Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Dieison Prestes da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lorenzetti, Leonir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060
Resumo: Partindo da necessidade de compreender as práticas, atividades, projetos, relatos de experiências, jogos e oficinas que envolvam a educação ambiental e que foram publicados nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001 a 2019, o presente artigo buscou analisar, por meio de um levantamento, as pesquisas que foram desenvolvidas no EPEA e suas significâncias para o meio social, ambiental, político, cultural, econômico e histórico, tendo como base teórica, a educação ambiental crítica. A metodologia utilizada denomina-se estado da arte, cuja análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. Foram mapeados 898 trabalhos, constituindo o corpus do estudo 145. Foram selecionados os seguintes termos presentes nos títulos dos trabalhos: ações, projetos, práticas, atividades, oficinas e jogos que abordam a educação ambiental. Foram construídos e analisados os seguintes descritores: ano de publicação, título dos trabalhos, instituição, autores, objeto/sujeito, nível de ensino, componente curricular, definições de EAC e referências. Para os descritores: objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas as seguintes categorias: I: Representação do pensamento ecológico; II: Representação do pensamento Crítico-Transformador e III: Formação de Professores. O presente levantamento elucidou a necessidade do desenvolvimento de momentos formativos voltados a educação ambiental, contribuindo com o pensar crítico e reflexivo dos sujeitos.
id UFFS-2_cad36840915504c6fdf5f7ac7a87793f
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.253.137:article/12060
network_acronym_str UFFS-2
network_name_str Revista Insignare Scientia
repository_id_str
spelling Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019Partindo da necessidade de compreender as práticas, atividades, projetos, relatos de experiências, jogos e oficinas que envolvam a educação ambiental e que foram publicados nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001 a 2019, o presente artigo buscou analisar, por meio de um levantamento, as pesquisas que foram desenvolvidas no EPEA e suas significâncias para o meio social, ambiental, político, cultural, econômico e histórico, tendo como base teórica, a educação ambiental crítica. A metodologia utilizada denomina-se estado da arte, cuja análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. Foram mapeados 898 trabalhos, constituindo o corpus do estudo 145. Foram selecionados os seguintes termos presentes nos títulos dos trabalhos: ações, projetos, práticas, atividades, oficinas e jogos que abordam a educação ambiental. Foram construídos e analisados os seguintes descritores: ano de publicação, título dos trabalhos, instituição, autores, objeto/sujeito, nível de ensino, componente curricular, definições de EAC e referências. Para os descritores: objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas as seguintes categorias: I: Representação do pensamento ecológico; II: Representação do pensamento Crítico-Transformador e III: Formação de Professores. O presente levantamento elucidou a necessidade do desenvolvimento de momentos formativos voltados a educação ambiental, contribuindo com o pensar crítico e reflexivo dos sujeitos.Universidade Federal da Fronteira Sul2021-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1206010.36661/2595-4520.2021v4i6.12060Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 316-3352595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060/8235Copyright (c) 2021 Dieison Prestes da Silveira, Leonir Lorenzettihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilveira, Dieison Prestes daLorenzetti, Leonir2021-10-09T06:00:13Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12060Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2021-10-09T06:00:13Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
title Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
spellingShingle Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
Silveira, Dieison Prestes da
title_short Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
title_full Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
title_fullStr Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
title_full_unstemmed Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
title_sort Uma análise das atividades práticas presentes nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA) no período 2001-2019
author Silveira, Dieison Prestes da
author_facet Silveira, Dieison Prestes da
Lorenzetti, Leonir
author_role author
author2 Lorenzetti, Leonir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Dieison Prestes da
Lorenzetti, Leonir
description Partindo da necessidade de compreender as práticas, atividades, projetos, relatos de experiências, jogos e oficinas que envolvam a educação ambiental e que foram publicados nas atas do Encontro Pesquisa em Educação Ambiental (EPEA), no período 2001 a 2019, o presente artigo buscou analisar, por meio de um levantamento, as pesquisas que foram desenvolvidas no EPEA e suas significâncias para o meio social, ambiental, político, cultural, econômico e histórico, tendo como base teórica, a educação ambiental crítica. A metodologia utilizada denomina-se estado da arte, cuja análise pautou-se na Análise Textual Discursiva. Foram mapeados 898 trabalhos, constituindo o corpus do estudo 145. Foram selecionados os seguintes termos presentes nos títulos dos trabalhos: ações, projetos, práticas, atividades, oficinas e jogos que abordam a educação ambiental. Foram construídos e analisados os seguintes descritores: ano de publicação, título dos trabalhos, instituição, autores, objeto/sujeito, nível de ensino, componente curricular, definições de EAC e referências. Para os descritores: objetivos, metodologias e resultados alcançados foram criadas as seguintes categorias: I: Representação do pensamento ecológico; II: Representação do pensamento Crítico-Transformador e III: Formação de Professores. O presente levantamento elucidou a necessidade do desenvolvimento de momentos formativos voltados a educação ambiental, contribuindo com o pensar crítico e reflexivo dos sujeitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060
10.36661/2595-4520.2021v4i6.12060
url https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060
identifier_str_mv 10.36661/2595-4520.2021v4i6.12060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12060/8235
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Dieison Prestes da Silveira, Leonir Lorenzetti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Dieison Prestes da Silveira, Leonir Lorenzetti
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Fronteira Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - RIS; v. 4 n. 6 (2021): Revista Insignare Scientia; 316-335
2595-4520
reponame:Revista Insignare Scientia
instname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron:UFFS
instname_str Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
instacron_str UFFS
institution UFFS
reponame_str Revista Insignare Scientia
collection Revista Insignare Scientia
repository.name.fl_str_mv Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
repository.mail.fl_str_mv roquegullich@uffs.edu.br||
_version_ 1797221613163249664