Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonotto, Danusa de Lara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Rosemar Ayres dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12112
Resumo: Esta edição especial: I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências, da Revista Insignare Scientia (RIS), é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, bem como, servidores/as técnico-administrativos/as da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.Os textos que compõem esta edição advém das pesquisas socializadas no I SSAPEC, realizado no período de 28 a 30 de outubro de 2020, na UFFS e organizado em torno de sete eixos temáticos: Formação de professores de Ciências; História, Sociologia, Filosofia e Epistemologia das Ciências; Alfabetização Científica, Educação ambiental e Estudos CTS/CTSA; Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino de Ciências; Temas contemporâneos (Educação Inclusiva, em Saúde, do Campo, Quilombola, Questões de Gênero e afins).O I SSAPEC teve como objetivo fortalecer e divulgar resultados de pesquisa em ensino de Ciências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, campus Cerro Largo, bem como, promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes da graduação, pós-graduação e professores/as que realizam pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições superiores. Para tal o evento contou com a escola de investigadores, palestras, mesas redondas e apresentação oral de trabalhos.O evento contou com a submissão de 267 trabalhos inscritos nas modalidades Resumo e Resumo Expandido, dos quais foram aprovados 88 Resumos e 135 Resumos Expandidos, apresentando pesquisas realizadas em diferentes regiões do Brasil e da América do Sul. Todos os trabalhos submetidos foram avaliados por professores/as da Comissão Científica composta por 55 pesquisadores/as dediferentes universidades brasileiras. Dos 135 resumos expandidos, os melhoresavaliados foram ampliados para artigos e compõem esta edição especial da RIS.Os 37 artigos contemplam as temáticas vinculadas aos sete eixos temáticos eabarcam a relação da Pesquisa em Ensino de Ciências e áreas afins a partir de diferentesperspectivas e níveis de ensino. Há trabalhos que perpassam pelos processos de ensino eaprendizagem e a significação conceitual, outros discutem a formação inicial econtinuada de professores/as, saberes docentes e desenvolvimento profissional.Ainda, há artigos que contemplam a epistemologia; a pesquisa em história, filosofiae sociologia da ciência; a atenção às políticas educacionais e curriculares naEducação Básica e a inclusão social, além de diferentes estratégias pedagógicas e ainserção de tecnologias e recursos digitais nas aulas de Ciências.Os/as autores/as dos 37 trabalhos selecionados são filiados a instituições de ensinosuperior sul-americanas. Desse modo, esta edição da RIS constitui-se um meio para adivulgação e publicização de pesquisas realizadas por docentes e discentes deGraduação e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e áreas afins de diferentesinstituições. Assim, os artigos que compõem esta edição podem desencadear novasquestões de pesquisa, bem como provocar reflexões em torno do ensino de ciências efortalecer os resultados já assinalados nas pesquisas realizadas nesta área.Encerramos este editorial agradecendo aos/as autores/as dos 37 artigos e aos/aseditores/as da RIS que tornaram possível esta edição e convidamos a todos/as paraleitura.
id UFFS-2_c7a994bef53431272728d38a23083755
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12112
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de CiênciasEsta edição especial: I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências, da Revista Insignare Scientia (RIS), é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, bem como, servidores/as técnico-administrativos/as da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.Os textos que compõem esta edição advém das pesquisas socializadas no I SSAPEC, realizado no período de 28 a 30 de outubro de 2020, na UFFS e organizado em torno de sete eixos temáticos: Formação de professores de Ciências; História, Sociologia, Filosofia e Epistemologia das Ciências; Alfabetização Científica, Educação ambiental e Estudos CTS/CTSA; Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino de Ciências; Temas contemporâneos (Educação Inclusiva, em Saúde, do Campo, Quilombola, Questões de Gênero e afins).O I SSAPEC teve como objetivo fortalecer e divulgar resultados de pesquisa em ensino de Ciências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, campus Cerro Largo, bem como, promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes da graduação, pós-graduação e professores/as que realizam pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições superiores. Para tal o evento contou com a escola de investigadores, palestras, mesas redondas e apresentação oral de trabalhos.O evento contou com a submissão de 267 trabalhos inscritos nas modalidades Resumo e Resumo Expandido, dos quais foram aprovados 88 Resumos e 135 Resumos Expandidos, apresentando pesquisas realizadas em diferentes regiões do Brasil e da América do Sul. Todos os trabalhos submetidos foram avaliados por professores/as da Comissão Científica composta por 55 pesquisadores/as dediferentes universidades brasileiras. Dos 135 resumos expandidos, os melhoresavaliados foram ampliados para artigos e compõem esta edição especial da RIS.Os 37 artigos contemplam as temáticas vinculadas aos sete eixos temáticos eabarcam a relação da Pesquisa em Ensino de Ciências e áreas afins a partir de diferentesperspectivas e níveis de ensino. Há trabalhos que perpassam pelos processos de ensino eaprendizagem e a significação conceitual, outros discutem a formação inicial econtinuada de professores/as, saberes docentes e desenvolvimento profissional.Ainda, há artigos que contemplam a epistemologia; a pesquisa em história, filosofiae sociologia da ciência; a atenção às políticas educacionais e curriculares naEducação Básica e a inclusão social, além de diferentes estratégias pedagógicas e ainserção de tecnologias e recursos digitais nas aulas de Ciências.Os/as autores/as dos 37 trabalhos selecionados são filiados a instituições de ensinosuperior sul-americanas. Desse modo, esta edição da RIS constitui-se um meio para adivulgação e publicização de pesquisas realizadas por docentes e discentes deGraduação e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e áreas afins de diferentesinstituições. Assim, os artigos que compõem esta edição podem desencadear novasquestões de pesquisa, bem como provocar reflexões em torno do ensino de ciências efortalecer os resultados já assinalados nas pesquisas realizadas nesta área.Encerramos este editorial agradecendo aos/as autores/as dos 37 artigos e aos/aseditores/as da RIS que tornaram possível esta edição e convidamos a todos/as paraleitura.