Ensino-aprendizagem de embriologia na visão de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paula de Oliveira, Deyla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: de Souza Fernandes, Beatriz, dos Santos Pereira, Débora, Ribeiro Ramos, Michele, Caglioni, Eder
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Insignare Scientia
Texto Completo: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12827
Resumo: Este estudo objetivou relatar a opinião de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira acerca do ensino-aprendizagem de Embriologia no Ensino Médio e no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em decorrência da pandemia da COVID-19. A partir dos relatos dos estudantes, constatou-se que o ensino-aprendizagem dos estudantes, tanto no Ensino Médio quanto no ERE, apresentou algumas problemáticas, como a falta de infraestrutura, tempo de aula, recursos didáticos adotados e ausência de aulas práticas. Dessa forma, recomenda-se que os professores adotem novas metodologias e usem recursos didáticos alternativos para o ensino de Embriologia, o que facilitará o ensino-aprendizagem dessa área do conhecimento, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior.
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spelling Ensino-aprendizagem de embriologia na visão de estudantes de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileiraEste estudo objetivou relatar a opinião de estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública brasileira acerca do ensino-aprendizagem de Embriologia no Ensino Médio e no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em decorrência da pandemia da COVID-19. A partir dos relatos dos estudantes, constatou-se que o ensino-aprendizagem dos estudantes, tanto no Ensino Médio quanto no ERE, apresentou algumas problemáticas, como a falta de infraestrutura, tempo de aula, recursos didáticos adotados e ausência de aulas práticas. Dessa forma, recomenda-se que os professores adotem novas metodologias e usem recursos didáticos alternativos para o ensino de Embriologia, o que facilitará o ensino-aprendizagem dessa área do conhecimento, tanto no Ensino Médio quanto no Ensino Superior.This study aimed to report the opinion of Biological Sciences Licentiate students from a Brazilian public university about the teaching-learning of Embryology in High School and Emergency Remote Teaching (ERE) as a result of the COVID-19 pandemic. From the students' reports, it was found that the teaching and learning of students, both in High School and in the ERE, presented some problems, such as lack of infrastructure, class time, didactic resources adopted, and absence of practical classes. Thus, it is recommended that teachers adopt new methodologies and use alternative teaching resources, which will facilitate the teaching-learning of this area of knowledge, both in High School and at the Graduation level.Este estudio tuvo como objetivo informar la opinión de estudiantes de Licenciatura en Ciencias Biológicas de una universidad pública brasileña sobre la enseñanza- y el aprendizaje de Embriología en la educación secundaria y a distancia de emergencia (ERE) como resultado de la pandemia de COVID-19. A partir de los relatos de los alumnos, se constató que la enseñanza y el aprendizaje de los alumnos, tanto de Bachillerato como de la ERE, presentaban algunos problemas, como falta de infraestructura, tiempo de clase, recursos didácticos adoptados y ausencia de clases prácticas. Así, se recomienda que los docentes adopten nuevas metodologías y utilicen recursos didácticos alternativos para la enseñanza de la Embriología, que facilitarán la enseñanza- y el aprendizaje de esta área del conocimiento, tanto en la Educación Secundaria como en la Educación Superior.Universidade Federal da Fronteira Sul2022-08-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/1282710.36661/2595-4520.2022v5n3.12827Revista Insignare Scientia; v. 5 n. 3 (2022): Revista Insignare Scientia; 212-225Revista Insignare Scientia; Vol 5 No 3 (2022): Insignare Scientia Journal; 212-2252595-4520reponame:Revista Insignare Scientiainstname:Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)instacron:UFFSporhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12827/8541Copyright (c) 2022 Deyla Paula de Oliveira, Beatriz de Souza Fernandes, Débora dos Santos Pereira, Michele Ribeiro Ramos, Eder Caglionihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPaula de Oliveira, Deylade Souza Fernandes, Beatrizdos Santos Pereira, DéboraRibeiro Ramos, MicheleCaglioni, Eder2024-08-01T12:00:23Zoai:ojs.192.168.253.137:article/12827Revistahttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RISPUBhttps://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/oairoquegullich@uffs.edu.br||2595-45202595-4520opendoar:2024-08-01T12:00:23Revista Insignare Scientia - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)false
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