Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Keske, Cátia, Ernst, Daniela Carolina, Rigodanzo, Sirlei
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134
Resumo: Esta pesquisa qualitativa faz uso da cartografia, aqui entendida enquanto diferente léxico deleuziano e guattariano, operada como possibilidade metodológica, investigativa e intervencionista desenvolvida como um plano de pensamento para operacionalizar as investigações realizadas em anais de evento de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como descritores a palavra Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A temática de pesquisa foi definida pela necessidade de incorporar, no Ensino de Ciências, reflexões e possibilidades de diferentes metodologias que contemplem a premissa da inclusão, nos seus diferentes âmbitos. Como as estatísticas apontam um número significativo de crianças com TEA no Brasil, este foi o foco delimitado neste artigo. O mapeamento realizado apontou somente três trabalhos que, apesar de contemplarem metodologias e conteúdos distintos de Ciências, se aproximam pelo uso de recursos visuais e interativos. Dessa maneira, identificamos com preocupação o reduzido número de trabalhos que abordam esse tema e apontamos a urgência de novas pesquisas na área, justamente num momento histórico de alteração na legislação pertinente a Educação Inclusiva.
id UFFS-2_b95a0b91d61155eee63a5ed4e0834fb3
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12134
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro AutistaEsta pesquisa qualitativa faz uso da cartografia, aqui entendida enquanto diferente léxico deleuziano e guattariano, operada como possibilidade metodológica, investigativa e intervencionista desenvolvida como um plano de pensamento para operacionalizar as investigações realizadas em anais de evento de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como descritores a palavra Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A temática de pesquisa foi definida pela necessidade de incorporar, no Ensino de Ciências, reflexões e possibilidades de diferentes metodologias que contemplem a premissa da inclusão, nos seus diferentes âmbitos. Como as estatísticas apontam um número significativo de crianças com TEA no Brasil, este foi o foco delimitado neste artigo. O mapeamento realizado apontou somente três trabalhos que, apesar de contemplarem metodologias e conteúdos distintos de Ciências, se aproximam pelo uso de recursos visuais e interativos. Dessa maneira, identificamos com preocupação o reduzido número de trabalhos que abordam esse tema e apontamos a urgência de novas pesquisas na área, justamente num momento histórico de alteração na legislação pertinente a Educação Inclusiva.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213410.36661/2595-4520.2021v4i3.12134Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 432-4482595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134/7819Copyright (c) 2021 Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Cátia Keske, Daniela Carolina Ernst, Sirlei Rigodanzohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNonenmacher, Sandra Elisabet BazanaKeske, CátiaErnst, Daniela CarolinaRigodanzo, Sirlei2021-07-13T05:20:50Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12134Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:20:50Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
title Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
spellingShingle Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
title_short Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
title_full Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
title_fullStr Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
title_full_unstemmed Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
title_sort Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
author Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
author_facet Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Keske, Cátia
Ernst, Daniela Carolina
Rigodanzo, Sirlei
author_role author
author2 Keske, Cátia
Ernst, Daniela Carolina
Rigodanzo, Sirlei
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
Keske, Cátia
Ernst, Daniela Carolina
Rigodanzo, Sirlei
description Esta pesquisa qualitativa faz uso da cartografia, aqui entendida enquanto diferente léxico deleuziano e guattariano, operada como possibilidade metodológica, investigativa e intervencionista desenvolvida como um plano de pensamento para operacionalizar as investigações realizadas em anais de evento de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como descritores a palavra Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A temática de pesquisa foi definida pela necessidade de incorporar, no Ensino de Ciências, reflexões e possibilidades de diferentes metodologias que contemplem a premissa da inclusão, nos seus diferentes âmbitos. Como as estatísticas apontam um número significativo de crianças com TEA no Brasil, este foi o foco delimitado neste artigo. O mapeamento realizado apontou somente três trabalhos que, apesar de contemplarem metodologias e conteúdos distintos de Ciências, se aproximam pelo uso de recursos visuais e interativos. Dessa maneira, identificamos com preocupação o reduzido número de trabalhos que abordam esse tema e apontamos a urgência de novas pesquisas na área, justamente num momento histórico de alteração na legislação pertinente a Educação Inclusiva.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12134
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134/7819
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 432-448
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613248184320