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-03-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1211210.36661/2595-4520.2021v4i3.12112Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 1-22595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12112/7799Copyright (c) 2021 Danusa de Lara Bonotto, Rosemar Ayres dos Santoshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBonotto, Danusa de LaraSantos, Rosemar Ayres dos2021-07-13T05:21:04Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12112Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-07-13T05:21:04Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
title Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
spellingShingle Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
Bonotto, Danusa de Lara
title_short Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
title_full Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
title_fullStr Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
title_full_unstemmed Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
title_sort Editorial do I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências
author Bonotto, Danusa de Lara
author_facet Bonotto, Danusa de Lara
Santos, Rosemar Ayres dos
author_role author
author2 Santos, Rosemar Ayres dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonotto, Danusa de Lara
Santos, Rosemar Ayres dos
description Esta edição especial: I SSAPEC – Simpósio Sul-Americano de Pesquisa de Ensino de Ciências, da Revista Insignare Scientia (RIS), é uma ação coletiva resultante do trabalho realizado por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências – PPGEC, bem como, servidores/as técnico-administrativos/as da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo, RS.Os textos que compõem esta edição advém das pesquisas socializadas no I SSAPEC, realizado no período de 28 a 30 de outubro de 2020, na UFFS e organizado em torno de sete eixos temáticos: Formação de professores de Ciências; História, Sociologia, Filosofia e Epistemologia das Ciências; Alfabetização Científica, Educação ambiental e Estudos CTS/CTSA; Processos de Ensino e de aprendizagem e o Ensino de Ciências; Metodologias de Ensino de Ciências; Temas contemporâneos (Educação Inclusiva, em Saúde, do Campo, Quilombola, Questões de Gênero e afins).O I SSAPEC teve como objetivo fortalecer e divulgar resultados de pesquisa em ensino de Ciências realizadas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da UFFS, campus Cerro Largo, bem como, promover o intercâmbio de conhecimentos e fomentar um espaço de interação, discussões e debates entre estudantes da graduação, pós-graduação e professores/as que realizam pesquisa em ensino de Ciências e áreas afins de diferentes instituições superiores. Para tal o evento contou com a escola de investigadores, palestras, mesas redondas e apresentação oral de trabalhos.O evento contou com a submissão de 267 trabalhos inscritos nas modalidades Resumo e Resumo Expandido, dos quais foram aprovados 88 Resumos e 135 Resumos Expandidos, apresentando pesquisas realizadas em diferentes regiões do Brasil e da América do Sul. Todos os trabalhos submetidos foram avaliados por professores/as da Comissão Científica composta por 55 pesquisadores/as dediferentes universidades brasileiras. Dos 135 resumos expandidos, os melhoresavaliados foram ampliados para artigos e compõem esta edição especial da RIS.Os 37 artigos contemplam as temáticas vinculadas aos sete eixos temáticos eabarcam a relação da Pesquisa em Ensino de Ciências e áreas afins a partir de diferentesperspectivas e níveis de ensino. Há trabalhos que perpassam pelos processos de ensino eaprendizagem e a significação conceitual, outros discutem a formação inicial econtinuada de professores/as, saberes docentes e desenvolvimento profissional.Ainda, há artigos que contemplam a epistemologia; a pesquisa em história, filosofiae sociologia da ciência; a atenção às políticas educacionais e curriculares naEducação Básica e a inclusão social, além de diferentes estratégias pedagógicas e ainserção de tecnologias e recursos digitais nas aulas de Ciências.Os/as autores/as dos 37 trabalhos selecionados são filiados a instituições de ensinosuperior sul-americanas. Desse modo, esta edição da RIS constitui-se um meio para adivulgação e publicização de pesquisas realizadas por docentes e discentes deGraduação e Pós-Graduação em Ensino de Ciências e áreas afins de diferentesinstituições. Assim, os artigos que compõem esta edição podem desencadear novasquestões de pesquisa, bem como provocar reflexões em torno do ensino de ciências efortalecer os resultados já assinalados nas pesquisas realizadas nesta área.Encerramos este editorial agradecendo aos/as autores/as dos 37 artigos e aos/aseditores/as da RIS que tornaram possível esta edição e convidamos a todos/as paraleitura.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12112
10.36661/2595-4520.2021v4i3.12112
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12112
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i3.12112
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12112/7799
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Danusa de Lara Bonotto, Rosemar Ayres dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Danusa de Lara Bonotto, Rosemar Ayres dos Santos
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 3 (2021): Edição Especial: I SSAPEC - Simpósio Sul-Americano de Pesquisa em Ensino de Ciências; 1-2
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613212532736