o presente artigo, de natureza qualitativa, teve por objetivo analisar as linhas temáticas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação para a Ciência (ENPEC) na década de 2010. Para tanto, realizou-se o levantamento dos dados, referente ao quantitativo de trabalhos publicados em cada linha temática, nos anais do evento, nas edições de 2011 a 2019, de modo que estes dados foram tabulados e representados em um gráfico. Mediante a representação gráfica foi possível verificar o comportamento das linhas temáticas ao longo das últimas cinco edições do ENPEC. Desse modo, pode-se verificar que as publicações por linha temática, no período investigado, se comportaram de forma diversa, apontando para a consolidação e criação de algumas linhas, a supressão e a respectiva incorporação em outras, a estabilidade, bem como a diminuição ou aumento na produção de trabalhos. Os aspectos verificados neste estudo são oriundos dos diálogos entre diferentes pesquisadores, da ampliação de pesquisas e da consolidação da área e do evento. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12147 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12147 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12147/7825 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 563-581 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613269155840 |