Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vale, Ricardo Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto, Venuto, Marina Lanza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
DOI: 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11904
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904
Resumo: Atualmente os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade podem oferecer novos paradigmas para o processo de ensino/aprendizagem, que se sobrepõem às estruturas tradicionais de codificação e decodificação de conhecimentos. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de trabalho, que contemplou diferentes ferramentas pedagógicas no ensino de microbiologia (fungos), aliando o ensino de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos foram constituídos nas seguintes etapas: a) aplicação de um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; b) apresentação de um livro paradidático; c) leitura coletiva da obra escolhida; d) solicitação de uma atividade prática; e) construção de um miniconto em parceria com a professora de Língua Portuguesa utilizando os apontamentos e fotografias produzidos pelos alunos na etapa anterior; f) transformação do miniconto e das imagens obtidas pelos alunos durante o processo de observação do experimento em vídeo; g) inserção do vídeo produzido pelos alunos na plataforma YouTube e h) aplicação de um novo questionário impresso objetivando verificar todo o processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram que a utilização de (multi) letramentos proporcionaram uma aprendizagem atrativa, estimulante e sobretudo significativa. Concluímos, assim, a importância de realizar um trabalho com inovadoras técnicas de ensino e interdisciplinaridade. 
id UFFS-2_bf3052b972595bf4f164e047f8b3c6dc
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/11904
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
spelling Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de MicrobiologiaAtualmente os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade podem oferecer novos paradigmas para o processo de ensino/aprendizagem, que se sobrepõem às estruturas tradicionais de codificação e decodificação de conhecimentos. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de trabalho, que contemplou diferentes ferramentas pedagógicas no ensino de microbiologia (fungos), aliando o ensino de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos foram constituídos nas seguintes etapas: a) aplicação de um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; b) apresentação de um livro paradidático; c) leitura coletiva da obra escolhida; d) solicitação de uma atividade prática; e) construção de um miniconto em parceria com a professora de Língua Portuguesa utilizando os apontamentos e fotografias produzidos pelos alunos na etapa anterior; f) transformação do miniconto e das imagens obtidas pelos alunos durante o processo de observação do experimento em vídeo; g) inserção do vídeo produzido pelos alunos na plataforma YouTube e h) aplicação de um novo questionário impresso objetivando verificar todo o processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram que a utilização de (multi) letramentos proporcionaram uma aprendizagem atrativa, estimulante e sobretudo significativa. Concluímos, assim, a importância de realizar um trabalho com inovadoras técnicas de ensino e interdisciplinaridade.  Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190410.36661/2595-4520.2020v3i5.11904Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 456-469Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 5 (2020): Insignare Scientia Journal; 456-4692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904/7591Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Vale, Gracielle Teodora da Costa Pinto Coelho, Marina Lanza Venutohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Ricardo FerreiraCoelho, Gracielle Teodora da Costa PintoVenuto, Marina Lanza2024-08-01T12:03:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11904Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
title Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
spellingShingle Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
Vale, Ricardo Ferreira
Vale, Ricardo Ferreira
title_short Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
title_full Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
title_fullStr Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
title_full_unstemmed Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
title_sort Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
author Vale, Ricardo Ferreira
author_facet Vale, Ricardo Ferreira
Vale, Ricardo Ferreira
Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto
Venuto, Marina Lanza
Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto
Venuto, Marina Lanza
author_role author
author2 Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto
Venuto, Marina Lanza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vale, Ricardo Ferreira
Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto
Venuto, Marina Lanza
description Atualmente os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade podem oferecer novos paradigmas para o processo de ensino/aprendizagem, que se sobrepõem às estruturas tradicionais de codificação e decodificação de conhecimentos. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de trabalho, que contemplou diferentes ferramentas pedagógicas no ensino de microbiologia (fungos), aliando o ensino de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos foram constituídos nas seguintes etapas: a) aplicação de um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; b) apresentação de um livro paradidático; c) leitura coletiva da obra escolhida; d) solicitação de uma atividade prática; e) construção de um miniconto em parceria com a professora de Língua Portuguesa utilizando os apontamentos e fotografias produzidos pelos alunos na etapa anterior; f) transformação do miniconto e das imagens obtidas pelos alunos durante o processo de observação do experimento em vídeo; g) inserção do vídeo produzido pelos alunos na plataforma YouTube e h) aplicação de um novo questionário impresso objetivando verificar todo o processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram que a utilização de (multi) letramentos proporcionaram uma aprendizagem atrativa, estimulante e sobretudo significativa. Concluímos, assim, a importância de realizar um trabalho com inovadoras técnicas de ensino e interdisciplinaridade. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11904
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11904
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904/7591
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 456-469
Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 5 (2020): Insignare Scientia Journal; 456-469
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1822183209808429056
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11904