Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369 |
Resumo: | A pandemia do Covid-19 trouxe consigo a necessidade do distanciamento social, tornando necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar e discutir a experiência do uso das atividades autorais, como uma alternativa viável para inovar os processos avaliativos no âmbito do Ensino de Química. Embasados na metodologia da pesquisa baseada em design, buscou-se criar princípios de design para solucionar o desafio da avaliação on-line. Para isso, implementou-se ao longo do segundo semestre letivo atividades semanais para 62 estudantes de graduação, regularmente matriculados na disciplina QMCxxxx. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as atividades avaliativas, assim como um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizado ao final da disciplina. Os resultados apontam para o engajamento dos estudantes durante o semestre letivo, bem como o reconhecimento destes da importância desse formato avaliativo na construção da aprendizagem. |
id |
UFFS-2_b2814718d59d3a688c6fd935079cfd16 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12369 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19A pandemia do Covid-19 trouxe consigo a necessidade do distanciamento social, tornando necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar e discutir a experiência do uso das atividades autorais, como uma alternativa viável para inovar os processos avaliativos no âmbito do Ensino de Química. Embasados na metodologia da pesquisa baseada em design, buscou-se criar princípios de design para solucionar o desafio da avaliação on-line. Para isso, implementou-se ao longo do segundo semestre letivo atividades semanais para 62 estudantes de graduação, regularmente matriculados na disciplina QMCxxxx. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as atividades avaliativas, assim como um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizado ao final da disciplina. Os resultados apontam para o engajamento dos estudantes durante o semestre letivo, bem como o reconhecimento destes da importância desse formato avaliativo na construção da aprendizagem.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1236910.36661/2595-4520.2022v5n1.12369Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 557-5732595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369/8456Copyright (c) 2022 Leandro Lampe, Claudia Smaniotto Barinhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLampe, LeandroSmaniotto Barin, Claudia2022-07-22T19:42:24Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12369Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2022-07-22T19:42:24Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19 |
title |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19 |
spellingShingle |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19 Lampe, Leandro |
title_short |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19 |
title_full |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19 |
title_fullStr |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19 |
title_full_unstemmed |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19 |
title_sort |
Atividades autorais como elemento de inovação no contexto da pandemia de COVID - 19 |
author |
Lampe, Leandro |
author_facet |
Lampe, Leandro Smaniotto Barin, Claudia |
author_role |
author |
author2 |
Smaniotto Barin, Claudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lampe, Leandro Smaniotto Barin, Claudia |
description |
A pandemia do Covid-19 trouxe consigo a necessidade do distanciamento social, tornando necessário repensar os processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino. Nesse sentido, o presente artigo visa apresentar e discutir a experiência do uso das atividades autorais, como uma alternativa viável para inovar os processos avaliativos no âmbito do Ensino de Química. Embasados na metodologia da pesquisa baseada em design, buscou-se criar princípios de design para solucionar o desafio da avaliação on-line. Para isso, implementou-se ao longo do segundo semestre letivo atividades semanais para 62 estudantes de graduação, regularmente matriculados na disciplina QMCxxxx. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas as atividades avaliativas, assim como um questionário com questões abertas e fechadas, disponibilizado ao final da disciplina. Os resultados apontam para o engajamento dos estudantes durante o semestre letivo, bem como o reconhecimento destes da importância desse formato avaliativo na construção da aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369 10.36661/2595-4520.2022v5n1.12369 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2022v5n1.12369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12369/8456 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Leandro Lampe, Claudia Smaniotto Barin http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Leandro Lampe, Claudia Smaniotto Barin http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 5 n. 1 (2022): Revista Insignare Scientia; 557-573 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613302710272 |