Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12134 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134 |
Resumo: | Esta pesquisa qualitativa faz uso da cartografia, aqui entendida enquanto diferente léxico deleuziano e guattariano, operada como possibilidade metodológica, investigativa e intervencionista desenvolvida como um plano de pensamento para operacionalizar as investigações realizadas em anais de evento de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como descritores a palavra Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A temática de pesquisa foi definida pela necessidade de incorporar, no Ensino de Ciências, reflexões e possibilidades de diferentes metodologias que contemplem a premissa da inclusão, nos seus diferentes âmbitos. Como as estatísticas apontam um número significativo de crianças com TEA no Brasil, este foi o foco delimitado neste artigo. O mapeamento realizado apontou somente três trabalhos que, apesar de contemplarem metodologias e conteúdos distintos de Ciências, se aproximam pelo uso de recursos visuais e interativos. Dessa maneira, identificamos com preocupação o reduzido número de trabalhos que abordam esse tema e apontamos a urgência de novas pesquisas na área, justamente num momento histórico de alteração na legislação pertinente a Educação Inclusiva. |
id |
UFFS-2_b95a0b91d61155eee63a5ed4e0834fb3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12134 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro AutistaEsta pesquisa qualitativa faz uso da cartografia, aqui entendida enquanto diferente léxico deleuziano e guattariano, operada como possibilidade metodológica, investigativa e intervencionista desenvolvida como um plano de pensamento para operacionalizar as investigações realizadas em anais de evento de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como descritores a palavra Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A temática de pesquisa foi definida pela necessidade de incorporar, no Ensino de Ciências, reflexões e possibilidades de diferentes metodologias que contemplem a premissa da inclusão, nos seus diferentes âmbitos. Como as estatísticas apontam um número significativo de crianças com TEA no Brasil, este foi o foco delimitado neste artigo. O mapeamento realizado apontou somente três trabalhos que, apesar de contemplarem metodologias e conteúdos distintos de Ciências, se aproximam pelo uso de recursos visuais e interativos. Dessa maneira, identificamos com preocupação o reduzido número de trabalhos que abordam esse tema e apontamos a urgência de novas pesquisas na área, justamente num momento histórico de alteração na legislação pertinente a Educação Inclusiva.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1213410.36661/2595-4520.2021v4i3.12134Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 432-448Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 3 (2021): Special Edition: I SSAPEC - South American Symposium on Science Education Research; 432-4482595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134/7819Copyright (c) 2021 Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Cátia Keske, Daniela Carolina Ernst, Sirlei Rigodanzohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNonenmacher, Sandra Elisabet BazanaKeske, CátiaErnst, Daniela CarolinaRigodanzo, Sirlei2024-08-01T12:06:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12134Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:06:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista |
title |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista |
spellingShingle |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana |
title_short |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista |
title_full |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista |
title_fullStr |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista |
title_sort |
Cartografia dos trabalhos publicados no ENPEC acerca do Ensino de Ciências para os sujeitos com Espectro Autista |
author |
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana |
author_facet |
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana Keske, Cátia Ernst, Daniela Carolina Rigodanzo, Sirlei Keske, Cátia Ernst, Daniela Carolina Rigodanzo, Sirlei |
author_role |
author |
author2 |
Keske, Cátia Ernst, Daniela Carolina Rigodanzo, Sirlei |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana Keske, Cátia Ernst, Daniela Carolina Rigodanzo, Sirlei |
description |
Esta pesquisa qualitativa faz uso da cartografia, aqui entendida enquanto diferente léxico deleuziano e guattariano, operada como possibilidade metodológica, investigativa e intervencionista desenvolvida como um plano de pensamento para operacionalizar as investigações realizadas em anais de evento de todas as edições do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), tendo como descritores a palavra Autismo ou TEA (Transtorno do Espectro Autista). A temática de pesquisa foi definida pela necessidade de incorporar, no Ensino de Ciências, reflexões e possibilidades de diferentes metodologias que contemplem a premissa da inclusão, nos seus diferentes âmbitos. Como as estatísticas apontam um número significativo de crianças com TEA no Brasil, este foi o foco delimitado neste artigo. O mapeamento realizado apontou somente três trabalhos que, apesar de contemplarem metodologias e conteúdos distintos de Ciências, se aproximam pelo uso de recursos visuais e interativos. Dessa maneira, identificamos com preocupação o reduzido número de trabalhos que abordam esse tema e apontamos a urgência de novas pesquisas na área, justamente num momento histórico de alteração na legislação pertinente a Educação Inclusiva. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12134 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12134 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12134/7819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 432-448 Revista Insignare Scientia; Vol 4 No 3 (2021): Special Edition: I SSAPEC - South American Symposium on Science Education Research; 432-448 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183209875537920 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12134 |