Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Insignare Scientia |
Texto Completo: | https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060 |
Resumo: | Partindo da necessidade de compreender as práticas, atividades, projetos, relatos de experiências, jogos e oficinas que envolvam a educação ambiental e que foram publicados nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001 a 2019, o presente artigo buscou analisar, por meio de um levantamento, as pesquisas que foram desenvolvidas no EPEA e suas significâncias para o meio social, ambiental, político, cultural, econômico e histórico, tendo como base teórica, a educação ambiental crítica. A metodologia utilizada denomina-se estado da arte, cuja análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. Foram mapeados 898 trabalhos, constituindo o corpus do estudo 145. Foram selecionados os seguintes termos presentes nos títulos dos trabalhos: ações, projetos, práticas, atividades, oficinas e jogos que abordam a educação ambiental. Foram construídos e analisados os seguintes descritores: ano de publicação, título dos trabalhos, instituição, autores, objeto/sujeito, nível de ensino, componente curricular, definições de EAC e referências. Para os descritores: objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas as seguintes categorias: I: Representação do pensamento ecológico; II: Representação do pensamento Crítico-Transformador e III: Formação de Professores. O presente levantamento elucidou a necessidade do desenvolvimento de momentos formativos voltados a educação ambiental, contribuindo com o pensar crítico e reflexivo dos sujeitos. |
id |
UFFS-2_cad36840915504c6fdf5f7ac7a87793f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.192.168.253.137:article/12060 |
network_acronym_str |
UFFS-2 |
network_name_str |
Revista Insignare Scientia |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019Partindo da necessidade de compreender as práticas, atividades, projetos, relatos de experiências, jogos e oficinas que envolvam a educação ambiental e que foram publicados nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001 a 2019, o presente artigo buscou analisar, por meio de um levantamento, as pesquisas que foram desenvolvidas no EPEA e suas significâncias para o meio social, ambiental, político, cultural, econômico e histórico, tendo como base teórica, a educação ambiental crítica. A metodologia utilizada denomina-se estado da arte, cuja análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. Foram mapeados 898 trabalhos, constituindo o corpus do estudo 145. Foram selecionados os seguintes termos presentes nos títulos dos trabalhos: ações, projetos, práticas, atividades, oficinas e jogos que abordam a educação ambiental. Foram construídos e analisados os seguintes descritores: ano de publicação, título dos trabalhos, instituição, autores, objeto/sujeito, nível de ensino, componente curricular, definições de EAC e referências. Para os descritores: objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas as seguintes categorias: I: Representação do pensamento ecológico; II: Representação do pensamento Crítico-Transformador e III: Formação de Professores. O presente levantamento elucidou a necessidade do desenvolvimento de momentos formativos voltados a educação ambiental, contribuindo com o pensar crítico e reflexivo dos sujeitos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1206010.36661/2595-4520.2021v4i6.12060Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 316-3352595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060/8235Copyright (c) 2021 Dieison Prestes da Silveira, Leonir Lorenzettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Dieison Prestes daLorenzetti, Leonir2021-10-09T06:00:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12060Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:13Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019 |
title |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019 |
spellingShingle |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019 Silveira, Dieison Prestes da |
title_short |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019 |
title_full |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019 |
title_fullStr |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019 |
title_full_unstemmed |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019 |
title_sort |
Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019 |
author |
Silveira, Dieison Prestes da |
author_facet |
Silveira, Dieison Prestes da Lorenzetti, Leonir |
author_role |
author |
author2 |
Lorenzetti, Leonir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Dieison Prestes da Lorenzetti, Leonir |
description |
Partindo da necessidade de compreender as práticas, atividades, projetos, relatos de experiências, jogos e oficinas que envolvam a educação ambiental e que foram publicados nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001 a 2019, o presente artigo buscou analisar, por meio de um levantamento, as pesquisas que foram desenvolvidas no EPEA e suas significâncias para o meio social, ambiental, político, cultural, econômico e histórico, tendo como base teórica, a educação ambiental crítica. A metodologia utilizada denomina-se estado da arte, cuja análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. Foram mapeados 898 trabalhos, constituindo o corpus do estudo 145. Foram selecionados os seguintes termos presentes nos títulos dos trabalhos: ações, projetos, práticas, atividades, oficinas e jogos que abordam a educação ambiental. Foram construídos e analisados os seguintes descritores: ano de publicação, título dos trabalhos, instituição, autores, objeto/sujeito, nível de ensino, componente curricular, definições de EAC e referências. Para os descritores: objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas as seguintes categorias: I: Representação do pensamento ecológico; II: Representação do pensamento Crítico-Transformador e III: Formação de Professores. O presente levantamento elucidou a necessidade do desenvolvimento de momentos formativos voltados a educação ambiental, contribuindo com o pensar crítico e reflexivo dos sujeitos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12060 |
url |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060 |
identifier_str_mv |
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12060 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060/8235 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Dieison Prestes da Silveira, Leonir Lorenzetti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Dieison Prestes da Silveira, Leonir Lorenzetti http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Fronteira Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 316-335 2595-4520 reponame:Revista Insignare Scientia instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) instacron:UFFS |
instname_str |
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
instacron_str |
UFFS |
institution |
UFFS |
reponame_str |
Revista Insignare Scientia |
collection |
Revista Insignare Scientia |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
roquegullich@uffs.edu.br|| |
_version_ |
1797221613163249664 |