Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
DOI: | 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11904 |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904 |
Resumo: | Atualmente os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade podem oferecer novos paradigmas para o processo de ensino/aprendizagem, que se sobrepõem às estruturas tradicionais de codificação e decodificação de conhecimentos. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de trabalho, que contemplou diferentes ferramentas pedagógicas no ensino de microbiologia (fungos), aliando o ensino de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos foram constituídos nas seguintes etapas: a) aplicação de um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; b) apresentação de um livro paradidático; c) leitura coletiva da obra escolhida; d) solicitação de uma atividade prática; e) construção de um miniconto em parceria com a professora de Língua Portuguesa utilizando os apontamentos e fotografias produzidos pelos alunos na etapa anterior; f) transformação do miniconto e das imagens obtidas pelos alunos durante o processo de observação do experimento em vídeo; g) inserção do vídeo produzido pelos alunos na plataforma YouTube e h) aplicação de um novo questionário impresso objetivando verificar todo o processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram que a utilização de (multi) letramentos proporcionaram uma aprendizagem atrativa, estimulante e sobretudo significativa. Concluímos, assim, a importância de realizar um trabalho com inovadoras técnicas de ensino e interdisciplinaridade. |
id |
UFFS-2_bf3052b972595bf4f164e047f8b3c6dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/11904 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
spelling |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de MicrobiologiaAtualmente os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade podem oferecer novos paradigmas para o processo de ensino/aprendizagem, que se sobrepõem às estruturas tradicionais de codificação e decodificação de conhecimentos. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de trabalho, que contemplou diferentes ferramentas pedagógicas no ensino de microbiologia (fungos), aliando o ensino de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos foram constituídos nas seguintes etapas: a) aplicação de um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; b) apresentação de um livro paradidático; c) leitura coletiva da obra escolhida; d) solicitação de uma atividade prática; e) construção de um miniconto em parceria com a professora de Língua Portuguesa utilizando os apontamentos e fotografias produzidos pelos alunos na etapa anterior; f) transformação do miniconto e das imagens obtidas pelos alunos durante o processo de observação do experimento em vídeo; g) inserção do vídeo produzido pelos alunos na plataforma YouTube e h) aplicação de um novo questionário impresso objetivando verificar todo o processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram que a utilização de (multi) letramentos proporcionaram uma aprendizagem atrativa, estimulante e sobretudo significativa. Concluímos, assim, a importância de realizar um trabalho com inovadoras técnicas de ensino e interdisciplinaridade. Universidade Federal da Fronteira Sul2020-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1190410.36661/2595-4520.2020v3i5.11904Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 456-469Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 5 (2020): Insignare Scientia Journal; 456-4692595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904/7591Copyright (c) 2020 Ricardo Ferreira Vale, Gracielle Teodora da Costa Pinto Coelho, Marina Lanza Venutohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVale, Ricardo FerreiraCoelho, Gracielle Teodora da Costa PintoVenuto, Marina Lanza2024-08-01T12:03:12Zoai:ojs.192.168.253.137:article/11904Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:03:12Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia |
title |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia |
spellingShingle |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia Vale, Ricardo Ferreira Vale, Ricardo Ferreira |
title_short |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia |
title_full |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia |
title_fullStr |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia |
title_full_unstemmed |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia |
title_sort |
Os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade no ensino de Microbiologia |
author |
Vale, Ricardo Ferreira |
author_facet |
Vale, Ricardo Ferreira Vale, Ricardo Ferreira Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto Venuto, Marina Lanza Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto Venuto, Marina Lanza |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto Venuto, Marina Lanza |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vale, Ricardo Ferreira Coelho, Gracielle Teodora da Costa Pinto Venuto, Marina Lanza |
description |
Atualmente os (multi) letramentos e a interdisciplinaridade podem oferecer novos paradigmas para o processo de ensino/aprendizagem, que se sobrepõem às estruturas tradicionais de codificação e decodificação de conhecimentos. Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de trabalho, que contemplou diferentes ferramentas pedagógicas no ensino de microbiologia (fungos), aliando o ensino de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa. Os percursos metodológicos foram constituídos nas seguintes etapas: a) aplicação de um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos acerca da temática; b) apresentação de um livro paradidático; c) leitura coletiva da obra escolhida; d) solicitação de uma atividade prática; e) construção de um miniconto em parceria com a professora de Língua Portuguesa utilizando os apontamentos e fotografias produzidos pelos alunos na etapa anterior; f) transformação do miniconto e das imagens obtidas pelos alunos durante o processo de observação do experimento em vídeo; g) inserção do vídeo produzido pelos alunos na plataforma YouTube e h) aplicação de um novo questionário impresso objetivando verificar todo o processo de ensino/aprendizagem. Os resultados obtidos apontaram que a utilização de (multi) letramentos proporcionaram uma aprendizagem atrativa, estimulante e sobretudo significativa. Concluímos, assim, a importância de realizar um trabalho com inovadoras técnicas de ensino e interdisciplinaridade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904 10.36661/2595-4520.2020v3i5.11904 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11904 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/11904/7591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia; v. 3 n. 5 (2020): Revista Insignare Scientia; 456-469 Revista Insignare Scientia; Vol 3 No 5 (2020): Insignare Scientia Journal; 456-469 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1822183209808429056 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.36661/2595-4520.2020v3i5.11904 |