Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lampe, Leandro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Smaniotto Barin, Claudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369
Resumo: A pandemia do Covid-19 trouxe consigo a necessidade do distanciamento social, tornando necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar e discutir a experiência do uso das atividades autorais, como uma alternativa viável para inovar os processos avaliativos no âmbito do Ensino de Química. Embasados na metodologia da pesquisa baseada em design, buscou-se criar princípios de design para solucionar o desafio da avaliação on-line. Para isso, implementou-se ao longo do segundo semestre letivo atividades semanais para 62 estudantes de graduação, regularmente matriculados na disciplina QMCxxxx. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as atividades avaliativas, assim como um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizado ao final da disciplina. Os resultados apontam para o engajamento dos estudantes durante o semestre letivo, bem como o reconhecimento destes da importância desse formato avaliativo na construção da aprendizagem.
id UFFS-2_b2814718d59d3a688c6fd935079cfd16
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12369
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19A pandemia do Covid-19 trouxe consigo a necessidade do distanciamento social, tornando necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar e discutir a experiência do uso das atividades autorais, como uma alternativa viável para inovar os processos avaliativos no âmbito do Ensino de Química. Embasados na metodologia da pesquisa baseada em design, buscou-se criar princípios de design para solucionar o desafio da avaliação on-line. Para isso, implementou-se ao longo do segundo semestre letivo atividades semanais para 62 estudantes de graduação, regularmente matriculados na disciplina QMCxxxx. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as atividades avaliativas, assim como um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizado ao final da disciplina. Os resultados apontam para o engajamento dos estudantes durante o semestre letivo, bem como o reconhecimento destes da importância desse formato avaliativo na construção da aprendizagem.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1236910.36661/2595-4520.2022v5n1.12369Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 557-5732595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369/8456Copyright (c) 2022 Leandro Lampe, Claudia Smaniotto Barinhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLampe, LeandroSmaniotto Barin, Claudia2022-07-22T19:42:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12369Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:42:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
title Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
spellingShingle Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
Lampe, Leandro
title_short Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
title_full Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
title_fullStr Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
title_full_unstemmed Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
title_sort Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
author Lampe, Leandro
author_facet Lampe, Leandro
Smaniotto Barin, Claudia
author_role author
author2 Smaniotto Barin, Claudia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lampe, Leandro
Smaniotto Barin, Claudia
description A pandemia do Covid-19 trouxe consigo a necessidade do distanciamento social, tornando necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar e discutir a experiência do uso das atividades autorais, como uma alternativa viável para inovar os processos avaliativos no âmbito do Ensino de Química. Embasados na metodologia da pesquisa baseada em design, buscou-se criar princípios de design para solucionar o desafio da avaliação on-line. Para isso, implementou-se ao longo do segundo semestre letivo atividades semanais para 62 estudantes de graduação, regularmente matriculados na disciplina QMCxxxx. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as atividades avaliativas, assim como um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizado ao final da disciplina. Os resultados apontam para o engajamento dos estudantes durante o semestre letivo, bem como o reconhecimento destes da importância desse formato avaliativo na construção da aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12369
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369/8456
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Leandro Lampe, Claudia Smaniotto Barin
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Leandro Lampe, Claudia Smaniotto Barin
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 557-573
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613302710272