O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neide, Italo Gabriel
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dullius, Maria Madalena, Quartieri, Marli Teresinha, Maman, Andréia Spessatto De, Muller, Ana Paula Krein, Kliemann, Geovana Luiza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12578
Resumo: Neste trabalho é apresentado de forma geral o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) localizada em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Após a exposição da área de concentração e das  linhas de pesquisa são apresentados os quatro macroprojetos que constituem os quatro grupos de pesquisa do PPGECE bem como sua descrição. Em seguida é dada ênfase a um grupo específico, o “Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: Possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas”, apresentando seus aportes teóricos bem como as metodologias de pesquisa e de ensino utilizadas. Para compreender com propriedade como esse grupo realiza a construção do conhecimento científico apresenta-se de forma sintética três teses de doutorado que foram desenvolvidas pelo grupo. Ao final é apresentado quantitativos gerais do grupo, bem como seu possível impacto na sociedade.
id UFFS-2_bb260619bd2dac74b6ffa51aa544b7cb
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12578
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, UnivatesNeste trabalho é apresentado de forma geral o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) localizada em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Após a exposição da área de concentração e das  linhas de pesquisa são apresentados os quatro macroprojetos que constituem os quatro grupos de pesquisa do PPGECE bem como sua descrição. Em seguida é dada ênfase a um grupo específico, o “Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: Possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas”, apresentando seus aportes teóricos bem como as metodologias de pesquisa e de ensino utilizadas. Para compreender com propriedade como esse grupo realiza a construção do conhecimento científico apresenta-se de forma sintética três teses de doutorado que foram desenvolvidas pelo grupo. Ao final é apresentado quantitativos gerais do grupo, bem como seu possível impacto na sociedade.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1257810.36661/2595-4520.2021v4i5.12578Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 241-2562595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12578/8065Copyright (c) 2021 Italo Gabriel Neide, Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri, Andréia Spessatto De Maman, Ana Paula Krein Muller, Geovana Luiza Kliemannhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeide, Italo GabrielDullius, Maria MadalenaQuartieri, Marli TeresinhaMaman, Andréia Spessatto DeMuller, Ana Paula KreinKliemann, Geovana Luiza2021-08-21T05:40:08Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12578Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-08-21T05:40:08Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
title O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
spellingShingle O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
Neide, Italo Gabriel
title_short O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
title_full O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
title_fullStr O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
title_full_unstemmed O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
title_sort O Grupo de Pesquisa Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas, Univates
author Neide, Italo Gabriel
author_facet Neide, Italo Gabriel
Dullius, Maria Madalena
Quartieri, Marli Teresinha
Maman, Andréia Spessatto De
Muller, Ana Paula Krein
Kliemann, Geovana Luiza
author_role author
author2 Dullius, Maria Madalena
Quartieri, Marli Teresinha
Maman, Andréia Spessatto De
Muller, Ana Paula Krein
Kliemann, Geovana Luiza
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neide, Italo Gabriel
Dullius, Maria Madalena
Quartieri, Marli Teresinha
Maman, Andréia Spessatto De
Muller, Ana Paula Krein
Kliemann, Geovana Luiza
description Neste trabalho é apresentado de forma geral o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Universidade do Vale do Taquari (Univates) localizada em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil. Após a exposição da área de concentração e das  linhas de pesquisa são apresentados os quatro macroprojetos que constituem os quatro grupos de pesquisa do PPGECE bem como sua descrição. Em seguida é dada ênfase a um grupo específico, o “Tecnologias no ensino e Atividades Experimentais: Possibilidades para potencializar os processos de ensino e de aprendizagem nas Ciências Exatas”, apresentando seus aportes teóricos bem como as metodologias de pesquisa e de ensino utilizadas. Para compreender com propriedade como esse grupo realiza a construção do conhecimento científico apresenta-se de forma sintética três teses de doutorado que foram desenvolvidas pelo grupo. Ao final é apresentado quantitativos gerais do grupo, bem como seu possível impacto na sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12578
10.36661/2595-4520.2021v4i5.12578
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12578
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i5.12578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12578/8065
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 5 (2021): Revista Insignare Scientia: Pesquisa na Pós-Graduação em Ensino de Ciências; 241-256
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613635108864